O município de Jaraguá é o primeiro no estado a completar a primeira fase do Programa Cidade Empreendedora. Promovida pelo Sebrae Goiás, a ação busca capacitar os gestores públicos para que promovam a transformação necessária para gerar um ambiente de negócios voltado para o desenvolvimento sustentável, dinamizando a economia e gerando emprego e renda para população.

Nesta etapa, a prefeitura de Jaraguá já promoveu cursos de Gestão Pública 4.0, Compras Governamentais, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos. Concluiu a implantação da REDESIM 2.0, o acesso à Plataforma Município em Números e estruturou as Compras Estratégicas da Agricultura Familiar e as Compras Estratégicas de Pequenos Negócios. Inseriu o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) em três escolas públicas e realizou o Planejamento Estratégico para a Gestão Municipal.

Em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Jaraguá, a prefeitura e o Sebrae também promoveram este ano 12 cursos de gestão, inovação e marketing, capacitando 350 empreendedores locais.

Patrícia Machado, secretária de Governo da prefeitura de Jaraguá, ressaltou que a harmonia entre associação, poder público e Sebrae ainda contribuiu para o atendimento de 3.500 pequenos empresários na Sala do Empreendedor.

O prefeito Paulo Vitor Avelar fez questão de ressaltar que o poder público tem que ser coadjuvante do processo de desenvolvimento do município, cabendo ao empreendedor o papel de destaque, de geração de emprego e renda. Exaltou a parceria com o Sebrae desde as primeiras horas de sua gestão, atribuindo à instituição o papel de corresponsável pela retomada da autoestima da cidade.

Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae, Ubiratan da Silva Lopes, a concessão do título de Cidade Empreendedora a Jaraguá premiou o esforço e o empenho do prefeito local.

Ubiratan relembrou que, antes mesmo de tomar posse, Paulo Vitor, em companhia da atual secretária Patrícia e do deputado estadual eleito Lineu Olímpio, cumpriram agenda no Gabinete do CDE, abrindo as portas da prefeitura para a expertise do Sebrae. “Naquele dia fiquei com a certeza de que Jaraguá iria se transformar em solo fértil para o empreendedorismo”, disse o presidente.

Jaraguá é primeiro município do estado a completar fase inicial do Programa Cidade Empreendedora
A secretária Patrícia Machado, o presidente Ubiratan da Silva Lopes, o prefeito Paulo Vitor Avelar, representantes do Sebrae e do município e autoridades

Comenda Padre Silvestre

Na ocasião, o presidente Ubiratan da Silva Lopes foi agraciado com a Comenda Padre Silvestre, a mais alta condecoração do município de Jaraguá. A honraria é um reconhecimento público às pessoas que se destacam no âmbito social, educacional, cultural e econômico. Os nomes são escolhidos por uma comissão composta por membros do poder público e de entidades representativas da sociedade.

Em seus agradecimentos, Ubiratan exaltou os vínculos fraternos com Jaraguá, desde quando seu pai, Delfino Lopes, foi comerciante na região da BR-153 na década de 1960. Também relembrou da construção da sede da Associação Comercial de Jaraguá pelas mãos do senhor Elias Antônio Carvalho de Souza (pai da secretária Patrícia).

Para Ubiratan, Deus traça caminhos que são inimagináveis. “Quem diria que aquele menino que saiu aqui da região com os pés no chão um dia iria ser homenageado com a mais alta honraria de Jaraguá?”, ressaltou, dizendo que irá expor a comenda aos amigos e familiares com muito orgulho.

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui