Mais de 2,4 milhões de estudantes fizeram a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (13) no Brasil. O número corresponde a 73,3% dos 3,4 milhões de inscritos nas duas versões da prova (impressa e virtual).
Os dados preliminares são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pouco tempo após o fim da prova, encerrada às 19h.
Em 2021, 74% dos inscritos compareceram ao primeiro dia de prova, segundo o Inep. Em 2020, o Enem registrou a maior abstenção de sua história: 51,5% dos inscritos não fizeram a prova.
Neste domingo, os candidatos responderam questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e fizeram a redação, com o tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.
A segunda etapa será no próximo domingo, dia 20 de novembro, e terá meia hora a menos do que na primeira (veja horário abaixo).
Os estudantes terão que responder questões sobre ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias. O Inep divulgará os gabaritos até o dia 23/11, conforme previsto em edital.
Horários do 2° dia de provas do Enem 2022
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Término das provas no 2º dia: 18h30
O que levar para o local de prova
Os participantes devem apresentar documentos originais, com foto. Entre as identificações aceitas estão a Carteira de Identidade, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o passaporte e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997.
Nesta edição serão aceitos os documentos digitais e-Título, CNH digital e RG digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.
Também é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente para os candidatos do Enem digital. Isso porque a redação será feita em papel e não no computador, como o restante da prova. Itens opcionais são um lanche, água e/ou outras bebidas.
Leia também: Enem 2022 mantém medidas de prevenção à covid-19, confira!
O que é proibido levar
Os candidatos não podem portar, durante o exame, nenhum dispositivo eletrônico, como telefones celulares, smartphones, tablets, calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, gravadores, pendrive, mp3 e/ou similares; alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.
Os celulares devem ser desligados, pois se o aparelho eletrônico, ainda que dentro do envelope porta-objetos, emitir qualquer tipo de som, como toque ou alarme, o participante será eliminado do exame.
O post Mais de 2 milhões de candidatos compareceram à prova do Enem 2022 apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui