O Linkedin é uma ferramenta de rede de relacionamento profissional na qual permite ao usuário gerar oportunidades com relação a carreira.
Para quem está cansado da sua área atual, foi demitido, ou por outros motivos precisa de novas possibilidades na carreira, o Linkedin é uma plataforma que oferece não só novas promoções, mas também contatos longínquos.
Lá podem ser encontrados profissionais buscando recolocação no mercado, empresas divulgando seus produtos ou, até mesmo, recrutadores buscando profissionais para atender as vagas em aberto.
Em 2020, um dos principais problemas que ocorreram em decorrência da pandemia do coronavírus, foi a gigantesca porção de profissionais demitidos.
As empresas, por não estarem em funcionamento, precisaram, para realocar custos, mandar embora empregados, mesmo que trabalhando há anos na área.
Agora, em um cenário em que mesmo com a continuidade desse vírus, a economia volta, aos poucos, a girar, as empresas estão buscando profissionais devidamente capacitados para preencher vagas.
Nesse cenário de busca de emprego e de pessoas para trabalhar, o Linkedin surge como principal meio de contratação, principalmente em um momento em que o contato presencial está limitado.
Para fazer parte desse meio enorme e vasto de contratação, é necessário criar um perfil digno de visitas de recrutadores.
Por isso, do mesmo modo que criar um currículo pode ser uma tarefa difícil e cheia de estratégias, ter um bom perfil no Linkedin pode te assegurar uma boa vaga de emprego.
Para conseguir ter maior visibilidade e maior chance de alavancar a sua carreira, a gestora e especialista em recolocação profissional na área de trabalho Madalena Feliciano, reuniu algumas dicas de como deve ser o seu perfil, para atrair mais visitantes.
1-Foto de perfil
Ao criar uma conta é necessário se atentar a todas as etapas. A primeira delas é sua foto de perfil. “Escolha uma foto em que seu rosto esteja nítido e o foco esteja nele. Evite colocar fotos em festas, casamentos, com bichinhos de estimação, de biquíni, com decote…
Tudo isso para a imagem de uma pessoa não profissional. Uma foto atual e com um bom enquadramento do seu rosto é o ideal”, afirma Madalena.
2-Foto de capa:
Ela fica localizada atrás da sua foto de perfil. “A foto de capa é um espaço que serve para colocar alguma imagem relacionada a sua área, seu setor, algo que te represente”, comenta a especialista. Quando pesquisar no Google, não esqueça de se atentar aos direitos de imagem.
3-Informações do perfil:
Embaixo da foto de perfil há um espaço de informações. Não utilize nomenclaturas de cargo, tampouco graduação e e-mail, pois há outro espaço dedicado a isso. Lá é um espaço para trabalhar com suas áreas de atuação. Tenha tudo muito bem alinhado, para não poluir visualmente. Utilize 3 ou 4 palavras-chave para suas atuações e aspirações
No Linkedin também é disponibilizado um selo de posição profissional que identifica se você é um profissional buscando recolocação ou não. Para facilitar o trabalho dos recrutadores, utilize esse serviço, caso seja necessário.
4-Informações de contato:
É onde você deverá inserir seu e-mail, telefone, sites ou blogs (relacionados a sua área). Importante lembrar que ao colocar sua localização você não deve colocar seu endereço, pois pode ser muito perigoso esse tipo de exposição.
5-Sobre:
Aqui você deve colocar um resumo de suas qualificações. Fale um pouco sobre você, coloque suas experiências, começando da mais recente até a primeira, atualize suas informações de saída e/ou entrada da sua empresa
6-Informações com relação a graduação:
Informe sobre seus níveis de graduação. Coloque sua faculdade, e se ela possuir um perfil conecte-se a ela.
7-Competências:
Insira o máximo de competências possíveis. Elas servem como palavras-chave na hora que recrutadores forem pesquisar. As competências têm posições de destaque, então escolha as que você acha mais relevantes para sua área de atuação.
8-Recomendações no perfil
As pessoas podem te recomendar pelas suas competências ou através de uma nota. Recomende as pessoas para melhorar seu networking o que fará que a pessoa te recomende dando cada vez mais visibilidade.
O Linkedin te oferece até 30 mil conexões, então aproveite disso para sua divulgação, mas tome cuidado, seja seletivo com as pessoas que você irá se conectar, pois dependendo do objetivo que você tem, algumas pessoas não serão interessantes para sua área.
A rede pode até ter grande número de conexões, mas isso não irá ser muito proveitoso sem a interação, sem o relacionamento. É preciso se destacar oferecendo serviços, recomendando e até sendo recomendado.
Cuidados necessários:
Cuidado com a velocidade que você irá se conectar com as pessoas, pois dependendo da frequência da sua atividade, o aplicativo pode te bloquear.
Seja ativo, compartilhe artigos, seus insights, suas opiniões, sem se tornar alguém cansativo. Evite assuntos que geram polêmicas, filtre o conteúdo que você deseja compartilhar.
Vise a contribuição da sua rede, a vincule com coisas relacionadas a sua área e fazendo comentários nas publicações para gerar engajamento.
Agora você já sabe como ter um perfil de sucesso na rede mais utilizada pelos recrutadores no mundo inteiro, siga todos esses passos e veja sua carreira decolar
DICA EXTRA: Dizer que inglês na carreira profissional é indispensável já não é novidade, outras formas são abrir seu próprio negócio, prestar consultoria, trabalhar como freelancer, entre outras, ou seja, o inglês na carreira profissional abre portas.
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Por Rebeca Toyama é fundadora da RTDHO e ACI empresa com foco em bem-estar e educação corporativa.
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Fonte: Jornal Contábil
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