Um empreendimento conta com diversas obrigações, para trabalhar na contabilidade de uma empresa é preciso ter conhecimento do seu funcionamento e, conhecer quais são os principais Livros Contábeis.
Os Livros Contábeis são parte importante de uma empresa, e se você pretende trabalhar na área contábil, é preciso conhecer esses documentos. Além disso, é importante também que os gestores das empresas conheçam esses Livros.
Acompanhe os próximos tópicos deste artigo e conheça os principais Livros Contábeis das empresas brasileiras.
Se informe!
Os Livros Contábeis
Todas empresas menos o MEI (Microempreendedor Individual) devem realizar a escrituração contábil.
Por meio dos livros contábeis, se pode ter noção da situação financeira atual da empresa e realizar um planejamento para obter melhores resultados positivos a médio e longo prazo.
Os livros contábeis trazem maior segurança para o seu empreendimento, afinal, com as informações obtidas através deles, se pode evitar perdas e se organizar para manter a saúde financeira da sua empresa.
Os Principais Livros
Confira abaixo os principais Livros Contábeis:
- Livro Diário
No Livro Diário todas as movimentações financeiras da empresa são registradas, como as entradas e saídas que não afetam as finanças, também são registrados as obrigações fiscais e as provisões de recebíveis.
- Livro Razão
O Livro Razão tem a finalidade de controlar todas as contas patrimoniais descritas no Livro Diário, desta forma, se pode ter ciência sobre os registros contábeis que possam estar em aberto.
- Livro Caixa
Todas as operações relacionadas a bens numerários são registradas no Livro Caixa de uma empresa.
Este Livro ajuda na elaboração da DFC (Demonstração de Fluxo de Caixa), por este motivo, os registros devem ser elaborados cronologicamente e devem constar data, histórico, entradas, saídas e saldo.
- Livro de Registro de Prestação de Serviços
As empresas devem elaborar este livro para realizar o registro dos documentos ligados às atividades que são sujeitas à apuração do Imposto Sobre Serviço (ISS).
- Livro de Registro de Inventário
Este livro é obrigatório para todos os empreendimentos, segundo o Regulamento de Imposto de Renda.
Ele registra principalmente a quantidade e o valor de produtos, mercadorias, além de outros bens que estejam disponíveis na data em que será elaborado o balanço patrimonial do período.
- Livros auxiliares
Ainda existem os livros auxiliares (também conhecidos como livros fiscais) cuja finalidade é auxiliar o Livro Diário e reduzir o volume de dados presentes neles.
Esses são os principais livros contábeis das empresas brasileiras, não se esqueça, se você pretende atuar na área contábil, estude todos os livros contábeis.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
O post Livros Contábeis: Saiba quais são os principais apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui