Imagem por @suksao / freepik / Lidiana Cuiabano / Detran - MT / Agência Brasil / editado por Jornal Contábil

Muitos motoristas têm até esta segunda-feira (31) para regularizar a sua situação. Quem não fizer as atualizações necessárias na sua CNH, pagará multa, perderá sete pontos na carteira e terá o carro retido.

 Em razão da Covid-19, os prazos para a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) sofreram algumas mudanças. 

De acordo com a normativa federal, voltada para a fiscalização de trânsito, as carteiras de habilitação vencidas entre o período de 1º de março de 2020 e com vencimento até 31 de dezembro de 2021 estavam sendo consideradas válidas.

Porém, o procedimento voltou a ser necessário e muitos motoristas podem ser penalizados com multa, ter os documentos recolhidos e até mesmo a retenção do veículo. 

Neste caso, os condutores deverão ficar ligados aos prazos de renovação da sua CNH. Segundo o artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro, quem estiver conduzindo um carro com a carteira vencida há 30 dias vai estar cometendo uma infração gravíssima, correndo o risco de perder 7 pontos na carteira, sendo necessário pagar uma multa no valor de R$ 292,47.

Veja se você está nesta situação? 

Se você teve o seu documento vencido em outubro de 2021, deverá regularizar a sua situação até esta segunda-feira (30). A regra foi publicada no Diário Oficial da União no dia 20 de setembro de 2021 após resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

Veja as datas para quem ainda não renovou o documento 

  • CNH vencida em outubro de 2021: renovar até 31 de outubro de 2022; 
  • CNH vencida em novembro de 2021: renovar até 30 de novembro de 2022; 
  • CNH vencida em dezembro de 2021: renovar até 31 de dezembro de 2022. 

Posso andar somente com a CNH Digital

Os motoristas vão poder andar somente com a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital).

De acordo com a legislação em vigor, a versão digital do documento, tanto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) quanto do CRLV ou CLA (Comprovante do Licenciamento Anual) valem tanto quanto a impressa.

O motorista não precisa ter acesso à internet para acessar a CNH Digital. A conexão com a internet é necessária apenas na inclusão dos documentos. Depois, tanto a CNH Digital quanto o CRLV Digital estarão disponíveis off-line, sendo acessados, apenas, com a senha de quatro dígitos.

Como baixar a CNH Digital?

O condutor deverá fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para Android e iOS, para ter acesso a CNH Digital. Você deverá fazer o cadastro do aplicativo, em seguida receberá um e-mail, logo após, deverá clicar no link para ativar o cadastro. Em seguida, após ativar o cadastro, deverá fazer o login no aplicativo e depois clicar em “adicionar documento”, que será a CNH digital.

Existem três maneiras para emitir o documento:

Pelo celular

Com certificado digital

Sem certificado digital (tendo que comparecer ao Detran).

O post Motoristas têm até a próxima segunda-feira para atualizar a CNH apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui