Imagem por @tascha1 / freepik

Com início no mês de abril o prazo para envio do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) de 2022 estaria chegando ao fim, mas o prazo foi prorrogado e a transmissão deve ser realizada até o dia 31 de maio, de qualquer forma, é importante enviar o mais rápido possível.

Quem ainda não enviou seu Imposto de Renda deve tirar suas dúvidas logo e realizar o envio da sua declaração. Porém, muitos contribuintes querem saber quais gastos podem ser deduzidos no IR deste ano.

Portanto, nós ajudaremos, acompanhe este artigo até o fim e saiba se gastos com médicos e remédios podem ser deduzidos no IRPF 2022.

Boa leitura!

O que são gastos dedutíveis?

As despesas dedutíveis do Imposto de Renda são gastos que podem te fornecer uma restituição maior no IRPF 2022, por este motivo, muitos contribuintes querem saber quais são gastos que podem ser considerados dedutíveis.

Gastos com despesas médicas, gastos com educação (fundamental, médio, superior e ensino técnico) e gastos com dependentes são exemplos de despesas que podem ser deduzidas no seu IR e te fornecer uma dedução maior.

É preciso saber exatamente quais são os gastos que podem ser deduzidos, para evitar problemas com a Receita Federal.

Destacamos que, para conseguir uma restituição maior com os gastos dedutíveis é importante optar pela declaração completa.

Gastos com médicos e remédios podem ser deduzidos no IRPF 2022?

Não são todas despesas médicas que podem ser deduzidas no IRPF 2022, destacamos que os medicamentos não podem ser deduzidos. 

Medicamentos só serão deduzidos no Imposto de Renda se estiverem incluídos na conta de uma internação hospitalar.

Os gastos médicos são os que geram uma maior redução para o contribuinte, pois não há limite de valor para declará-las. 

Confira abaixo as principais despesas médicas que podem ser deduzidas no IRPF 2022:

  • Consultas, sessões e tratamentos, no Brasil ou em outro país, com médicos, dentistas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas;
  • Internações em hospitais e clínicas, no Brasil ou em outros países;
  • Exames de laboratório, de diagnóstico por imagem e serviços radiológicos.

Conclusão

Se você está obrigado a realizar o envio do IRPF 2022, organize seus documentos e realize o envio da sua declaração o mais rápido possível, afinal, quem envia a declaração primeiro também é restituído antes dos outros contribuintes.

Como citamos acima, despesas médicas podem ser abatidas no Imposto de Renda sem uma limitação, porém, é preciso consultar quais gastos podem ser deduzidos. 

Gastos com medicamentos só podem ser deduzidos se estiverem incluídos na conta de uma internação hospitalar, em outros casos o abatimento dos medicamentos não pode ser feito.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

O post IRPF 2022: Gastos com médicos e remédios podem ser deduzidos? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui