Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi internado no domingo dia 20 de novembro no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para a retirada de uma lesão na laringe.

Segundo as informações divulgadas, uma inflamação nas cordas vocais de Lula foi identificada como uma leucoplasia na laringe. A cirurgia de Lula, que foi bem sucedida, ele recebeu alta nesta segunda-feira (21). Lula deve permanecer em São Paulo nesta segunda, sem agenda pública.

Leia Também: Entenda o projeto que cria Lei de Responsabilidade Social

Boletim médico

O diagnóstico de Lula foi identificado no último 12 após exames de rotina mostrarem “alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe”.

Conforme nota emitida pela assessoria de imprensa do petista, ele foi submetido a uma laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda. De acordo com o boletim, foi verificada a ausência de neoplasia, ou seja, se tratava de um tumor benigno.

De acordo com o boletim médico divulgado pelo Sírio Libanês, indica que “foram realizados exames de imagens: ecocardiograma, angiotomografias e PET scan”.

Sendo assim, foram resultados, segundo a instituição “que estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011”.

O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe”, concluiu o boletim.

Leia Também: 79 mil militares receberam o Auxílio Emergencial indevidamente na pandemia

Leucoplasia

A leucoplasia oral, conforme define a Organização Mundial de Saúde, consiste em uma lesão na mucosa oral que tem como principais características o fato de serem espessas e brancas. 

A doença geralmente, não é dolorosa. O principal sintoma é a rouquidão, que tem caráter progressivo, podendo ocorrer ardor e sensação de corpo estranho na garganta, dor ao engolir e fadiga ao falar.

A leucoplasia oral requer atenção porque é considerada uma lesão pré-maligna, ou seja, apesar de não apresentar as características de malignidade, pode evoluir dessa maneira, desencadeando tumores malignos conhecidos como carcinoma espinocelular.

Leia Também: Saiba quem são os economistas da equipe de transição de Lula

Câncer de laringe em 2011

Logo após deixar o palácio do planalto, Lula foi diagnosticado com câncer de laringe em 2011. O ex-presidente, se submeteu a tratamentos com quimioterapia e radioterapia no hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Na época o oncologista Artur Katz, membro da equipe que atendia o ex-presidente, dizia que o tumor maligno não era muito grande, e tinha “excelentes” chances de cura.

Em março de 2012, os médicos constataram que o tumor havia desaparecido. Como presidente eleito em 2022, Lula irá assumir o Palácio do Planalto com 77 anos (ele nasceu 27 de outubro de 1945). Será o presidente com idade mais avançada na história a comandar o país.

Em sua pré-campanha, Lula nunca deixou de lembrar ao povo sobre seu vigor físico aos 76 anos. Ele costuma dizer em discursos que está com energia de quem tem 20 anos. “Nem todo mundo tem a juventude que eu tenho, a disposição que eu tenho”, afirma Lula.

O post Lula recebe alta após cirurgia para retirada de lesão na laringe apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui