O mercado reagiu mal ao anúncio do novo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, as ações da estatal despencaram quase 3%. De acordo com especialistas essa é uma forma dos acionistas pressionarem o governo e a estatal, e mostrarem que não estão satisfeitos com as possíveis mudanças.
Hoje é o PPI (preço de paridade internacional), o preço do petróleo desde 2016 ele é calculado de acordo com uma série de variantes entre elas: cotação do dólar, preço do barril do petróleo no exterior e também índices como taxas portuárias e preço do navio para poder trazer o petróleo aqui para o Brasil, além de custos com transporte internamente.
Na prática isso significa que a estatal fica um pouco mais segura em relação a essas variações, ou seja, os índices da estatal ficam um pouco mais resguardados, mas quem paga a conta somos nós, que abastecemos motos e carros e também caminhões.
Leia Também: Jean Paul Prates assume por unanimidade a presidência interina da Petrobras
O que assusta os investidores?
Prattes defende a criação de um fundo de estabilização, ou seja, ele pegaria entre outros elementos, parte do lucro da estatal para criar esse fundo, que seria acionado como uma espécie de colchão com preço, ou seja, caso o preço suba muito esse colchão iria amortecer os preços para o consumidor.
Porém, isso pode mudar os índices da estatal e os acionistas acabam ficando receosos. Outro ponto importante, é que Prattes defende uma mudança na forma de distribuição dos dividendos.
O lucro da Petrobras hoje em sua última distribuição quase 95% dos lucros foram para os acionistas, ele defende uma mudança nisso, e defende também que a Petrobras volte a fazer investimentos que não estão previstos.
Leia Também: Petrobras eleva preço de venda de gasolina para as distribuidoras
Fechamento do mercado (26/01)
A queda da Petrobras considerada uma queda alta, refletiu no Ibovespa, porém o índice caiu pouco, 0,08%, o motivo para essa queda mais acentuada se dá por conta de outras ações como da Vale por exemplo, tiveram uma alta bastante interessante.
Ou seja, isso acabou amortecendo a queda, porém existem fatores negativos, a Petrobras foi a principal queda, as empresas ligadas ao setor de celulose e papel também tiveram uma queda, o mercado apontarem um recuo.
Por outro lado, a Vale subiu quase 2% e os bancos especialmente o Bradesco também tiveram uma recuperação e tiveram alta, no exetrior, a notícia que o PIB norte-americano subiu acima da expectativa, permite então prever o próximo movimento do Federal Reserve, o banco central norte-americano.
Hoje, sexta-feira, outros números ligados ao PIB norte-americano devem ser divulgados o que acarretará mais momentos de alta com relação ao dólar. No Brasil a moeda fechou em queda de 0,11% cotada a R$5,07.
O post Nesta quinta-feira, bolsa fecha em queda após mudanças na Petrobras apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui