Imagem por @wirestock / freepik

Uma pesquisa com economistas nos Estados Unidos, mostra uma visão pessimista do mercado de trabalho no País. A pesquisa aponta que quase 20% das empresas americanas devem fazer demissões nos próximos meses.

Um terço dos entrevistados diz que as suas empresas não estão enfrentando uma escassez demão de obra, essa é uma pesquisa feita com economistas pela National Association for Business economics.

Contudo, somente 12% dos entrevistados esperam que o numero de funcionários aumente nos próximos três meses. A pesquisa foi realizada entre 4 e 11 de janeiro e contou com 60 participantes.

Leia Também: Saiba quanto custa viver como imigrante nos Estados Unidos

Motivação

De acordo Júlia Coronado, presidente do instituto, pela primeira vez desde 2020, mais entrevistados esperam queda em vez de aumento de emprego nos próximos três meses.

O motivo seria o planejamento das companhias em meio ao impacto de juros altos e a desaceleração econômica. Essas possíveis demissões nas empresas norte-americanas não significa que pararam os investimentos por parte das grandes empresas no mundo.

Dos entrevistados, cerca de 40% afirmam que as margens de lucro de suas empresas caíram nos últimos três meses.

Leia Também: Desemprego teve queda de 8,1% no trimestre encerrado em novembro

Demissões nas grandes empresas

Nessa semana a Microsoft informou que vai cortar 10 mil empregos até o final do terceiro trimestre de 2023, isso representa algo em torno de 5% da base total de funcionários da empresa.

Esse é mais um capítulo da crise das bigtecs, como são conhecidas, a Apple Microsoft a Meta, dona do Facebook do Instagram do WhatsApp, Alphabet que é dona do Google e a Amazon.

A Alfabet dona da Google disse que vai cortar 12 mil empregos, esses cortes representam 6% da força de trabalho da empresa e os funcionários que serão afetados continuarão na folha de pagamento por 60 dias e receberão pelo menos 16 semanas de salário e indenização além de benefícios.

O Google diz que faz esses cortes para se adaptar a um novo cenário assim como outras empresas, a Alphabet teve um período de explosão nos últimos dois anos contratou mais de 50 mil funcionários.

Porém nos últimos trimestres o principal negócio que é o de anúncios digitais, desaceleraram, então por isso agora a empresa fez esses cortes.

A meta dona do Whatsapp do Facebook e do Instagram anunciou 11 mil cortes a Amazon também anunciou 18.000 cortes, é uma crise no setor de tecnologia.

Esse setor se expandiu muito durante o auge da pandemia e agora ao ver uma queda na demanda, está sofrendo com os medos de uma recessão, com os investidores indo para setores mais tradicionais e menos arriscados.

O post Mercado de trabalho em queda: Cerca de 20% das empresas dos EUA devem fazer demissões apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui