Da pequena à grande empresa, independentemente do seu campo de atuação, o marketing digital é indispensável para alcançar o consumidor cada vez mais conectado. Por este ser um conceito que está sempre em movimento, é preciso que os profissionais da área acompanhem essa evolução, adaptando-o constantemente às necessidades tanto das marcas quanto dos diferentes perfis de públicos.
Segundo a pesquisa Digital 2022, do Data Reportal, os brasileiros dedicam um tempo médio de mais de dez horas por dia ao uso da internet. De acordo com os dados, a população utiliza o recurso para, principalmente, encontrar informações (83,5%); buscar “como fazer coisas” (77,1%); pesquisar por marcas (73,6%); encontrar novas ideias e inspirações (73,2%); manter contato com amigos e família (72,6%).
Nesse contexto, fica claro que os usuários de Internet no Brasil não estão em busca somente de produtos para comprar. Informação, novidades e conteúdo relevante também são aspectos de interesse. Assim, as estratégias adotadas pelas marcas são cada vez mais focadas na produção de assuntos para o seu público. Uma delas, o Inbound Marketing, é o conjunto de estratégias que busca atrair e converter clientes usando tópicos relevantes e específicos para cada audiência.
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Uma agência especializada em link building, por exemplo – abordagem estratégica parte do SEO ou “otimização para mecanismos de buscas”, em tradução livre –, produz conteúdos relacionados às empresas e a seus produtos e serviços. A partir de um conjunto de táticas para adquirir links qualificados e relevantes em outros veículos, é possível aumentar a autoridade e a reputação do site da marca nos mecanismos de busca, o que melhora posicionamento orgânico, ranqueamento e tráfego.
Conexão na palma da mão e marketing digital
De acordo com a pesquisa do Data Reportal, das mais de dez horas que o brasileiro passa na internet diariamente, aproximadamente cinco horas e meia são por meio do celular. Esse é mais um motivo para que profissionais de marketing digital mantenham sempre atenção às experiências oferecidas aos usuários no mobile. Referência que vale tanto para sites, quanto para e-mails e publicações digitais, como, por exemplo, e-books.
Vale lembrar que o conceito de marketing digital pode ser definido como o conjunto de estratégias utilizadas para prospectar, atrair e converter clientes no ambiente digital. Assim, os esforços vinculados a essa prática tem a tecnologia como grande facilitadora. Fazendo uso dos diversos canais da Internet – redes sociais, e-mail marketing, sites, blogs, entre outros –, as ações de marketing digital conseguem atingir todos esses objetivos de forma mais eficiente.
Nesse sentido, o marketing digital é considerado pelos especialistas uma estratégia capaz de fortalecer a marca e, consequentemente, realizar mais e melhores vendas.
Conforme a internet evoluiu, o marketing digital passou a ser construído. O aumento no número de usuários fez com que as companhias investissem cada vez mais nesse setor, trazendo evolução técnica e tecnológica. Trata-se de uma área em avanço, que exige adaptabilidade de seus profissionais, que devem se adequar às necessidades de marcas e públicos.
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Mesmo neste ciclo de reinvenção, há um aspecto que não muda: o conteúdo personalizado e de qualidade, considerado a base para um marketing digital de sucesso. Trabalhar a informação certa, no momento correto e para pessoas de verdade é uma estratégia que passou a ser conhecida como marketing de conteúdo.
Revolução na forma como as marcas divulgam seus produtos
O marketing avançou também a partir do momento em que as empresas enxergaram nesse novo espaço virtual uma oportunidade de serem encontradas e conectadas a milhões de pessoas. Essa estratégia transformou, portanto, a maneira como as marcas divulgam seus produtos e serviços, pois perceberam que de nada adianta produzir conteúdos de qualidade se estes não estiverem sendo encontrados pelo público.
Para isso, é essencial que os profissionais dominem as técnicas de SEO. É o conteúdo otimizado para SEO que aparece em buscadores como o Google e alcança relevância na Internet.
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É preciso pensar, contudo, que otimizar um conteúdo não é repetir sem critério várias palavras-chave para indexar artigos nas primeiras páginas dos buscadores, mas sim considerar alguns fatores como escaneabilidade (facilidade de leitura);
tamanho do conteúdo; tempo de carregamento; referências a fontes de confiança; e elementos visuais, entre outros aspectos.
Conectividade em números
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), em 2021, o número de residências com acesso à internet no Brasil chegou a 90%. Em termos absolutos, são 65,6 milhões de casas conectadas – 5,8 milhões a mais do que em 2019, quando a última pesquisa havia sido feita.
Segundo o levantamento, entre os 183,9 milhões de pessoas com mais de 10 anos de idade no país, 84,7% usaram a internet em seu período de referência.
A pesquisa aponta, também, aumento na conectividade em áreas rurais. O número saltou de 57,8% para 74,7% dos domicílios em 2021. Conforme o estudo ressalta, grande parte dos compromissos do leilão do 5G, realizado em novembro do ano passado, está relacionada com a ampliação da conectividade no interior do país, como a expansão do 4G e do backhaul de fibra óptica.
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Fonte: Jornal Contábil
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