A internet é cada vez mais presente na vida dos brasileiros, mas junto com as facilidades do mundo digital, aumentam também as possibilidades de golpes. A OLX, uma das maiores plataformas de compra e venda online do país, e o AllowMe, plataforma de prevenção à fraude e proteção de identidades digitais, mapearam as principais fraudes e dados sobre golpes no Brasil em 2022.
O estudo aponta que Minas Gerais é o terceiro estado com mais golpes, com 8%, atrás de São Paulo (37%) e Rio de Janeiro (14%). O golpe de Falso Anúncio lidera a lista, com 47% dos casos. O golpe da Compra Confirmada vem em seguida, com 45%.
O prejuízo estimado com os golpes aplicados em 2022, de acordo com o levantamento, foi de cerca de R$ 29 milhões no estado. No Brasil, esse número chega a R$ 551 milhões, sendo os eletrônicos a categoria mais visada. Smartphones estão no topo da lista dos produtos mais visados nas fraudes, representando 45%. Modelos da marca iPhone são os mais visados, com 72% dos casos na categoria. Videogames ficam em segundo lugar, com 16%, e os da marca PlayStation são os preferidos dos golpistas, em 65% dos golpes desse tipo de produto. Computadores ficam em terceiro lugar, com 15% dos golpes.
Leia também: Como agir em casos de fraudes digitais?
Perfil das vítimas
A maioria dos mineiros que caíram em fraudes são homens (79%), contra 21% de mulheres. 68% das vítimas têm até 31 anos.
“Aliar tecnologia com educação digital do usuário é a chave para ter um ambiente digital mais seguro. Os fraudadores atuam principalmente na falta de conhecimento dos usuários sobre os processos de compra e venda online para aplicar a engenharia social e enganá-los. Da mesma maneira que adotamos práticas seguras ao sair na rua, devemos fazer o mesmo no ambiente virtual”, explica Beatriz Soares, diretora de Produto da OLX.
Comportamento do Fraudador
Ao contrário da imagem clássica que se tem dos golpistas, eles não agem sozinhos e nem de maneira desorganizada. Os golpes são praticados por associações criminosas que se articulam em rede, criam inúmeras contas falsas (utilizando dados válidos de pessoas) e tentam atrair o maior número de vítimas – seja com anúncios falsos ou com abordagens para a compra de itens anunciados por clientes legítimos.
“Os fraudadores costumam ser extremamente organizados e estão a todo instante buscando fragilidades de sistemas e momentos de desatenção dos consumidores para aplicarem golpes e escalarem seus ganhos. Obviamente que cabe às empresas a proteção das transações e da identidade de seus clientes, porém é de extrema importância a conscientização dos usuários quanto às práticas fraudulentas hoje em curso, até mesmo para que se protejam delas”, afirma Diana Herrera, gerente de Growth do AllowMe.
Em 2022, 70% das tentativas de fraude aconteceram em horário comercial, sendo a quinta-feira o dia da semana com maior incidência. A cada hora, foram mapeadas, em média, 17 tentativas de fraude realizadas com dispositivos comprometidos, sejam eles celulares ou computadores. Em geral, estes aparelhos são assim identificados por estarem vinculados a uma série de perfis, por fazerem uso de técnicas para mascarar a sua identidade e/ou localização – como o uso de VPNs e outros recursos maliciosos – ou, ainda, por terem sido utilizados em fraudes anteriores.
Ainda segundo o levantamento, no último ano, 83% das transações foram realizadas via celulares – dessas, 1% foi identificada como tentativa de fraude. Já quando consideradas as transações realizadas pelos usuários por meio de computadores, isto é 17% do volume total, as tentativas de fraude tiveram incidência três vezes maior, proporcionalmente, representando 3% delas.
O estudo analisou dados do mercado digital brasileiro, incluindo sites, apps e contas digitais de janeiro a dezembro de 2022, em uma base de cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas online.
Leia também: Alerta de Golpe! Quadrilhas utilizam o nome de contadores para roubos e fraudes
Conheça os principais golpes e como se proteger
Compra Confirmada
Liderando o ranking dos golpes mais aplicados em 2022, o golpe da Compra Confirmada é uma atualização do antigo golpe do Envelope Vazio. Com o aumento das transações bancárias digitais, hoje o fraudador faz um falso comprovante de depósito com os dados da vítima e o envia por e-mail ou aplicativo de mensagem, fazendo a pessoa acreditar que o valor já foi depositado e entregue o produto da venda. Quando a vítima percebe o golpe, o fraudador já está com o produto e deixa de responder as mensagens.
Como se prevenir:
Só entregue o produto após a confirmação do depósito em sua conta bancária ou carteira digital. Mantenha a conversa pelos chats das plataformas e evite negociar por aplicativos de mensagens. Desconfie de mensagens ou e-mails que simulem comunicados oficiais das empresas, verifique o domínio do e-mail (xx@nomedaempresa) e verifique sempre o status da negociação no site ou aplicativo da empresa.
Leia também: Cliente: Saiba como se proteger de golpes e fraudes!
Anúncio Falso
O fraudador insere o anúncio de um produto nas plataformas de compra e venda, com o objetivo de atrair as vítimas. Na maioria das vezes, o produto é 40% mais barato que o valor de mercado. Imaginando ser uma oferta real, a vítima faz o pagamento e não recebe o produto.
Como se prevenir: Utilize as modalidades de compra garantida das plataformas, que possibilitam reaver o valor pago em casos como esse. Ao optar por negociar diretamente, só realize o pagamento após receber o produto. Desconfie de preços muito abaixo dos valores de mercado e ao desconfiar de atitudes suspeitas, denuncie o anúncio, que será verificado pelas plataformas.
Roubo de Dados
Os fraudadores estão atentos a oportunidades para roubar dados das pessoas e os utilizarem em golpes futuros. Por isso, nunca compartilhe número de celular, endereço de e-mail, CPF e dados bancários com terceiros. Também desconfie de links enviados para preencher vagas de emprego, que não sejam em páginas oficiais de empresas ou recrutadoras. Mantenha sempre as conversas pelos chats das plataformas, que possuem ferramentas para garantir a privacidade dos dados.
Como se prevenir: Nunca compartilhe dados pessoais ou senhas, mantenha as conversas pelos sites das plataformas. Você não daria acesso aos seus documentos para qualquer pessoa no mundo físico, certo? Faço o mesmo no virtual.
No Brasil desde 2010, a OLX Brasil tem a missão de empoderar as pessoas a alcançarem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo.
AllowMe, Ajudamos empresas a protegerem as identidades digitais de seus legítimos clientes através de uma plataforma completa de proteção de identidades digitais e prevenção a fraudes.
O post Minas Gerais foi o 3º estado com mais Fraudes Digitais e 2022 apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui