Parece desafiador, mas o modelo de trabalho com horário flexível e que não requer a presença física em um ambiente específico, possibilita que profissionais de diversas áreas possam conciliar lazer e trabalho de qualquer lugar. Além das habilidades, laptop e acesso à internet, confira algumas dicas para conseguir um trabalho online e viver como um nômade digital.
1 – Tradução e moderação de conteúdo
Existem diversos sites que são terceirizados do Google e contratam mão de obra remota para trabalhar online, cerca de 10 a 20 horas semanais, como freelancer. É o caso da Lionbridge e da Appen.
Essas plataformas anunciam jobs de tradução, interpretação, moderação de conteúdo, testes, entre outros. Para se candidatar, basta ter um curso superior, enviar o seu currículo e uma carta de apresentação em inglês, além de comprovar seu diploma de inglês.
Para se destacar na seleção, as plataformas consideram, principalmente, os candidatos com perfil analítico, organização e fluência em inglês.
2 – Aula de idioma online
Que tal ser pago para ajudar pessoas a aprenderem novas línguas? A qualquer hora, em qualquer lugar do mundo, você pode ter dezenas de alunos, além de definir o preço e calendário. Perfeito, não?
Existem plataformas, como o Italki, que permitem essa flexibilidade. Basta ter um computador, fone de ouvido e boa conexão com a internet.
3 – Work Exchange
A premissa básica é: você troca o trabalho (habilidades) durante algumas horas por semana (em média 20 horas), por hospedagem gratuita. No entanto, raramente a hospedagem é o único benefício oferecido. O Work Exchange também pode abrir portas para você fazer um dinheiro a mais durante as suas viagens. Isso porque, alguns hotéis e hostels precisam de muita mão de obra, além da voluntária, e estão dispostos a pagar por esse trabalho extra.
Algumas habilidades, como fotografia, filmagem e edição, gestão de redes sociais e desenvolvimento de website, por exemplo, são mais valorizadas para os jobs temporários.
4- Promova suas skills
Tour gastronômico, aula de dança, walking tour e sessão fotográfica são algumas atividades que você pode divulgar em sites de experiências e realizar em qualquer lugar do mundo, com poucas horas semanais ou diárias.
O Airbnb, por exemplo, oferece, dentro da plataforma, o serviço de experiências para divulgar para outros viajantes. Além da divulgação, o site oferece feedbacks, painel de análises, seguro e cuida de todos os pagamentos. É uma oportunidade de mostrar o que sabe e ama fazer, além de monetizar com isso.
Outra opção é a Fiverr, focada em freelancers e no trabalho 100% online. Ela abrange serviços de marketing digital, redação, designer, animação, ilustração, programação, entre outros.
Se você sabe fazer gestão de redes sociais ou criação de identidade visual, por exemplo, é uma ótima oportunidade para atrair novos clientes. Basta criar um anúncio na categoria desejada, descrever o serviço, colocar o seu preço e prazo de entrega e pronto!
5- Influência digital
Se você é daqueles que ama fotografia e audiovisual, cria bons conteúdos e engaja uma comunidade, saiba que é possível conquistar uma “renda passiva” trabalhando para marcas, por intermédio de plataformas de influenciadores. É o caso da Viral Nation e da Samy Road, por exemplo. Ambas fazem ações com marcas e clientes internacionais.
Essas empresas são responsáveis por mapear e selecionar perfis nas redes sociais que tenham fit com a campanha, monitorando desde a criação do conteúdo, estratégia até a finalização com o pagamento.
Não tenho uma conta para receber do exterior. E agora?
Boa parte das plataformas que oferecem trabalho online pagam pelos “freelas” em dólar, mas isso não é um problema, pois existem várias maneiras de receber os pagamentos. Uma boa escolha é a Husky, que tem porcentagem fixa e o pagamento é fechado no dólar do Google. A empresa é 100% digital, com o cadastro é todo feito pelo app.
Com essas dicas, você já pode encarar o desafio do nomadismo digital e planejar sua próxima viagem trabalhando pelo mundo.
.fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe { width: 600px !important; }
O post Nômade Digital: 5 dicas de como ganhar dinheiro trabalhando online apareceu primeiro em Jornal Contábil – Um dos Maiores Portais de Notícias do Brasil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui