Histórias inspiradoras têm ajudado pessoas a encontrar o verdadeiro combustível para motivar grandes transformações pessoais. Mas na Região do Vale do Açu, 430 empreendedores que participam da 4ª edição do Negócios em Cena – Construindo Conexões descobrem que elas podem ir além e serem fortes aliadas no desenvolvimento dos negócios. Durante dois dias, o evento realizado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, em Assú, revela, por meio da apresentação de casos de sucesso, lições de superação e características empreendedoras indispensáveis a quem aposta no empreendedorismo.

Na abertura do evento, na noite desse quarta-feira (20), no Educandário Nossa Senhora das Vitórias, o poeta e escritor cearense Bráulio Bessa frisou que arte e empreendedorismo caminham lado a lado. Em sua palestra, ele lembrou características comuns à arte de fazer poesia e de empreender e demonstrou que, nos versos e rimas que tecem poemas da literatura de cordel, também podem estar a inspiração para o empreendedorismo.

Negócios em Cena reúne mais de 400 empreendedores da região do Vale do Açu
Palestra de Bráulio Bessa. Crédito: divulgação.

É impossível fazer arte sem ser empreendedor. Enquanto artista, naturalmente eu tenho esse instinto de ser empreendedor. Fazer arte no Brasil é um ato de resistência, uma luta constante. Então, você tem que ser criativo, inventivo, corajoso, atrevido, características que um empreendedor nutre dentro dos seus sonhos e objetivos. Bráulio Bessa, escritor e poeta cearense.

Negócios em Cena reúne mais de 400 empreendedores da região do Vale do Açu

Em uma palestra repleta de elementos da poesia de cordel, humor e sabedoria popular conectados ao empreendedorismo, Bráulio Bessa lembrou da sua trajetória, de menino pobre da pequena cidade de Alto Santo, no Ceará, a poeta e escritor com livro entre os dez mais vendidos no Brasil.

!important;”>-

Não podemos esquecer nunca do sonho e do propósito que temos. Aos 14 anos, ao ler um livro de Patativa do Assaré, eu disse que seria poeta e escreveria um livro para colocar na biblioteca de minha escola, e, contrariando todas as expectativas, fui além. Estou escrevendo o quarto livro e sigo firme na ideia de ajudar as pessoas através da arte.

Negócios e magia

Especialista na comunicação de alto impacto, o mágico e palestrante motivacional Jardel Beck levou o público presente no “Negócios em Cena” a refletir, de uma forma diferente, sobre o ato de empreender. As características empreendedoras eram apresentadas entre um número e outro de mágica. “A gente fala muito em motivar, em estimular o empreendedor, mas é preciso entender que apenas motivação não basta. A gente precisa ter as técnicas adequadas e desenvolver boas estratégias caso queira alcançar nossas metas”, orienta.

Negócios em Cena reúne mais de 400 empreendedores da região do Vale do Açu

Beck também alertou para a importância do planejamento, seja na hora de montar um novo negócio ou para empreendimentos já em funcionamento. “Planejar vai muito além de ideias e estratégias escritas em um papel. Estamos falando de um estímulo à atitude de transformar em realidade aquilo que você sonha, que deseja implementar no seu negócio”, ressalta.

Entretenimento que ensina Negócios em Cena reúne mais de 400 empreendedores da região do Vale do Açu

A proposta lúdica, que mistura conhecimento e entretenimento se tornou o grande diferencial do “Negócios em Cena” e levou à consolidação do evento no calendário de atividades voltadas ao empreendedorismo em Assú e Região. “Estamos muito felizes com a realização de mais esta edição do Negócios em Cena, especialmente porque vemos que o evento está consolidado e é hoje uma referência para empreendedores de Assú e municípios circunvizinhos que buscam aprimorar conhecimentos, fazer networking e promover melhorias nos seus empreendimentos”, ressalta Fernando de Sá Leitão, gerente da Agência Sebrae de Assú.

Segundo Wladimir de Menezes, supervisor de Trade e Marketing da empresa Três Corações, ao promover uma maior aproximação entre palestrantes e empreendedores, o formato do evento cria um ambiente favorável à interação e gera conexões entre os participantes. “Essa ideia faz toda a diferença. A dinâmica com que a mensagem é repassada e a forma como as pessoas se conectam tornam o evento um sucesso a cada nova edição, e faz com que ele ganhe uma dimensão muito grande para Assú e toda a região”, elogia.

Negócios em Cena reúne mais de 400 empreendedores da região do Vale do Açu

De acordo com a organização do evento, 430 pessoas participam do evento. Maior público já registrado entre quatro edições. Na quinta-feira (21), a programação do Negócios em Cena contou com palestras de Dani Amaral e Marcela Cabral. Além do palco onde aconteceram as apresentações, o evento contou estandes expositivos de marcas e patrocinadores, áreas interativas e praça de alimentação.

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui