Que tal utilizar as redes sociais para vender produtos e ganhar uma comissão? É isto que propõe o marketing de afiliados, mercado que tem crescido, em média, 10% ao ano. A projeção é de que até 2030 este modelo de remuneração passe de US$ 40 bilhões em todo o mundo. Por conta da forte presença no e-commerce, a iniciativa não exige estoque ou logística para começar a vender – um bom modelo de negócio para quem não tem investimento para empreender.
“Diferentemente de abrir uma loja física, o afiliado não precisa de estoque, não tem custo fixo alto e só ganha se vender. É risco baixíssimo. Você pode começar hoje, com o celular na mão, sem precisar gastar muito. E tem muita gente que começou como renda extra e hoje vive só disso. O afiliado virou um jeito rápido e acessível de entrar no digital”, explica o gestor de Mercado Digital do Sebrae, William Almeida.
O gestor do Sebrae ressalta que não existe receita mágica: é preciso aprender sobre marketing digital e escolher bem o produto que deseja vender. “Vender o que você confia é metade do caminho. Além disso, comece pequeno, com seu círculo próximo, indique no grupo de WhatsApp, poste no Facebook e Instagram. O segredo é testar, ver o que dá retorno e ajustar”, orientou

Mercado
Raymara Milhomem é sócia da InfluBrasília, uma empresa de marketing do Distrito Federal especializada na contratação de influenciadores. Mesmo não sendo o modelo de negócio aplicado nas contratações, a empresária conta que a demanda do marketing de afiliados tem crescido nos últimos anos.
“Temos uma demanda grande de empresas que investem em influenciadores digitais para impulsionar o marketing de afiliados, links, postagens em colaboração e comissionamentos. Embora não seja nosso foco, é uma vertente que acompanha de perto o universo digital e, inclusive, pode se conectar de forma complementar às ações de influência que desenvolvemos”, explica. “Para o empreendedor, investir em marketing de afiliados pode ser estratégico porque amplia o alcance da marca sem necessariamente aumentar os custos fixos de mídia”, completa.

Como funciona?
Uma empresa (o produtor) paga a um parceiro (o afiliado) uma comissão a cada venda ou cliente que este traz para a marca. O afiliado divulga produtos ou serviços de outras pessoas ou empresas através dos seus próprios canais, como blogs ou redes sociais. Esta é uma forma de publicidade para o produtor, ampliando o alcance da sua marca, e uma fonte de rendimento para o afiliado, que não precisa criar o produto nem se preocupar com a logística.
Como o Sebrae pode apoiar?
O Sebrae tem construído parcerias com os grandes marketplaces do e-commerce, como Amazon, Mercado Livre e Shopee, para democratizar o acesso e inserir mais pequenos negócios no mercado digital. Para quem deseja se aprofundar mais em relação ao comércio eletrônico, há uma página exclusiva com conteúdos, cursos gratuitos e orientações sobre o tema.
 Fonte: SEBRAE 
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