Esposa, mãe de quatro filhos e pioneira no agronegócio em Santa Catarina. A trajetória de Maria Rosinete no empreendedorismo é cheia de desafios estruturais que muitas mulheres enfrentam até hoje. Ela é dona de uma das maiores criações do gado Jersey do estado, produz queijos e leite especiais e é vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na categoria Produtora Rural, em terceiro lugar no ranking nacional.

“Você imagina uma mulher da zona rural há 20 anos, indo para uma feira de negócios estudar sobre como produzir mais leite ou participar de uma palestra sobre manejo de gados? Foi muito difícil, esse ambiente é estruturalmente dominado por homens. Estamos avançando ao longo do tempo. Eu sempre me posicionei, independentemente se estava tratando com homem ou mulher, o que eu queria era levar as melhores práticas para minha produção”, diz Maria.

De acordo com a empreendedora, a busca por inovação, conhecimento e melhorias foi fundamental para o sucesso de seu negócio. “Quando eu comecei, já tinha meus filhos criados. Precisava acordar e ter algo que eu gostasse de fazer. Como eu sempre tive afinidade com roça, foquei nisso. Dificuldades sempre vão aparecer, nós, mulheres, somos capazes de vencer. Quando estamos obstinadas, nada nos para”, incentiva.

E foi na sede de inovação que ela encontrou o Sebrae. Maria Rosinete participou de diversas consultorias para melhoramento genético de suas criações, fez o Empretec, participou de muitos eventos e feiras de negócios. “Várias decisões que tomei foram baseadas nos estudos com o Sebrae. Agora, devido a esse Prêmio, estou muito feliz, porque, sem dúvidas, serve de inspiração para outras mulheres que sonham em empreender, seja no campo, na cidade, onde elas quiserem”, completa a produtora rural.

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
Com objetivo de reconhecer, valorizar e dar visibilidade para negócios liderados por mulheres, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios acontece desde 2004. Ao longo desses anos, a iniciativa já impactou mais de 80 mil empreendedoras. Nesta edição, foram 3 mil mulheres participando da competição, que contou com etapas estaduais, regionais e nacional. A grande final premiou nove mulheres em três categorias: Pequenas Empresas, Microempreendedora Individual e Produtora Rural.

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui