A empresa mato-grossense “Floresta em Pé” está no topo do ranking de melhores vendedoras de castanha do Pará na maior plataforma de vendas do mundo, a Amazon dos Estados Unidos. O pacote de castanhas do Pará, conhecida no exterior como castanha do Brasil, segue há mais de 30 dias no primeiro lugar dos best sellers, o que tem sido motivo de comemoração das equipes da empresa e do Sebrae em Mato Grosso, que participou ativamente do processo de expansão dos negócios.
“É uma alegria, uma vitória saber que a gente está no meio de gigantes, performando e inspirando. Nós ouvimos o que os nossos consumidores desejam e trabalhamos para atendê-los. Ver que nossas ideias são replicadas no mercado norte-americano é muito legal”, descreve um dos sócios da empresa Diego Pamplona.
A produção das castanhas é realizada na cidade de Juína, localizada ao norte de Mato Grosso. Há 8 anos, quando Diego e os sócios Elizeu Bezerra e Eugênio Bergamim se uniram, o conceito foi baseado na sustentabilidade para que o negócio pudesse gerar economia na própria região, sem a necessidade de desmate.
“A Floresta em Pé veio para ressignificar a cultura de que as terras só são rentáveis com a derrubada da mata. Acreditamos que uma floresta em pé pode sim ser um vetor econômico por meio do tripé: economia, sociedade e meio ambiente”, afirma Pamplona.
A empresa começou com a mão de obra local e artesanal de cerca de 60 mulheres na quebra de castanhas e as tecnologias da agroindústria foram implantadas logo em seguida para automatizar o processo, sem abandonar a mão de obra. “Com isso, a gente conseguiu ganhar escala, obter mais qualidade, o que nos permitiu intensificar mais a nossa exportação”, lembra o empresário.
Para fortalecer ainda mais o conceito de sustentabilidade, a gerência da Floresta em Pé busca pela consultoria ESG (Environmental, Social and Governance), – sigla que em português pode ser traduzida como ambiental, social e governança (ASG) – realizada pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS). O processo tem o objetivo de contribuir para um impacto positivo na sociedade e meio ambiente, por meio de mapeamento das boas práticas na produção de alimentos, segurança alimentar, entre outros quesitos, desde a colheita até a entrega.
Apoio do Sebrae/MT
No mercado brasileiro, a loja on-line vende as castanhas orgânicas, cruas, sem sal e salgadas, e este mesmo produto é levado para fora do país. A expansão da empresa surgiu a partir de consultorias e missões para o Canadá realizadas pelo Sebrae/MT e da unidade de atendimento em Juína. A expertise de negócios e os programas voltados aos empresários levou insights sobre o mercado de exportação e aos selos que validam os produtos no exterior.
“Fizemos uma consultoria com o Sebrae/MT para obter a certificação orgânica, devido à demanda do mercado internacional. Com o auxílio do Sebraetec, conquistamos a certificação orgânica e percebemos a exigência do mercado americano e a necessidade de alcançar o público desejado, levando-nos a obter a certificação Kosher também por meio do programa Sebraetec. Além disso, identificamos a importância do selo ‘No GMO’, respondendo às necessidades do mercado e buscando sua certificação”, explica.
Para Diego, a Floresta em Pé é um propósito de vida. Ele lembra que, no início, houve propostas para que a empresa entrasse no ramo dos commodities, o que levaria a perda do valor da marca, e que apesar de ter sido desafiador, o caminho para manter a Floresta em Pé tem sido gratificante.
“Estar hoje em primeiro lugar, concorrendo com empresas de faturamentos milionários, é bastante motivador. Existe muita estratégia, muita dedicação, muito trabalho. Mas acreditamos que esse é um resultado da mão de Deus sobre nós, mostrando que a gente está no caminho certo”, completa.
A Floresta em Pé está em mais de 42 redes de mercado. No entanto, há apenas um ano e meio os gestores voltaram o foco ao comércio digital. Com o posicionamento da marca, no mercado americano, novos produtos frutos da floresta amazônica serão lançados nas próximas semanas.
Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui