A crise econômica e o desemprego no Brasil são dois dos principais fatores por de trás da inadimplência. De acordo com o Serasa mais de 70 milhões de pessoas estão com alguma dívida em atraso ou com o nome “nome sujo” na praça. Este grupo faz parte do que chamamos de negativados.
Esta problemática pode acarretar uma série de privações a essa parcela da população, em especial, no que tange a concessão de crédito, Contudo, o cidadão negativado possui alguns direitos respaldados pelos direitos do consumidor.
Quais são esses direitos?
Apesar das consequências trazidas pela negativação do nome, há uma série de direitos resguardados aos consumidores, enquadrados nesta situação. Confira uma lista com esses direitos:
- Os cidadãos negativados não poderão de forma alguma serem cobrados de maneira abusiva, ou sofrer qualquer tipo de ameaça. Uma vez que haja a ciência da cobrança, a empresa não pode enviar mensagens e ligações insistentes;
- É necessário que haja um aviso prévio, antes da inscrição do nome na lista de negativados. Vale ressaltar que esta informação é muito importante para o caso do consumidor sofrer algum tipo de fraude, falsificação de documentos ou assinaturas que os levem a inadimplência de forma injusta;
- Assim que forem comunicados do ocorrido, consumidores têm o direito de ir até à justiça federal no intuito de buscar uma boa negociação/acordo;
- O consumidor com o nome “sujo” não perde o direito de usar o seu cartão de crédito, isto porque é um serviço já contratado;
- O cidadão não pode ser eliminado de um concurso por estar com o nome negativado, a não ser que o concurso prestado seja para o setor bancário, bem como cargos no Banco Central, Casa da Moeda, etc;
- Aos cidadãos que já quitaram suas dívidas é assegurado ter seu nome limpo no prazo correto e receber um comprovante de quitação da sua dívida.
Como saber se meu nome está sujo?
Para saber se seu nome está negativado é muito fácil, basta consultar seu CPF (Comprovante de Pessoa Física), no site do Serasa, lá você pode consultar seu nome quantas vezes for necessário de forma gratuita e rápida.
Veja abaixo, um guia que apresenta cada passo para realizar a consulta:
- Acesse o site da Serasa, ou baixe o app de mesmo nome;
- Faça o login utilizando CPF e senha (cadastre-se se necessário);
- Clique em “Meu CPF”;
- Em seguida, selecione a opção “Dívidas negativadas”;
- Feito isso, na tela ficará disponível uma lista com todas as negativações que constam no respectivo CPF.
Como limpar o nome?
O melhor caminho a seguir é quitar a dívida, procurando entrar em contato com o credor e buscar algum acordo vantajoso para ambas as partes. O Serasa Limpa Nome é uma excelente alternativa para quem procura renegociar os débitos, com bons descontos.
A plataforma é acessada diretamente por meio da internet, o que facilita o processo. Lá você pode entrar em contato com seu credor e ver as melhores opções para a quitação da dívida.
A dívida desaparece depois de 5 anos?
Não, a dívida não desaparece depois de 5 anos, o que acontece após esse período, acontece a retirada do seu nome do banco de dados de proteção ao crédito. No entanto, o credor ainda poderá cobrar a quitação da dívida, mesmo que não seja mais possível utilizar os meios judiciais para tal.
Portanto, de fato, o melhor caminho é quitar o valor o quanto antes. Afinal, se o valor não for quitado você poderá continuar a ter problemas futuros, em especial, quanto a impedimentos referentes a liberação de crédito, contrato de aluguel, emissão de talões de cheque, entre outros transtornos.
O post Negativados: 6 direitos de quem está com o nome sujo apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui