O mercado de trabalho sofreu grandes mudanças nos últimos anos. Buscar emprego de forma totalmente digital se tornou frequente e indispensável. Saber aproveitar as vantagens que um perfil online tem a oferecer é uma característica de destaque nessa busca.
A maior rede social voltada ao mercado de trabalho hoje é o LinkedIn, com mais de 570 milhões de usuários por todo o mundo; o site é como uma rede social convencional, onde se pode adicionar amigos e compartilhar acontecimentos, mas, mais do que isso, a plataforma é vista como uma forte aliada na busca por trabalho.
Frequentada por profissionais de diversas áreas, os perfis na rede social têm como principal objetivo apresentar as aptidões dos usuários e condições de trabalho nas empresas, sendo possível adicionar cursos frequentados, habilidades e deixar depoimentos que dão mais credibilidade aos profissionais.
Para ter um perfil de destaque no LinkedIn e conseguir uma entrevista de emprego naquela empresa dos sonhos, é preciso ficar atento e colocar informações relevantes. Algumas dicas podem ajudar nesse processo:
Informações completas, atualizadas e com palavras-chave
Uma foto em boa qualidade e que condiz com a área de trabalho requerida é um passo importante. Manter informações atualizadas, como cargo, instituição de ensino que estudou, trabalhos voluntários e local de moradia, aumenta em 23 vezes as chances de o perfil ser visualizado.
Colocar o resumo das qualificações adquiridas nos trabalhos anteriores e onde pretende-se chegar na carreira também é uma boa opção. Usar palavras-chave que são buscadas dentro da área de interesse ajuda no ranqueamento do currículo.
Faça conexões e participe de grupos
Assim como outras redes sociais, no LinkedIn, é possível fazer “amigos” e interagir dentro da própria plataforma. A principal diferença, quando comparada a outras redes, é que as conexões são feitas com base no interesse profissional. Curtir, compartilhar, dar os parabéns pelo novo cargo e oferecer recomendações a ex-colegas de trabalho são opções maravilhosas de interações e que fazem o perfil ser notado.
A rede também oferece um sistema de grupos, onde o usuário pode expor e buscar qualificações profissionais. Uma forma de sempre ser notado é interagir e debater assuntos ligados à profissão.
Siga empresas que interessam
Seguir perfis empresariais ajuda na hora de se destacar na procura de uma vaga. Muitas empresas colocam as vagas disponíveis em publicações dentro da rede. Conhecer as exigências e acompanhar detalhes das organizações de interesse é uma estratégia para sair na frente.
Evite cometer erros
Erros ortográficos são quase inaceitáveis dentro da plataforma. Antes de fazer uma postagem ou enviar uma mensagem para o recrutador, é necessário verificar a ortografia e a pontuação.
Mensagens genéricas também devem ser evitadas. Os recrutadores recebem milhares de mensagens por vagas, por isso elaborar uma mensagem que tenha a ver com o que a empresa deseja é fundamental para conseguir se destacar. Ler atentamente as informações solicitadas na vaga e também no perfil da empresa contratante pode evitar erros.
Procure por vagas no lugar certo
A plataforma oferece um sistema de busca bastante completo. É possível filtrar a pesquisa com localização, segmento, empresa contratante, remuneração, palavra-chave, entre outros. Também é possível salvar os termos pesquisados para receber uma notificação quando alguma vaga naquela condição for publicada.
Empregos que dão estabilidade e condições para além do salário são opções recorrentes na rede social. Muitas vagas disponibilizadas oferecem benefícios como vale-alimentação, vale-refeição, seguro de vida, vale-transporte, convênio médico, entre outros.
Também é possível procurar por vagas remotas, ou seja, trabalhos que podem ser feitos de outras localidades, de forma virtual e em casa, dando também oportunidade para empregados de cidades mais afastadas.
Fonte: Jornal Contábil
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