Por Bianca Sampaio

Comunicação Social

A 10ª edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos começou na manhã dessa segunda-feira (17), em Maceió/AL. O evento aconteceu no formato híbrido, com a participação de mais de 800 pessoas.

Modernização da administração pública de Maceió é destaque na 10ª RGB

Participaram da solenidade de abertura,  o ministro do TCU e embaixador da Rede Governança Brasil (RGB), Augusto Nardes;  o vice-governador do Estado de Alagoas, Ronaldo Lessa, representando o governador do Estado João Paulo Dantas; o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, representando todos os prefeitos do Estado; a Presidente do Comitê de Integração Latino Europa-América (CILEA) e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON), Maria Clara Bugarim; o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas; O vice-presidente do tribunal de contas do Estado de Alagoas,   Otávio Lessa; O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), José Vieira dos Santos; A diretora-Geral da Escola de Contas do TCE Alagoas, Maria Cleide C. Bezerra; O superintendente da CGU em Alagoas, Newton Martins Ian Filho; e o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Hugo Vanderlei Caju.

O presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos, fez a abertura saudando as autoridades presentes e agradeceu todos os participantes por prestigiarem esse evento, que tanto agrega valor quanto entrega capacitação de alto nível aos gestores municipais. Ele expôs as dificuldades e desafios enfrentados pelos gestores públicos e como a classe contábil pode auxiliá-los em todas as esferas, por meio da Rede Brasil de Governança.

Modernização da administração pública de Maceió é destaque na 10ª RGB

“Entregamos um instrumento técnico muito eficaz, que os ajuda a desenvolver um trabalho efetivo, de resultado e de interesse público nos seus municípios. Se seguirmos este caminho, teremos um Brasil mais forte, com melhores indicadores, com mais transparência, combatendo sua desigualdade”, disse.

Já o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, expressou como é fundamental a modernização da administração pública e pontuou que buscou desde o início da sua gestão estratégias inovadoras para prestar bons serviços à população. Agradeceu ao ministro Augusto Nardes, por trazer conceitos modernos para os governos e que a prefeitura de Maceió apoia essas ações e contribui com o desenvolvimento do país.

“Quando nós prestamos um bom serviço, conseguimos customizar as políticas públicas de acordo com os anseios da população. Maceió foi selecionada entre 21 cidades da América, para liderar, junto com mais 20 cidades, uma estratégia de tomada de decisões baseada em dados. Agora vamos dar apoio a toda Rede Brasil. A Prefeitura de Maceió integrará o time seleto de pessoas que querem contribuir com o futuro do país”, pontuou.

O vice-governador do Estado de Alagoas, Ronaldo Lessa, falou sobre a importância de os prefeitos assumirem a liderança e olharem para o TCU como instrumento de ajuda e contribuição, só assim poderão fazer melhorias no estado.

O presidente CFC, Aécio Dantas, ressaltou a mensagem da transparência e boas práticas para a boa aplicação dos recursos públicos e para que seja mais bem direcionado, de acordo com a necessidade.

“A contabilidade anda de mãos dadas com a liderança, por isso fizemos essa parceria. Por isso devemos nos apropriar desse tema. Somos nós, os profissionais da contabilidade, que orientamos e damos consultoria aos gestores públicos. É a contabilidade que fornece a informação para que sejam adotadas boas práticas, e que nas políticas de boa governança sejam feitas avaliação, direcionamento e monitoramento dos recursos públicos”, explicou.

Na ocasião, a presidente do CILEA e da Abraicon, Maria Clara Bugarim, salientou a atuação conjunta do controle externo e interno ao lado dos contadores e sua eficácia. “Nós já mostramos para o Brasil que chegamos no patamar de primeiro lugar de transparência pública. Isso com o esforço de servidores comprometidos e de contadores como elo entre gestão pública e transparência”, afirmou.

O ministro do TCU e embaixador da RGB, Augusto Nardes, conduziu a palestra Magna “Governança Pública Municipal: transformando sua administração”, e alertou sobre a necessidade de conscientização acerca da liderança que traz transformação.

Modernização da administração pública de Maceió é destaque na 10ª RGB

Ele exemplificou sua abordagem falando sobre a mudança vista em Maceió, devido à boa liderança, e como o estado se destacou com sua boa gestão e está atualmente entre os melhores estados do Brasil.

“É necessário que todos tenhamos consciência desse trabalho. Vejo que é uma soma de ações que se juntam para fazer acontecer essa transformação. E agora a missão é que isso aconteça em todos os municípios”, disse.

Nardes explicou que, liderança, estratégia e controle, são os três postos-chaves para que o líder possa direcionar as ações e gerir com mais eficácia. “E isto é governança: direcionar, avaliar, monitorar e ter condições de distinguir o que beneficia todo o conjunto da sociedade, sendo necessário o posicionamento da governança, o posicionamento tático, para que seja feita toda a administração”, pontuou.

Ele alerta sobre a administração pública ter uma estratégia em âmbito nacional, para que assim seja passada mais confiança. “Para isso, é necessária uma política de governança para a nação, sem monitorar e avaliar.  Não se sabe o que acontece e são tomadas decisões erradas, por isso, a avaliação de risco é tão importante”, explicou.

Logo após esse momento solene de abertura, o diretor de Novos Negócios do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), Henrique Farinon apresentou o Programa Nacional de Governança Pública (Pronagov), projeto gratuito e que tem a finalidade de formar servidores, gestores públicos e cidadãos comuns para se tornarem agentes de governança.

RGB

O Seminário de Governança foi criado pelo Sistema CFC/CRCs para promover educação continuada aos profissionais da contabilidade, na implantação, no aprimoramento e na gestão da governança pública, por meio da disseminação das boas práticas de governança e na realização de eventos e treinamentos que visem ao aperfeiçoamento da governança e à formação de multiplicadores.

O evento conta com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Para acompanhar a palestra na íntegra, acesse e assista no canal do CFC no YouTube. Clique aqui.

Fonte: CFC
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui