Entenda por onde começar na hora de criar um e-commerce e quais os pontos fundamentais para fazer sucesso no ambiente virtual.

As compras on-line caíram de vez no gosto dos brasileiros e estar presente também no e-commerce é indispensável para o sucesso das empresas. Fazer a transição do físico para o virtual é fundamental, especialmente para os pequenos negócios. Mas esse processo precisa ser feito de forma segura e econômica e, principalmente, com planejamento adequado, alerta o gestor de Mercado Digital do Sebrae Nacional, William Almeida.

“Não significa simplesmente criar um site. Trata-se se de desenvolver uma estratégia digital completa, que envolve a escolha de plataformas adequadas, o investimento em marketing digital, estoque, logística e precificação”, esclarece. O especialista sugere que o empreendedor que esteja interessado em fazer a migração procure um profissional para guiar o processo.

O Sebrae pode ajudar por meio dos programas e cursos oferecidos, como o Sebraetec, que dispõe de consultorias especializadas no assunto.

William Almeida, gestor de Mercado Digital do Sebrae Nacional.

Investir no e-commerce foi uma grande virada de chave para a Majucau, uma marca paulista que produz chocolates artesanais. Hoje, as vendas on-line já representam 40% do faturamento total da empresa e a ideia é aumentar cada vez mais esse número.

Fundado em 2019 pelo casal Mariana Basaure e Paulo da Silva Junior, o negócio era focado na venda para lojistas. Mas, em 2021, com a pandemia, os proprietários sentiram a necessidade de direcionar as vendas também para o ambiente virtual e assim manter o faturamento da empresa.

Junior colocou a mão na massa e estudou muito sobre como criar um site e uma loja virtual. Ao longo do processo de transformar a Majucau em um e-commerce, o casal contou com a consultoria do Sebrae. “Foi um divisor de águas para entender que não basta ter uma loja on-line, precisa ter estratégia! O Sebrae ajudou muito a gente a colocar em prática as táticas certas para fazer o e-commerce crescer”, reflete Junior.

Por onde começar?

Depois do planejamento prévio, o primeiro passo é escolher uma plataforma de e-commerce que encaixe no seu orçamento. Atualmente, elas já contam com templates personalizáveis, ferramentas para gerenciar produtos, controlar estoque e processar pagamentos. Essas soluções permitem criar uma loja virtual com design profissional, mesmo sem conhecimento técnico avançado.

Além disso, é crucial aproveitar as redes sociais para construir a presença digital do negócio. Criar um perfil profissional com o nome da empresa, investir em conteúdo de qualidade, fotos e vídeos e estratégia que destaquem o produto e levem o consumidor a comprar no site.

Outra dica de investimento é o marketing digital com o SEO, que oferece a otimização de mecanismos de busca para que o seu produto apareça nas primeiras posições do Google. Gratuitamente, o empreendedor pode criar um perfil no Google Meu Negócio para ser visto e investir também em e-mail marketing para divulgar promoções e novidades.

por Sebrae

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Fonte: PORTAL CONTNEWS
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