Imagem por @pressfoto / freepik

A princípio, o modelo de DRE é um documento muito importante para a rotina financeira de um empreendedor.

Esse relatório é o responsável por manter todos os ganhos e gastos em ordem, evitando que o negócio sofra com algum tipo de surpresa em um futuro próximo.

Com ele, é possível ter acesso aos principais sinais financeiros, necessários para manter a organização da sua companhia.

Ainda mais, todos esses dados são essenciais para que o gestor do negócio possa saber quais passos dar em seguida e quais atitudes devem ser evitadas.

Todavia, apesar de ser um recurso necessário para uma empresa, é muito comum que alguns empreendedores não o conheçam tão bem, e, pior, temam o modelo de DRE.

Pensando nisso, a GestãoClick criou um conteúdo completo para que você possa tirar todas as suas dúvidas sobre esse documento como também desmistificar alguns medos.

Leia mais: Sistema ERP: Entenda o que é e porque ter na sua empresa!

O que é DRE?

Primeiramente, DRE significa Demonstração do Resultado do Exercício e trata-se de um documento contábil usado atualmente para mostrar e gerenciar todas as operações financeiras que foram realizadas em um negócio durante um determinado período.

Além disso, todas as empresas (exceto o MEI), precisam emitir o DRE, e ele deve ser feito após o fechamento do ano-calendário (que corresponde os meses entre janeiro e dezembro).

O ideal é que esse documento seja criado junto com o balanço patrimonial, o qual é um relatório responsável por mostrar de forma clara e precisa como está a situação financeira da sua empresa.

Após a sua emissão, o DRE é enviado para um contador habilitado para que ele possa ser assinado, e, com isso, autenticado.

Modelo de DRE e como fazer

Para saber como anda a saúde financeira da sua empresa, você precisa aprender a fazer o seu próprio modelo DRE.

Porém, esse documento precisa contar com cálculos precisos e sem nenhum tipo de erro, e, por conta disso, você pode contar com o auxílio de softwares para isso.

Desse modo, a GestãoClick não só oferece para todos os seus clientes acesso a um programa de ERP, capaz de organizar todas as rotinas financeiras de uma empresa, como também facilita no momento de emitir o seu DRE de forma segura e livre de qualquer tipo de divergência.

O que precisa constar na DRE?

Para que o documento esteja de acordo com as regras contábeis, ele precisa contar com uma estrutura específica. Veja a seguir:

1- Faturamento bruto

Em primeiro lugar, este tópico trata-se de toda a receita bruta da empresa, equivalente a todos os valores que entraram ou então foram recebidos em forma de crédito documentado (quando a venda foi realizada, mas o pagamento ainda não caiu).

Todos esses valores incluem:

  • Prestação de serviço;
  • Venda de produtos;
  • Ressarcimento de juros;
  • Dividendos;
  • Royalties.

2- Deduções e abatimentos

Através deste tópico, você deve considerar todas as devoluções, vendas canceladas, descontos e impostos.

Entre eles, você também deve considerar:

  • DAS;
  • ICMS;
  • ISS.

3- Faturamento líquido

Em seguida, subtraia do valor do faturamento bruto todos os pontos que você encontrou no tópico dois dessa lista.

4- CPV ou CMV

Além disso, neste tópico você precisará obter o valor correspondente a todos os custos dos produtos que foram vendidos na empresa.

Por isso, deve-se considerar desde a matéria-prima do mesmo, até o custo de uma plataforma e-commerce, por exemplo.

5- Lucro bruto

Também conhecido como resultado bruto da empresa. Referente ao valor do faturamento líquido, tirando o valor de todos os custos de vendas.

6- Despesas com vendas

Deve-se calcular todos os gastos envolvidos nas vendas. Então é preciso incluir comissões de vendedores, recursos de pós-venda e embalagens.

7- Despesas administrativas

Essas são as despesas fixas de um negócio. Ou seja, aquelas que precisam ser consideradas todos os meses para manter o negócio funcionando corretamente.

Isso inclui principalmente:

  • Aluguel;
  • Conta de luz;
  • Conta de água;
  • Internet;
  • Telefone;
  • Manutenção geral da empresa;
  • Etc.

8- Despesas financeiras

Em seguida, nesta etapa, você precisará considerar todos os custos como multas, juros e variações cambiais (apenas no caso da sua companhia contar com operações de importação ou exportação de produtos).

9- Resultados antes do IRPJ e CSLL

Neste caso, é referente a todo o cálculo feito até a etapa atual, antes de considerar o IRPJ e o CSLL.

10- IRPJ e CSLL

Nesse sentido, agora você já pode considerar o IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) e o CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).

11- Resultado líquido

Por último, o resultado líquido é o valor obtido após passar por todos os cálculos indicados anteriormente.

Com isso, caso a empresa apresente lucros, essa “sobra” poderá ser distribuída entre os acionistas e sócios do negócio.

Quando é necessário apresentar a DRE?

A DRE é um documento emitido anualmente, referente aos meses entre janeiro e dezembro.

Além disso, de acordo com a lei nº 6404/76 e a lei nº 11638/07, todas as empresas brasileiras, com exceção do MEI, precisam apresentar a sua DRE ao final do ano.

Assim, companhias que estão listadas na bolsa de valores, as que possuem o seu capital aberto, precisam divulgar esse relatório de forma trimestral ou semestral.

Leia mais: Nota Fiscal Eletrônica e o ERP: Saiba como ele pode ajudar!

Benefícios de usar um ERP para emitir a sua DRE

Como foi dito anteriormente, é possível utilizar um ERP para facilitar todo o processo de criação da sua DRE.

Veja a seguir os benefícios que essa ferramenta pode trazer para a sua empresa:

  • Automatização de processos;
  • Emissão de relatórios financeiros;
  • Controle de estoque, entrada e saída;
  • Controle financeiro;
  • Gerenciamento de contratos;
  • Resultados mais precisos.

Assim, com todas essas vantagens, o empreendedor não precisa passar por todos os passos da estrutura do DRE, pois o software já fará a maior parte do serviço.

Conte com a GestãoClick

Portanto, se você deseja contar com o auxílio de um sistema ERP para todos os processos da sua empresa e também para emitir o seu DRE, conte com a GestãoClick.

O nosso software é especializado no assunto e ainda oferece 10 dias totalmente grátis para você conhecer as nossas soluções para o seu negócio. Entre em contato e faça o seu teste gratuito hoje mesmo!

Fonte: GestãoClick

O post Modelo de DRE: Entenda o que é e como preencher utilizando um ERP apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui