
Muitos brasileiros acreditam que grande parte das coisas que a Receita Federal sabe sobre o contribuinte é aquilo que o mesmo apresenta na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).
Consequentemente, no momento de enviar a declaração, muita gente fica preocupada com o que deve ou não ser informado “voluntariamente”, de modo a evitar que o Fisco saiba literalmente tudo sobre seus ganhos e movimentações..
No entanto, o que grande parte dos contribuintes não sabe (embora não seja nada de novo para o contador), é que o Imposto de Renda é somente uma das várias maneiras da Receita Federal acompanhar a vida financeira dos brasileiros.
O que a Receita sabe antes da sua declaração do IR
Antes mesmo de você enviar sua declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, diversas empresas e instituições financeiras estão enviando frequentemente informações para a Receita Federal.
Essas informações constam de transações de seus clientes, saldo das contas e diferentes movimentações que você operou ao longo do ano. Além disso, gastos com o cartão de crédito e até mesmo aplicações financeiras são reportados.
Basicamente, todas as suas movimentações financeiras são enviadas para a Receita Federal através de declarações como a Decred (Operações com Cartão de Crédito) e a Dimof (Movimentação Financeira).
O grande ponto é que, agora, não são mais somente os bancos gigantescos que estão prestando essas informações ao Fisco. Agora, instituições de pagamento e operadoras de cartão também estão tendo novas obrigações.
Atualmente, você não deve ter medo do que informar ou não na sua declaração do IRPF, já que toda a sua vida financeira já foi antecipadamente apresentada para a Receita Federal, com o IR servindo mais como confirmação do que uma declaração para entender o que você movimentou ao longo do ano.
Não é somente sua movimentação em bancos que é informada
Achou que é somente suas movimentações em banco que são informadas à Receita Federal? Negativo! Isso porque empresas de setores específicos, como cartórios, planos de saúde e até mesmo instituições de ensino, são obrigadas a enviar declarações super detalhadas de movimentação dos contribuintes.
Com tantas informações em mãos, o que a Receita faz é utilizar sistemas extremamente sofisticados e avançados para cruzar dados e montar um relatório completo sobre a vida financeira de cada cidadão brasileiro.
Embora possa ser um pouco assustador saber que não tem como esconder mais nada, saiba que não é qualquer pessoa da Receita que consegue acessar individualmente os seus dados.
Isso porque o Fisco também segue rigorosas diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados, de modo a garantir a segurança e privacidade total das informações dos contribuintes brasileiros.
O post IR 2026: Tudo que a Receita já sabe antes de você enviar a declaração apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.
Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte: Jornal Contábil
Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui


