No dia 14 de agosto, o Ministério da Economia publicou no Diário Oficial da União (DOU), a Solução de Consulta referente ao Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), direcionada aos optantes pelo regime tributário do Lucro Real, além de também abordar questões sobre a Subvenção para o Investimento.

Conforme disposto no texto, as subvenções para investimento, estão liberadas perante as condições impostas por lei, a deixarem de ser computadas na determinação do Lucro Real.

Sendo assim, através do advento da Lei Complementar nº 160, de 2017, é considerado como subvenção para investimento, aqueles incentivos e benefícios fiscais ou financeiros equivalentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), outorgados pelos Estados e Distrito Federal.

Dispositivos legais

• Lei nº 12.973, de 2014, art. 30;
  • Lei Complementar nº 160, de 2017, arts. 9º e 10; Parecer Normativo Cosit nº 112, de 1978; IN RFB nº 1.700, de 2017, art. 198, § 7º;
  • Solução de consulta vinculada à COSIT nº 11, de 4 de março de 2020 (DOU, de 09/03/2020, seção 1, página 15).
Lucro Real: Veja a nova medida de orientação desse regime tributário
Regime do Lucro Real

Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)

As subvenções para investimento também podem observar as condições impostas por lei, e deixarem de ser computadas diante da determinação da base de cálculo da CSLL.

Portanto, a partir do advento da Lei Complementar nº 160, de 2017, são considerados como subvenções para investimento, os incentivos e benefícios fiscais ou financeiros-fiscais relativos ao ICMS disponibilizados pelos Estados e Distrito Federal.

DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

O nosso parceiro Viver de Contabilidade criou um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa da Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Laura Alvarenga

O post Lucro Real: Veja a nova medida de orientação desse regime tributário apareceu primeiro em Jornal Contábil – Com você 24 horas por dia.