A princípio, o modelo de DRE é um documento muito importante para a rotina financeira de um empreendedor.
Esse relatório é o responsável por manter todos os ganhos e gastos em ordem, evitando que o negócio sofra com algum tipo de surpresa em um futuro próximo.
Com ele, é possível ter acesso aos principais sinais financeiros, necessários para manter a organização da sua companhia.
Ainda mais, todos esses dados são essenciais para que o gestor do negócio possa saber quais passos dar em seguida e quais atitudes devem ser evitadas.
Todavia, apesar de ser um recurso necessário para uma empresa, é muito comum que alguns empreendedores não o conheçam tão bem, e, pior, temam o modelo de DRE.
Pensando nisso, a GestãoClick criou um conteúdo completo para que você possa tirar todas as suas dúvidas sobre esse documento como também desmistificar alguns medos.
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O que é DRE?
Primeiramente, DRE significa Demonstração do Resultado do Exercício e trata-se de um documento contábil usado atualmente para mostrar e gerenciar todas as operações financeiras que foram realizadas em um negócio durante um determinado período.
Além disso, todas as empresas (exceto o MEI), precisam emitir o DRE, e ele deve ser feito após o fechamento do ano-calendário (que corresponde os meses entre janeiro e dezembro).
O ideal é que esse documento seja criado junto com o balanço patrimonial, o qual é um relatório responsável por mostrar de forma clara e precisa como está a situação financeira da sua empresa.
Após a sua emissão, o DRE é enviado para um contador habilitado para que ele possa ser assinado, e, com isso, autenticado.
Modelo de DRE e como fazer
Para saber como anda a saúde financeira da sua empresa, você precisa aprender a fazer o seu próprio modelo DRE.
Porém, esse documento precisa contar com cálculos precisos e sem nenhum tipo de erro, e, por conta disso, você pode contar com o auxílio de softwares para isso.
Desse modo, a GestãoClick não só oferece para todos os seus clientes acesso a um programa de ERP, capaz de organizar todas as rotinas financeiras de uma empresa, como também facilita no momento de emitir o seu DRE de forma segura e livre de qualquer tipo de divergência.
O que precisa constar na DRE?
Para que o documento esteja de acordo com as regras contábeis, ele precisa contar com uma estrutura específica. Veja a seguir:
1- Faturamento bruto
Em primeiro lugar, este tópico trata-se de toda a receita bruta da empresa, equivalente a todos os valores que entraram ou então foram recebidos em forma de crédito documentado (quando a venda foi realizada, mas o pagamento ainda não caiu).
Todos esses valores incluem:
- Prestação de serviço;
- Venda de produtos;
- Ressarcimento de juros;
- Dividendos;
- Royalties.
2- Deduções e abatimentos
Através deste tópico, você deve considerar todas as devoluções, vendas canceladas, descontos e impostos.
Entre eles, você também deve considerar:
- DAS;
- ICMS;
- ISS.
3- Faturamento líquido
Em seguida, subtraia do valor do faturamento bruto todos os pontos que você encontrou no tópico dois dessa lista.
4- CPV ou CMV
Além disso, neste tópico você precisará obter o valor correspondente a todos os custos dos produtos que foram vendidos na empresa.
Por isso, deve-se considerar desde a matéria-prima do mesmo, até o custo de uma plataforma e-commerce, por exemplo.
5- Lucro bruto
Também conhecido como resultado bruto da empresa. Referente ao valor do faturamento líquido, tirando o valor de todos os custos de vendas.
6- Despesas com vendas
Deve-se calcular todos os gastos envolvidos nas vendas. Então é preciso incluir comissões de vendedores, recursos de pós-venda e embalagens.
7- Despesas administrativas
Essas são as despesas fixas de um negócio. Ou seja, aquelas que precisam ser consideradas todos os meses para manter o negócio funcionando corretamente.
Isso inclui principalmente:
- Aluguel;
- Conta de luz;
- Conta de água;
- Internet;
- Telefone;
- Manutenção geral da empresa;
- Etc.
8- Despesas financeiras
Em seguida, nesta etapa, você precisará considerar todos os custos como multas, juros e variações cambiais (apenas no caso da sua companhia contar com operações de importação ou exportação de produtos).
9- Resultados antes do IRPJ e CSLL
Neste caso, é referente a todo o cálculo feito até a etapa atual, antes de considerar o IRPJ e o CSLL.
10- IRPJ e CSLL
Nesse sentido, agora você já pode considerar o IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) e o CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).
11- Resultado líquido
Por último, o resultado líquido é o valor obtido após passar por todos os cálculos indicados anteriormente.
Com isso, caso a empresa apresente lucros, essa “sobra” poderá ser distribuída entre os acionistas e sócios do negócio.
Quando é necessário apresentar a DRE?
A DRE é um documento emitido anualmente, referente aos meses entre janeiro e dezembro.
Além disso, de acordo com a lei nº 6404/76 e a lei nº 11638/07, todas as empresas brasileiras, com exceção do MEI, precisam apresentar a sua DRE ao final do ano.
Assim, companhias que estão listadas na bolsa de valores, as que possuem o seu capital aberto, precisam divulgar esse relatório de forma trimestral ou semestral.
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Benefícios de usar um ERP para emitir a sua DRE
Como foi dito anteriormente, é possível utilizar um ERP para facilitar todo o processo de criação da sua DRE.
Veja a seguir os benefícios que essa ferramenta pode trazer para a sua empresa:
- Automatização de processos;
- Emissão de relatórios financeiros;
- Controle de estoque, entrada e saída;
- Controle financeiro;
- Gerenciamento de contratos;
- Resultados mais precisos.
Assim, com todas essas vantagens, o empreendedor não precisa passar por todos os passos da estrutura do DRE, pois o software já fará a maior parte do serviço.
Conte com a GestãoClick
Portanto, se você deseja contar com o auxílio de um sistema ERP para todos os processos da sua empresa e também para emitir o seu DRE, conte com a GestãoClick.
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Fonte: GestãoClick
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