O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na terça-feira, 29 de julho, o resultado da chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2025. A lista com os nomes dos estudantes pré-selecionados já está disponível para consulta no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Esta edição do programa registrou um total de 276.140 inscrições, com 111.402 candidatos únicos – vale lembrar que cada estudante podia se candidatar a até três cursos. 

Do total, 24.057 inscritos disputaram as vagas ofertadas pelo Fies Social. Para este segundo semestre, foram disponibilizadas 74,5 mil vagas em 18.419 cursos/turnos de 1.215 instituições de ensino particulares.

Prazos e próximos passos para os pré-selecionados

Os estudantes que foram pré-selecionados têm um prazo apertado para complementar suas informações de inscrição: de 30 de julho até 1º de agosto. Após essa etapa, é preciso comprovar as informações declaradas na inscrição, seja de forma física ou digital, em até cinco dias úteis junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CSPSA) da instituição de ensino em que foram aprovados.

Quem não conseguiu a aprovação na chamada única não precisa desanimar. Esses candidatos serão automaticamente incluídos na lista de espera, e as convocações ocorrerão entre 5 de agosto e 19 de setembro.

Leia também:

Novas regras e reservas de vagas

Em 2024, o programa Fies passou por importantes mudanças. Agora, há reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, tanto no Fies tradicional quanto no Fies Social.

O Fies Social, instituído pela Resolução nº 58/2024, ganhou destaque ao destinar 50% do total das vagas do Fies para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com o cadastro devidamente atualizado conforme o edital. 

Para esse grupo, o programa oferece a possibilidade de financiar até 100% dos encargos educacionais. O objetivo do MEC é retomar o papel social do programa, oferecendo melhores condições de financiamento para estudantes de baixa renda.

O Fies é um programa do MEC, criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, com o objetivo de financiar estudantes de graduação em instituições de ensino superior privadas que tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e que sejam aderentes ao programa.

O post MEC anuncia pré-selecionados do Fies 2025/2. Veja onde consultar apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.

Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil