Modelo de Receita e Modelo de Negócios. Qual é a diferença?

Antes de começar com a definição de Modelo de Receita e Modelo de Negócio e de entender as reais diferenças desses dois modelos, é aconselhável ter uma visão geral dos modelos econômicos e da definição de negócio, a fim de obter uma boa compreensão do que se entende por esses termos em uma empresa e quais são as características.

 

O conceito de modelo econômico e de negócios

Um modelo econômico é um conceito teórico que leva em consideração um grande conjunto de variáveis correlacionadas entre si, do ponto de vista lógico, quantitativo e qualitativo. Do ponto de vista prático, consiste em um método simplista que utiliza técnicas matemáticas e estatísticas criadas para mostrar processos complicados, aplicados à produção e a todos os fenômenos econômicos reais.

Os economistas usam esse modelo para descrever as condições econômicas atuais, as causas e os efeitos que certas ações podem ter no futuro da economia.

A lei da oferta e da procura é o exemplo básico para todos os modelos económicos, em particular para o mais utilizado, ou seja, o modelo clássico, aquele em que se basearam posteriormente todos os outros modelos económicos.

A lei da demanda afirma que, com todos os outros fatores permanecendo os mesmos, a quantidade de um produto ou serviço na demanda aumenta quando o preço diminui.

A lei da oferta afirma que, com todos os outros fatores permanecendo os mesmos, um aumento no preço resultará em um aumento na quantidade do produto ou serviço a ser fornecido ao mercado.

Esta noção fundamental é a que subjaz ao próprio conceito de negócio: este pode ser definido como um esforço organizado das pessoas para produzir e vender, com a finalidade de obter lucro, bens e serviços que satisfaçam as necessidades da sociedade.

Uma empresa, por exemplo, é uma organização que busca obter lucro por meio de indivíduos que trabalham em prol de objetivos comuns. Os objetivos variam de acordo com o tipo de negócio e a estratégia corporativa utilizada.

Independentemente da estratégia econômica adotada, as empresas devem fornecer um serviço, produto ou bem que de alguma forma satisfaça uma necessidade exigida pela sociedade. Existem três características principais que deve estar presente para se poder falar de negócios, nomeadamente:

  • um negócio deve ser o resultado de pessoas trabalhando juntas de forma organizada ;
  • a existência e duração de um negócio derivam da satisfação de uma necessidade da sociedade ;
  • o negócio tem razão de existir desde que lhe permita obter lucro.

As empresas são organizadas em torno dos recursos necessários para serem bem-sucedidas, bem como do tipo de negócio que é executado por empresa. Decidir a melhor forma de se organizar, com base em seus objetivos individuais, é um dos conceitos fundamentais de qualquer negócio.

Passemos agora para as definições do que são Modelo de Negócios e Modelo de Receita e depois compararemos as características fundamentais.

 

Modelo de Receita e Modelo de Negócios: definições comparadas

Depois de definir detalhadamente os conceitos de modelo econômico e de negócios, é possível fornecer as definições de Modelo de Receita e Modelo de Negócios e compará-los.

 

Modelo de negócios: o que é

O conceito de modelo de negócios consiste no plano de uma empresa para gerar receita e obter lucro, ou seja, um ganho líquido.

O Modelo de Negócio centra-se em que produtos ou serviços a empresa pretende produzir, como pretende divulgá-los e vendê-los, tendo em conta os custos que terá de suportar.

Um Modelo de Negócios, na verdade, apresenta um plano de ação gradual para operar de forma rentável em um mercado específico; o modelo de negócio de um restaurante é muito diferente de um negócio online, por exemplo.

 

O que é o modelo de receita

Um modelo de receita pode ser comparado a um componente de planejamento de negócios. Descreve como o ganho financeiro deve ser alcançado e é um elemento importante do modelo de negócios e plano de negócios de uma organização, projetado para mapear os possíveis retornos do negócio em que está envolvida.

Em essência, os detalhes do Modelo de Receita são sobre o que a empresa oferecerá e como entregará aos clientes, qual produto ou serviço usará e o método que usará para gerar receita. Exemplos de modelos de receita são publicidade baseada em anúncios, fabricação, marcação, licenciamento e muitos outros aspectos mais modernos, como Freemium.

 

A diferença entre modelo de receita e modelo de negócios

Os dois termos são frequentemente confundidos e considerados intercambiáveis, embora sejam completamente únicos e distintamente diferentes.

Para descrever a diferença entre Modelo de Receita e Modelo de Negócios é possível explorar uma afirmação bem curta e direta, capaz de resumir tudo:

o Modelo de Negócios constitui o projeto de como conduzir uma empresa e continuar a obter lucros, enquanto o Modelo de Receitas descreve as formas pelas quais a empresa deve chegar ao lucro.

Independente da decisão de adotar qualquer Modelo de Negócios dentre os existentes, é necessário, em qualquer caso, ter um Modelo de Receita. Portanto, é aconselhável fazer uma série de perguntas, como o que é o produto, a que preço colocá-lo no mercado, qual é o público-alvo e por que alguém deve comprá-lo, em comparação com as alternativas em o mercado, se houver.

Portanto, o Modelo de Negócios e o Modelo de Receita são conceitos relacionados, mas separados; portanto, um Modelo de Negócios define as estratégias, operações e de gestão da empresa relacionadas a ela, enquanto o Modelo de Receita extrai dados dessas informações para delinear como a empresa ganhará dinheiro.

A escolha dos modelos, é claro, depende de suas circunstâncias e de uma ampla gama de outros fatores, como seu orçamento. Por exemplo, as empresas elaboram um Modelo de Negócios e o submetem a instituições financeiras para obter um empréstimo. Os Venture Capitalists (“capitalista de risco”, aquele que fornece capital, em troca de participação acionária) mais empreendedores geralmente desenvolvem Modelos de Negócios para tomar decisões de investimento na empresa.

Por outro lado, as empresas revisam seu modelo de receita, com base no modelo de negócios originalmente desenvolvido, para fazer previsões financeiras. As empresas verificam o Modelo de Receita, para avaliar se também é válido a médio e longo prazo, ou se é necessário fazer alterações.

A clara distinção entre o Modelo de Negócio e o Modelo de Receita fortalece a visão de toda a empresa e permite considerar o Modelo de Receita como um componente chave do modelo de negócio: analisando os grandes fenômenos modernos, especialmente no campo social, a sinergia perfeita entre um Modelo de Negócios e um Modelo de Receita pode se traduzir no sucesso do Facebook, ou de um gigante como o Google.

Colocando o Modelo de Receita em primeiro plano, negligenciando o Modelo de Negócios, o risco é ficar como o MySpace, que é um grande sucesso, mas agora ultrapassado e obsoleto em relação aos tempos modernos.

 

Inovação do Modelo de Receita e Inovação do Modelo de Negócios

Como visto, uma mudança ou inovação no Modelo de Receita pode influenciar e modificar todo o Modelo de Negócios de uma empresa, tanto no curto quanto no longo prazo, levando a uma mudança em cascata nos demais componentes do próprio Modelo de Negócios.

 

Inovação do modelo de receita

A indústria de telecomunicações fornece um exemplo de inovação do modelo de receita sem nenhum impacto significativo em outros componentes do modelo de negócios.

O modelo de receita original focava em um valor fixo que deveria ser pago com cerca de dois meses de antecedência. O valor restante por um determinado período de tempo foi cobrado por meio de débito direto. Como esse procedimento era arriscado do ponto de vista do lucro médio, um sistema abrangente de gerenciamento de crédito foi desenvolvido para verificar a solvabilidade dos clientes.

 

Exemplos de modelos de receita

Com o advento da Internet, os Modelos de Receita de muitas empresas incluem inúmeras fontes de receita do mundo digital. Neste último parágrafo você encontrará exemplos de Modelo de Receita de uma empresa; do ponto de vista estritamente prático, todas as fontes de renda, tanto online quanto offline, podem ser limitadas a dez categorias, a saber:

  • Markup: é o Modelo de Receita mais comum e antigo utilizado pelas empresas. Consiste em fixar o preço de venda do ativo, somando os lucros e despesas gerais ao seu preço de custo. Esse modelo de receita é especialmente comum para atacadistas. No entanto, os produtores também usam o Modelo de Receita Markup para ganhar dinheiro vendendo o bem a um preço que inclui lucros que vão além do custo de produção.
  • Modelo de receita arbitrária: aproveita a diferença de preço em dois mercados diferentes para o mesmo bem. Trata-se de comprar um título, moeda ou commodity em um mercado e, em seguida, vendê-lo em outro mercado, a um preço mais alto, obtendo lucro com a diferença temporária de preço.
  • Modelo de Receita Baseada em Licença: comum entre inventores, criadores e proprietários de propriedade intelectual, que concedem uma licença de uso de seu nome, produtos ou serviços a um custo fixo. Este modelo de receita é extremamente comum para software houses e proprietários de patentes, marcas registradas e direitos autorais legalmente protegidos.
  • Modelo de receita baseado em comissão: essa é uma das estratégias de receita mais comuns entre os mercados on-line, onde eles fornecem uma plataforma para vender itens digitalmente e cobram uma comissão como uma porcentagem ou preço fixo para cada item vendido. Este tipo de modelo de receita também é usado por corretores.
  • Modelo de receita baseado em aluguel e locação: é muito explorado quando envolve um ativo físico. Particularmente utilizado no mercado imobiliário. Essa estratégia de ganho envolve pagamentos recorrentes, como no caso do aluguel de um bem, ou pagamentos pontuais, no caso do leasing, para uso temporário.
  • Modelo de receita baseado em assinatura: é um ótimo exemplo de estratégia para obter fluxos de receita constantes, mas não necessariamente contínuos. Modelo de receita comum entre serviços de hospedagem e entretenimento online, como o Netflix.
  • Modelo de receita baseado em publicidade: geralmente é adotado por provedores de mídia e informação, que geralmente ganham dinheiro incluindo anúncios no conteúdo que fornecem, tanto online quanto offline. O lucro consiste em receber dinheiro do anunciante, com base em fatores como o tamanho do espaço oferecido, a popularidade do serviço ou o número médio de cliques no anúncio.
  • Modelo de Receita de Serviço: Este é um modelo de receita pay-as-you-go ou pay-per-use, onde o cliente paga apenas pelos serviços que realmente usa. Esse modelo de receita é comum nos setores de telecomunicações e serviços baseados em nuvem.
  • Modelo de receita baseado em juros sobre investimentos: é comum entre bancos e operadoras de cartões pré-pagos. Os bancos geralmente geram receita na forma de juros sobre suas ofertas de empréstimos; os provedores de serviços de pagamento pré-pago, como o PayPal, geram sua receita depositando o dinheiro mantido em suas carteiras on-line, as chamadas carteiras eletrônicas, em contas correntes em depositários.
  • Modelo de receita com doações: muitas empresas oferecem seus produtos e serviços gratuitamente e dependem inteiramente de doações de clientes; essas empresas dificilmente obtêm lucro, pois as doações geralmente cobrem apenas os custos operacionais, a Wikipedia é um exemplo disso. Este tipo de modelo de receita tornou-se muito popular entre os streamers online, aqueles que confiam seus ganhos ao Twitch, ou outras plataformas dedicadas.

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Fonte: Portal Contnews
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