Os vencedores do Desafio Liga Jovem vivenciaram experiências repletas de conhecimento, cultura e inovação durante missão internacional realizada em Madri, na Espanha, de 4 a 10 de junho. Participaram as seis equipes mais bem pontuadas na competição nacional de empreendedorismo e inovação, realizada pelo Sebrae e Instituto Ideias de Futuro. Ao todo, 24 estudantes do ensino fundamental e médio embarcaram para a capital espanhola acompanhados de seus orientadores e da equipe do Sebrae Nacional.

Um dos pontos altos da programação foi a participação no South Summit Madri 2023. O evento reúne startups, investidores, corporações e líderes do setor para compartilhar conhecimentos, promover parcerias e impulsionar o ecossistema do empreendedorismo inovador no mundo.

“Os estudantes conseguiram fazer contatos, apresentar seus projetos e agendar reuniões com investidores. Os jovens estão brilhando e voando. O melhor é saber que isso é só o começo”, avaliou a gestora do Liga Jovem no Sebrae Nacional, Elaine Novetti, que participou da missão.

Nos primeiros dias, o grupo teve a oportunidade de visitar os principais centros de tecnologia e inovação da capital espanhola como a renomada Escola Superior de Telecomunicações da Universidade Politécnica de Madri. Além do tour pelas modernas instalações do espaço “La Cabina” da Telefónica, uma das principais empresas de telecomunicações do mundo, os estudantes também foram recepcionados pela Embaixada do Brasil na Espanha, onde apresentaram seus projetos vencedores para o embaixador Orlando Leite Ribeiro.

A estudante Alice Nogueira, da equipe “Curativo Biodegradável”, do Colégio Poliedro de São José dos Campos (SP), conta que o embaixador deu dicas sobre em quais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) o projeto pode se encaixar. A equipe desenvolveu um produto de baixo custo com propriedades cicatrizantes de óleos de menta e melaleuca, capaz de oferecer benefícios ao meio ambiente ao reduzir a quantidade de plásticos nos oceanos e no lixo hospitalar.

Segundo Orlando Leite, a escolha da Espanha como destino da missão foi muito acertada. Ele destacou a importância de aproximar os jovens brasileiros do país europeu. “Existe um fluxo muito intenso de investimentos espanhóis no Brasil, segundo maior investidor estrangeiro no nosso país, atrás apenas dos Estados Unidos”, destacou o embaixador brasileiro.

Missão internacional do Desafio Liga Jovem proporciona imersão em inovação e conexões com investidores
Os vencedores da competição participaram de um roteiro repleto de inovação e conhecimento em Madri. Foto: Divulgação.

A missão também incluiu a visita ao Centro de Inovação Alimentar de Madri, instituição dedicada ao avanço e desenvolvimento de soluções inovadoras na área de alimentos. O local funciona como um hub para pesquisa, colaboração e desenvolvimento de projetos relacionados à indústria alimentícia. Os estudantes conheceram ainda o novo Museu Velázquez Tech, que oferece uma experiência sensorial de 360º em uma jornada pelas diferentes interpretações da obra-prima de Diego Velázquez, Las Meninas.

Novas conexões

Sobre a experiência no South Summit Madri 2023, nos dias 7 e 8 de junho, a estudante Alice Gomes da Rocha, da equipe “Callíope”, do Colégio Marista de Maceió (AL), conta que foi uma oportunidade única participar de um dos principais eventos de empreendedorismo e inovação da Europa. Durante o Desafio, a equipe de Alice desenvolveu um aplicativo gamificado adaptado para crianças atípicas visando ajudar autistas não verbais no desenvolvimento da comunicação e na aquisição de novos conhecimentos.

“Foi muito enriquecedor ter esse contato com startups de todo o mundo e receber esse incentivo. Também  assistimos a palestras de brasileiros porque é muito bom ver o nosso país sendo bem recebido no exterior. Isso nos motiva a seguir em frente com o projeto do aplicativo”, disse.

Missão internacional do Desafio Liga Jovem proporciona imersão em inovação e conexões com investidores
Estudantes da equipe “Garotas de Vermelho” na Embaixada do Brasil na Espanha. Foto: Divulgação.

A professora Maria Gabriela de Souza, orientadora da equipe “Garotas de Vermelho”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, de Porto Alegre, destaca que o Desafio Liga Jovem tem aberto muitas portas para as estudantes. O grupo, formado apenas por meninas, criou um kit de saúde menstrual depois de observarem colegas da escola enfrentarem dificuldades durante a pandemia. Além de abrir um diálogo positivo sobre o assunto, a proposta inclui a venda solidária que beneficia mulheres da comunidade da Lomba do Pinheiro, localizada na periferia de Porto Alegre.

Durante a missão internacional, o grupo “Garotas de Vermelho” foi procurado pela investidora brasileira do fundo de investimento Core Angels Femtech, Andrea Piazza, que mora em Madri e se interessou pelo projeto por se tratar da saúde da mulher.

“Ela já sabia do nosso projeto e nos procurou. Ficou superinteressada e já começamos a trocar ideias sobre a construção de um plano de trabalho para dar visibilidade ao projeto e buscar investimentos para publicar o livro que faz parte do kit em plataformas digitais”, explicou a orientadora.

Próximo Desafio

Realizado pelo Sebrae e Instituto Ideias de Futuro, o Desafio Liga Jovem é considerado a maior competição nacional de empreendedorismo e tecnologia para estudantes do ensino fundamental e médio. A abertura das inscrições da próxima competição será anunciada em breve.

Em 2022 foram mais de 5 mil inscritos de todo o Brasil. Desse total, 600 deles – entre alunos e educadores orientadores das equipes – chegaram à semifinal com projetos inovadores voltados para resolver problemas reais de suas comunidades ou escola. Vinte e uma equipes classificadas foram para a final e as seis equipes ganhadoras foram anunciadas durante o Bossa Summit, em São Paulo. Entre as vencedoras, estão quatro escolas públicas e duas instituições particulares que embarcaram para Madri.

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui