Em um cenário de pós-pandemia, em que o mercado de trabalho voltou a crescer e os trabalhadores passaram a ser mais seletivos nas buscas por vagas de trabalho, pensar na jornada do colaborador passa a ser uma obrigação aos empregadores que querem garantir não só a atração dos melhores talentos do mercado, mas também a permanência deles na empresa. 

Além disso, como a nova geração de trabalhadores já escolhe onde deseja trabalhar, manter uma boa experiência do público interno é fundamental.

As empresas, que desejam se manter competitivas no mercado, devem estar atentas à satisfação dos funcionários e, consequentemente, à percepção deles com relação ao negócio. Para isso, é preciso agir de forma estratégica e ter em mente as melhores práticas de Gestão de Pessoas.

Para explicar o processo da jornada do colaborador, seu valor, pontos de melhoria e as vantagens para as organizações, confira o guia completo sobre o tema preparado pela empresa de consultoria Robert Half.

O que é jornada do colaborador e para que ela serve?

Segundo a consultoria, a jornada do colaborador nada mais é do que a soma de ações organizacionais coordenadas, que possuem como foco alinhar os funcionários aos objetivos do negócio, considerando as experiências e vivências deles com relação à companhia.

Assim, é possível entender que a jornada do colaborador faz parte do employee experience (ou em português, experiência do empregado), cujo foco é estabelecer o desenvolvimento de práticas organizacionais voltadas para a Gestão de Pessoas e também valorização da marca da empresa.

Para isso, trabalha com uma estrutura consistente de análise da percepção do público interno junto à companhia. Nesse sentido, manter o setor de Recursos Humanos como aliado estratégico do negócio é de fundamental importância.

Como ter uma jornada do colaborador mais eficiente?

De acordo com a Robert Half, em primeiro lugar, é preciso ter em mente que a jornada do colaborador vai muito além de um ambiente de trabalho informal, onde os gestores oferecem treinamentos motivacionais e efetuam pesquisas de satisfação.

A jornada do colaborador, para ser efetiva, deve compreender diversas fases, sendo um processo capaz de promover uma visão bastante ampla acerca da organização, e que compreende, entre outros fatores:

  • Alinhar as experiências diversificadas dos funcionários à cultura e valores da empresa;
  • Estar atento às rotinas e ações promovidas para os profissionais;
  • Somar esforços para manter um relacionamento mais próximo e humano com o colaborador;
  • Entender as necessidades de cada colaborador.

Com isso em mente, veja a seguir como promover a jornada do colaborador na empresa.

Dê visibilidade à sua marca

Outro ponto importante para a consultoria é a promoção da marca empregadora da empresa é o primeiro passo para criar uma jornada do colaborador cada vez mais eficiente.

Você pode começar criando essa imagem expondo como a empresa atua, e para isso, pode usar cases de sucesso para evidenciar os valores da companhia, as conquistas e também onde ela pretende chegar.

Com isso, já é possível diferenciar a marca de seus concorrentes, expondo como as pessoas na organização fazem o negócio acontecer, e também como suas carreiras são promissoras por fazerem parte da companhia.

Para isso, invista em uma boa comunicação, tanto interna quanto externa. Também vale a pena investir em campanhas de endomarketing para engajar os colaboradores nos propósitos da empresa.

Ofereça um plano de carreira

Empresas que oferecem planos de carreira conquistam a preferência dos profissionais na hora de escolher onde eles vão trabalhar. Os planos de carreira são a trilha que o profissional deve percorrer dentro da companhia até chegar ao cargo desejado.

Oferecer oportunidades de crescimento dentro da empresa é fundamental para que o colaborador permaneça motivado a continuar trabalhando na corporação, ao mesmo tempo em que o mantém estimulado a alcançar os seus objetivos.​

Invista em comunicação

Investir em uma comunicação eficiente dentro da empresa ajuda a manter os níveis de satisfação dos funcionários elevados, o que é fundamental para uma boa jornada do colaborador, segundo especialistas da consultoria.

Isso acontece porque, quando as pessoas sabem o que acontece ao redor delas, seus níveis de confiança e engajamento aumentam, e elas passam a fazer melhores entregas.

Nesse sentido, é preciso personalizar as notícias, fazendo com que o colaborador sinta que a comunicação foi feita para ele. Assim, você aumenta o nível de identificação com a mensagem, garantindo um maior engajamento.

Por que é importante investir na jornada do colaborador?

A consultoria ainda afirma que, se as empresas são feitas por pessoas, nada mais lógico do que mantê-las motivadas e comprometidas com os resultados organizacionais.

Para isso, é preciso pensar em melhorar a experiência do público interno, para que eles possam trabalhar em alta performance. É por isso que melhorar a jornada do colaborador é tão (ou mais) importante que pensar na experiência de seus clientes.

Isso porque, são os colaboradores que representam os interesses da empresa junto ao público de relacionamento da companhia, e isso inclui seus consumidores.

Portanto, com colaboradores satisfeitos e bem treinados, é possível garantir melhores atendimentos aos clientes que, consequentemente, tenderão a se sentirem mais satisfeitos — fator essencial para que eles sejam fidelizados e também comprem mais.

No entanto, a importância e os benefícios da jornada do colaborador não param por aí. 

Equipe mais engajada

Ao promover uma melhor experiência do funcionário, usando as metodologias da jornada do colaborador, a empresa passa a formar profissionais mais comprometidos e engajados com as suas metas e desafios, o que garante melhores resultados.

Menor rotatividade

Quando a empresa consegue contratar e reter os melhores talentos do mercado, ela economiza com a abertura de novos processos seletivos, evita custos de rescisão de contrato, além de ter à sua disposição profissionais que já estão treinados e alinhados com a cultura organizacional.

Como consequência, a empresa passa a ter diferenciais competitivos no mercado, o que é fundamental para o fortalecimento da sua marca e também para o crescimento do negócio.

Melhora no clima organizacional

Quando a gestão se dedica a acompanhar os momentos importantes de transição do funcionário por meio de um plano de carreira, entende como os elementos culturais da organização influenciam o público interno, e passa a atuar para melhorar de forma contínua todos os processos que envolvem pessoas — tudo isso contribui significativamente para que o clima organizacional se mantenha positivo.

Mais felicidade

Finalmente, quando a empresa investe na jornada do colaborador de forma efetiva, passa a contar com um ambiente de trabalho mais saudável, diverso e acolhedor.

Como sequência, tem pessoas mais felizes e satisfeitas trabalhando para ela, o que gera melhores resultados.

Com informações Robert Half

Fonte: Contábeis
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