A advogada Marcia Andrade, sócia da M Andrade Advogados, revela algumas maneiras de tornar a gestão jurídica estratégica do seu negócio mais assertiva “Em nossos quase 30 anos de experiência jurídica, em sua grande maioria vividos em departamentos jurídicos de grandes corporações, assimilamos alguns hábitos e condutas que entendemos como essenciais para a alta performance da atividade jurídica, seja nas áreas consultivas, seja nas áreas contenciosas”, conta a sócia da M Andrade Advogados.

A organização é o primeiro passo

“Parece meio óbvio, mas sobretudo as novas gerações, que parecem já vir com chips instalados e abarrotadas de recursos tecnológicos, aplicativos e softwares possuem uma dificuldade enorme de organizar e priorizar tarefas. Nesse sentido, enxergo que para ser organizado é preciso ter: planejamento, tranquilidade e uma excelente ferramenta de gerenciamento (referente a prazos, tarefas, comunicação interna e externa)”, revela a advogada.

Para Marcia, o domínio da utilização de recursos tecnológicos é fundamental para garantir a máxima assertividade nas operações. “Não adianta ter 15 aplicativos e 5 softwares e eles não se comunicarem, ou você perder metade do dia alimentando fontes que não se cruzam”, explica.

Negócios: 4 coisas que você precisa saber sobre gestão jurídica estratégica
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Senso de comprometimento

“Ouço muitos gestores de RH falarem em “ownership“, que em livre tradução é o compromisso de proprietário, sentimento de dono, de pertencimento. Essa sensação, seja em um escritório de advocacia ou em um departamento jurídico de uma empresa é fundamental para o sucesso das atividades jurídicas. Esse comprometimento e senso de responsabilidade está ligado diretamente à organização e boa comunicação entre os atores em jogo”, destaca a advogada.

Comunicação adequada entre os setores

“Comunicação entre gestores e subordinados; advogado e cliente; departamento jurídico e escritórios parceiros; departamento jurídico e os clientes internos dentro da Companhia são cruciais para o sucesso de qualquer operação. Manter transparência na comunicação para melhor gerenciamento de prazos e prioridades também. Na era do ‘tudo é imediato’ e em tempo real precisamos deixar claro que advocacia de qualidade não é necessariamente automática”, afirma Marcia.

Conhecer o cliente e a operação

“Quem me conhece sabe que eu uso demais a expressão ‘advogado de chão de fábrica’ em contraponto ao advogado trancado na sala do último andar com pompa e circunstância. Nada contra a elegância amigos, mas para ser o melhor gestor jurídico estratégico, para além da organização, comprometimento e boa comunicação é necessário conhecer a fundo as operações do seu cliente”, destaca a sócia da M. Andrade Advogados.

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E como conhecer seu cliente a fundo? Entendendo passo a passo da rotina de operação. “Ver onde as máquinas novas são instaladas, onde as máquinas quebram, onde está a mão-de-obra, o recurso humano gerador de riqueza para uma empresa. É ali na operação (e isso inclui as atividades comerciais de pré-venda, venda e pós-venda) que o advogado consegue ter a visão exata do que ocorre no dia-a-dia, do espírito empresarial comum, das necessidades de clientes e fornecedores e das dificuldades para se chegar lá.”, finaliza.

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Fonte: Jornal Contábil
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