criptomoedas / imagem: freepik

A criptomoeda, hoje, tornou-se nada mais nada menos do que um fenômeno global. Ela muda radicalmente as abordagens para a realização de diversas operações, transações e medidas financeiras. Aos negócios modernos resta apenas aceitar o fato de que será necessário implementar novas possibilidades, como a redução dos custos de transação, o anonimato, a maior acessibilidade no mercado global e a proteção contra a inflação que ocorre nas moedas locais. E, por um lado, a legislação internacional ainda é indefinida, por outro lado, por causa disso as marcas e empresas não sabem como devem conduzir corretamente a contabilidade.

É preciso focar a atenção até nos menores detalhes. Por exemplo, para economizar, é melhor utilizar casas de câmbio de criptomoedas confiáveis, onde se pode de forma vantajosa comprar Мonero com Рix ou realizar operações de troca com outros meios criptográficos. A economia deve acompanhar literalmente tudo. E, para manter a contabilidade correta, é necessário destacar que, assim que o dinheiro cripto for transferido para cartões bancários ou contas bancárias, ele deve ser imediatamente declarado, pois esse lucro/rendimento será automaticamente tributado. Mas, tudo em ordem.

Por quais razões a criptomoeda em geral é interessante para todos os negócios modernos?

Assim que surgiram no mercado serviços como crypto exchange, bolsas e outros, imediatamente surgiu também o interesse pelas cripto-transações, pelo dinheiro digital e pelas tecnologias blockchain. Pelo fato de que para as marcas e empresas modernas é muito importante “andar em sintonia com o tempo”, a implementação de inovações é a primeira coisa que precisam empreender em seu caminho de desenvolvimento empresarial.

Em primeiro lugar, é necessário compreender que o interesse dos negócios pela criptomoeda baseia-se nas seguintes características:

  1. Descentralização. A questão é que a gestão dos cripto-recursos é realizada exclusivamente por meio de uma das tecnologias conhecidas por muitos sob o nome de blockchain. Ela elimina completamente a necessidade da participação de instituições bancárias oficiais ou de terceiros no acompanhamento ou na conclusão de operações financeiras.
  2. Acesso internacional. Independentemente da região ou do país do mundo em que um negócio opere, o dinheiro cripto pode ser utilizado com facilidade para realizar absolutamente quaisquer operações transfronteiriças. E, além disso, não há necessidade de converter a criptomoeda em moeda fiduciária.
  3. Comissões de valores mínimos. Mesmo se você comparar dois métodos diferentes — transações de criptomoedas com pagamentos bancários e pagamento via criptomoeda — você poderá ver uma grande diferença. O ponto é que os sistemas de pagamento tradicionais cobram enormes comissões por cada transação financeira. Já as operações relacionadas à criptomoeda saem consideravelmente mais baratas. E isso é um fato inquestionável.
  4. Segurança plena e anonimato “non-stop”. Aqui tudo é simples. A tecnologia blockchain é capaz de garantir integridade, honestidade e transparência das transações financeiras que são realizadas no espaço da Internet em serviços online especiais. É exatamente essa ferramenta que ajuda a preservar a completa confidencialidade de todas as partes da operação, bem como as informações pessoais sobre os participantes e clientes.

E mesmo essas vantagens não são as mais importantes. Por exemplo, atualmente, no Brasil, os negócios que atuam nesse país são obrigados a apresentar a devida declaração sobre todas as suas transações em criptomoedas a um órgão especial. A Receita Federal verifica absolutamente todos, pois no país foi lançado e está em vigor um lei segundo a qual os contribuintes devem declarar integralmente os próprios rendimentos (incluindo os provenientes de operações com criptomoedas). Isso está diretamente relacionado ao fato de que no país busca-se regulamentar a transparência da tributação, facilitando assim a manutenção da contabilidade referente ao dinheiro cripto.

O que mais os negócios precisam levar em consideração e em que se orientar?

Na realidade, para as marcas e empresas modernas é importante pensar em fazer tudo da forma mais honesta possível. Como a experiência moderna de países estrangeiros demonstra claramente, em alguns deles a criptomoeda realmente recebeu reconhecimento oficial no nível adequado. E aqui está o que vale a pena saber sobre isso:

  1. Estados Unidos. O dinheiro cripto é diretamente considerado propriedade. Todo o lucro proveniente das transações financeiras é totalmente tributado pelo imposto sobre ganhos de capital. Por essa razão, os negócios não se constrangem, utilizam de forma muito cuidadosa e tolerante os pagamentos online relacionados à criptomoeda e até de todas as maneiras (por meio de diferentes métodos online) organizam a possibilidade de pagamentos com ela.
  2. Singapura. Reguladores especiais definem os criptoativos como dinheiro digital. As transações relacionadas à cripto são tributadas. Ao mesmo tempo, as normas legislativas são bastante flexíveis, normais e apoiam as inovações.
  3. União Europeia. Na legislação internacional diz-se que para a UE existem normas únicas de trabalho com a criptomoeda. São exatamente elas que contribuem para o aumento da transparência e da segurança desse mercado.
  4. Japão. Neste país, o dinheiro cripto é um meio oficial de pagamento, no qual esse tipo de transação é totalmente reconhecido em nível legislativo. Ao mesmo tempo, o mercado é regulado a fim de proteger os investidores.

É importante lembrar que a experiência internacional sempre pode servir de base para o uso dos pagamentos em criptomoedas. O principal para os negócios modernos é não violar as leis do país em que atuam e pretendem se promover, desenvolver e prosperar.

Ao mesmo tempo, é importante destacar um fato relevante: se os negócios não utilizarem as novas tendências, incluindo aquelas relacionadas à criptomoeda, provavelmente darão “um passo para trás”. Atualmente, para se manter “à tona” e organizar seu trabalho profissional em um nicho específico, é necessário implementar e utilizar ativos digitais, pois cada vez mais pessoas no mundo moderno os utilizam. É realmente conveniente, mas é importante lembrar que as normas legais não desapareceram, por isso é extremamente importante cumprir as leis vigentes. As tendências do setor de criptomoedas devem ser levadas em consideração em suas atividades comerciais para garantir sua demanda, relevância e popularidade no mercado internacional.

Leia também:

O post Marcas modernas podem trabalhar com criptomoedas e o que elas devem considerar? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.

Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil