Você já estudou um pouco sobre a importância do marketing digital para sua empresa e agora está indo atrás para implementar em seu empreendimento, mas aí surge a dúvida: equipe interna ou agência de marketing?

Em primeiro lugar, é importante saber que não existe o certo ou o errado.

A resposta depende de uma variedade de fatores que estão relacionados ao seu negócio e ao caminho que você pretende seguir.

Marketing interno

O marketing interno, como o nome sugere, conta com uma equipe interna que é mantida pela sua empresa para desenvolver, gerenciar e manter a estratégia de marketing digital do seu negócio. 

Para administrar uma equipe interna de marketing, existem algumas funções importantes a serem preenchidas, por exemplo: gerente de marketing, redator de conteúdo, especialista em SEO e análises, gerente de mídia social, especialista em anúncios pagos, designer, analista de CRM.

Agência

Em geral, as agências de marketing consistem em um grupo de pessoas especializadas em diferentes áreas que trabalham para o desenvolvimento de qualquer empresa, com foco na geração de lucro. 

O trabalho feito por uma agência de marketing pode ser em tipos diferentes de empresa, tanto construindo o valor de uma marca a partir do zero quanto trabalhar para grandes empresas já estabelecidas.

Conheça os prós e contras de equipe interna e de agência

No início deste post, a gente reforçou que a escolha entre uma equipe interna de marketing ou uma agência não depende de certo ou errado, mas sim das necessidades de cada empresa. 

Independente da escolha, as duas opções têm vantagens e desvantagens para a empresa, e é sobre isso que você vai ler agora. 

Esperamos que depois da leitura você consiga analisar e escolher a melhor opção para o seu empreendimento 

Equipe interna de marketing: prós e contras

Muitas empresas preferem contratar uma equipe interna de marketing pelo fácil acesso à equipe, pois estão dentro da empresa, possibilitando um contato mais eficiente. 

Mas será que só isso é o suficiente? Conheça os prós e contras da contratação de uma equipe interna:

Prós:

  • Familiaridade com a marca
    Quando você tem uma equipe de marketing interno, eles já conhecem sua marca, pois o trabalho é sempre dedicado à sua empresa. 

    Apesar das agências conhecerem também o valor, o tom e sua marca em geral, eles precisaram de tempo até a efetivação desse processo de conhecimento.

  • Acessibilidade
    A sua equipe interna e está ao seu alcance facilmente, pois, geralmente, trabalham no mesmo ambiente que você. Isso ajuda com a comunicação, com o alinhamento de atividades e tudo o que é preciso para o alcançar os objetivos da empresa.
  • Foco 
    Uma outra vantagem de ter uma equipe interna é que os esforços do time estarão sempre direcionados ao seu negócio. Isso facilita o acompanhamento do cenário da empresa no dia a dia, mantendo todos atualizados sobre o que está acontecendo.
  • Agilidade nas entregas
    Com uma equipe totalmente centrada nos resultados de sua empresa, a agilidade nas entregas é muito maior, pois todos trabalham com o foco no mesmo objetivo geral.
  • Novos talentos na empresa
    Ao optar por uma equipe interna, você tem chances de atrair os melhores talentos para o seu negócio, podendo aumentar não só a performance da equipe de marketing como de outras áreas também.

Contras:

  • Recrutamento
    Estabelecer um departamento inteiro leva tempo e muito trabalho, independente do número de pessoas a serem contratadas. O recrutador precisará divulgar as vagas no ambiente certo, agendar entrevistas e ainda debater com o responsável pela área de marketing se o perfil do profissional escolhido é o ideal.

    Além disso, o grande investimento não é somente para a contratação, mas também para manter a equipe em si.

  • Ferramentas de trabalho
    Além dos custos de contratação e manutenção de uma equipe de marketing interna, você também terá que arcar com ferramentas para o time. Por exemplo, ferramentas de SEO para análise, de CRM para disparos de e-mail, e até mesmo serviços freelance quando necessário.
  • Tempo para alcançar boa performance
    Para que sua equipe interna apresente bons resultados é preciso que todos os profissionais estejam alinhados e caminhando no mesmo ritmo. Por exemplo, se sua equipe for recém-formada, precisará de um tempo para a adaptação e entrega de resultados.
  • Rotatividade de colaboradores
    A perda constante de profissionais na equipe pode prejudicar seus esforços de marketing. Além disso, pode sobrecarregar o pessoal restante, podendo resultar em baixo desempenho e taxas de rotatividade ainda mais altas.
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Marketing Digital

Agência de marketing: prós e contras

Uma agência fornece à sua empresa uma equipe de marketing externa para desenvolver diferentes estratégias de marketing digital, visando aumentar o lucro de seu negócio.

Conheça abaixo os prós e contras da contratação de uma agência de marketing para sua empresa:

Prós

  • Competência
    Ao contratar uma agência você pode escolher entre as empresas mais experientes, por exemplo. Isso permite encontrar agências que tenham experiência em seu mercado ou até em uma estratégia em específico, como anúncios pagos.
  • Ferramentas de trabalho
    Com uma agência de marketing você não precisa se preocupar com a aquisição de ferramentas para os especialistas. Geralmente, as agências já têm acesso ao que precisam para construir estratégias para sua empresa.
  • Economia de tempo para a empresa
    Ao terceirizar a área de marketing, você pode focar seu tempo e seus esforços em outras estratégias para sua empresa. Imagine o tempo que você precisaria para conseguir dar conta de todas as frentes de marketing mesmo contratando uma equipe.
  • Entrega de resultados
    A responsabilidade de desenvolver estratégias eficientes para atingir os objetivos de sua empresa é totalmente da agência de marketing contratada. Com objetivos determinados, a agência é conseguir seguir os caminhos necessários para atingi-los, sem que você se preocupe com desperdício de esforços.
  • Melhor custo-benefício
    Em comparação com um equipe interna de marketing, os custos que sua empresa terá com uma agência é bem menor. Isso porque o seu esforço será somente para a contratação da empresa, diferente de estruturar e contratar todo um departamento.

Contras:

  • Localização
    Se você preza por ter suas equipes próximas, contratar uma agência de marketing talvez não seja a melhor opção. Isso porque pode ser muito difícil encontrar uma agência ideal e que esteja próxima da sua empresa. Ela pode ser até mesmo de outro país.
  • Controle de atividades
    Quando o andamento das demandas acontecem fora da sua empresa é difícil aprovar e controlar tudo o que acontece. Um dos pontos principais para a contratação de uma agência é definir como será feita essa comunicação.
  • Atenção dividida
    A multiplicidade de clientes das agências pode contribuir para que uma empresa se sinta negligenciada. No caso, sentir que a agência não está dando a atenção necessária para sua empresa. Nesse caso, avalie a reputação da agência e busque uma que apresente ter um comprometimento maior com os clientes.
  • Tempo para o conhecimento da marca
    A agência contratada pela sua empresa precisará de tempo para entender sobre sua empresa e seu público para conseguir definir as melhores estratégias para o seu segmento. 
  • Cronograma da empresa terceirizada
    Outra desvantagem de contratar uma agência de marketing é saber que, independente da sua urgência, você precisará compreender o cronograma da empresa, pois assim como você, a agência também atende diversos clientes.

Investir em marketing é uma necessidade de praticamente todas as empresas.

Porém, escolher entre uma agência ou equipe interna ainda é um desafio para muitos empreendedores.

Assim como viu aqui no post, ambas as opções têm prós e contras.

O que vai te ajudar a fazer a escolha ideal para a sua empresa é exatamente os objetivos da sua empresa, além de outras questões como valor disponível para o investimento nessa área.

Fonte: Vhsys

Marketing interno ou agência: Conheça os prós e contras de cada um

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Fonte: Jornal Contábil
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