Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza, define que ser empreendedora é buscar soluções e enfrentar desafios. Ela é uma das dez participantes da websérie Provocadoras, produzida pelo Sebrae para, a partir de depoimentos de lideranças femininas, inspirar outras mulheres a empreender e conquistar sua autonomia e liberdade financeira.

“Eu levantava a mão e falava: eu acho bom vocês me escutarem, porque eu tenho uma coisa boa pra falar pra vocês”, conta a empresária. E aconselha:

Lute para ser ouvida. Ser empreendedora é buscar solução, é enfrentar desafios. Para muitas delas, representa uma libertação econômica. Representa comida e o pão que leva para mesa.

Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza

Assista ao depoimento completo:

Vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023, Luciana Athayde, proprietária do Sítio Agroecológico Tolú, onde produz hortifrutigranjeiros e chocolate, salienta que as mulheres são capazes de conciliar negócios com a vida familiar e social. Ela comemora o seu sucesso no empreendedorismo:

A Luciana, na infância, sonhava produzir chocolate. E eu consegui no ano passado. Meu chocolate tem nove meses apenas de vida, cacau plantado por essas mãos. Nós conseguimos.

Luciana Athayde, proprietária do Sítio Agroecológico Tolú

Veja:

Já Andrea Schwarz, empreendedora social, defende que, apesar das dificuldades, a jornada empreendedora traz satisfação.

Tendo o meu próprio dinheiro, eu consigo ter as minhas escolhas. E eu só cheguei onde estou porque eu nunca perguntei para a Andrea se os meus sonhos eram possíveis, mas sim se eles eram suficientes.

Andrea Schwarz, empreendedora social

Confira:

Sobre a série

Disponível em dez pequenos episódios com cerca de um minuto, a websérie Provocadoras apresenta a reação de mulheres bem-sucedidas e inspiradoras, que ocupam posições de destaque em diversas áreas, a comentários machistas e limitantes. Veja o teaser aqui.

Dados
Levantamento feito pelo Sebrae Delas aponta que entre empreendedores estabelecidos, apesar de estudarem mais, as mulheres têm renda menor. O material, que pode ser acessado aqui, também registra que 82% das mulheres empreendem por necessidade e as atividades são mais tradicionais (serviços domésticos, beleza, alimentação). O resultado disso são negócios mais vulneráveis e produtos com menos valor agregado.

Sebrae Delas
O programa é uma plataforma que incentiva, valoriza e acelera a jornada das mulheres empreendedoras, ou daquelas que aspiram empreender. Reconhecendo a força e o potencial das mulheres nos negócios, o programa visa impulsionar o empreendedorismo feminino, orientando e inspirando empreendedoras a alcançarem maior sucesso em seus empreendimentos, seja vendendo mais, aumentando seus lucros, conquistando novos clientes, fechando contratos ou expandindo seus negócios.

Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui