A expressão nômade digital se tornou popular atualmente, descrevendo uma nova categoria de profissionais mais flexíveis e livres para exercer o seu trabalho em qualquer espaço geográfico.
Esse conceito é relativamente novo, mas o estilo de vida vem atraindo adeptos em todo o mundo, tornando-se cada vez mais comum no mercado de trabalho.
Afinal, é possível estar em constante movimento e realizar viagens frequentes sem comprometer suas atividades.
Se você se interessou pelo conceito de nômade digital e pelas vantagens desse formato, vale a pena conferir as principais profissões que estão aderindo ao modelo. Continue acompanhando e confira!
O que é nômade digital?
Nômade digital é um profissional que trabalha de forma remota e, por isso, não precisa estar presente em um determinado escritório, cidade ou país.
Dessa maneira, pode trabalhar a partir de qualquer lugar do mundo, com apenas algumas condições, como uma conexão estável de internet.
Além disso, é importante definir algumas características desse conceito. Um profissional que trabalha online em casa, sem viajar, ou sem se mudar constantemente, não pode ser considerado nômade digital.
Da mesma forma, viajantes frequentes que trabalham nos locais que estão visitando também não se enquadram, visto que o nômade presta serviços apenas virtualmente.
Leia também: Nômade digital: como trabalhar em qualquer cidade do mundo?
Por que o nômade digital vem ganhando popularidade?
O nômade digital se popularizou na era do “pós-Covid”, que trouxe possibilidades de uma vida menos fixa e mais autônoma.
Uma vez que o mundo entendeu que não é necessário fazer parte de um ambiente tradicional para realizar o seu trabalho, esse se tornou um dos principais motivos para o crescimento de adeptos.
Além disso, o mundo tem se transformado de forma significativa nos últimos anos. Com isso, muitos profissionais estão reconsiderando ficar em casa ou em apenas um local para realizar suas tarefas.
Ainda, muitas pessoas estão buscando um estilo de vida mais livre e menos convencional, contribuindo para essa popularidade.
Leia também: Ministério estabeleceu visto temporário de nômades digitais no Brasil
Onde o nômade digital costuma trabalhar?
O nômade digital pode trabalhar em qualquer lugar que desejar. É comum imaginar pessoas em locais como praias, mas existem infinitas possibilidades de atuação remota.
Desde que exista conexão com internet, os trabalhadores adeptos a esse estilo não enfrentam restrições.
Assim, alguns dos locais mais comuns que os nômades podem trabalhar são:
- Cafés;
- Restaurantes;
- Bibliotecas;
- Hotéis;
- Em contato com a natureza;
- Airbnb.
Para realizar o seu trabalho, o nômade digital precisa apenas considerar, em sua viagem, locais onde possam estar online.
Quais os benefícios de se tornar um nômade digital?
Cada vez mais profissionais estão procurando esse estilo de vida por conta dos benefícios que ele apresenta. Confira abaixo alguns dos principais motivos para se tornar esse tipo de profissional:
Qualidade de vida
Em um emprego tradicional, é comum situações onde os funcionários se sentem esgotados e sem motivação, visto que podem estar insatisfeitos com suas atividades.
Logo, ao se tornar um nômade digital, é possível realizar tarefas com as quais se identifique mais. A satisfação e o gosto pessoal influenciam na qualidade de vida do indivíduo.
Leia também: Nômade Digital: 5 dicas de como ganhar dinheiro trabalhando online
Trabalhar de qualquer lugar
Trabalhar em qualquer lugar certamente é um dos principais benefícios de se tornar um nômade digital.
Afinal, para cumprir um trabalho o profissional pode estar em qualquer espaço geográfico, seja no campo, em uma casa ou hotel.
Dessa forma, pode realizar as suas tarefas sem precisar ficar restrito a um escritório em períodos convencionais de jornada, além de poder viajar.
Fazer seu próprio cronograma
Ao fazer o seu próprio cronograma, o profissional não precisará ter horários para realizar as suas tarefas, desde que cumpra com as funções e utilize as ferramentas necessárias para o projeto.
Assim, é possível definir preferências como trabalhar durante a noite ou pela manhã, de modo a cumprir o cronograma de forma mais confortável e compatível com sua demanda, além de mudar conforme o fuso horário do território naquele determinado período.
Quais as principais profissões do nômade digital?
Atualmente, existem diversas profissões que permitem se tornar nômade digital. Assim, vale a pena optar por aquela que mais combine com o perfil e com as habilidades, para ter maior êxito no mercado. Veja alguns exemplos abaixo:
Fotógrafos
Como esse profissional tem a possibilidade de visitar muitos lugares interessantes, ele pode contar com a oportunidade de tirar fotos como profissão.
Desse modo, ser fotógrafo é uma alternativa para aderir a esse estilo de vida, vendendo fotos por meio da internet ou realizando trabalhos e ensaios.
Designer
O mercado de designer está com oportunidades para novos profissionais que desejam mais autonomia.
Assim, projetistas, desenhistas e outras especialidades conseguem se tornar um nômade digital.
Isso porque esse segmento permite trabalhar de maneira remota apenas por meio de computadores com programas necessários e conexão com a internet.
Redatores
Para quem é redator ou tem habilidade com escrita, essa é uma área com possibilidades para se tornar um nômade digital,
Isso porque o profissional desse segmento pode elaborar e revisar textos, artigos e conteúdos para diversos segmentos, como sites, redes sociais e blogs.
Além disso, pode atuar na redação e na produção de peças publicitárias de maneira totalmente online.
Programadores
O mercado de programadores é prático para quem deseja apenas se conectar e trabalhar de qualquer local, de forma remota.
Por isso, é uma opção para quem tem habilidades ou deseja fazer uma graduação no setor para trabalhar na área como nômade digital.
Quando decidir ser um nômade digital?
Se você está cansado de viver a rotina de um escritório tradicional, e planeja optar por um estilo do qual seja possível definir as suas prioridades, além de poder conciliar trabalho com viagens, vale a pena considerar ser um nômade digital.
Para isso, é importante ter um nível de disciplina e de organização bem-planejado.
Isso porque, mesmo oferecendo oportunidades e experiências únicas, para ser um nômade digital também é preciso cumprir cronogramas e prazos, além de saber como gerenciar os ganhos de renda online.
Nesse caso, vale a pena saber mais sobre o mercado financeiro antes de tomar essa decisão.
Venha conhecer a Facilite Contabilidade e veja dicas para administrar suas atividades e ter mais flexibilidade na profissão sem comprometer o controle financeiro.
Ficou com dúvidas ou precisa de assessoria contábil? Fale com um de nossos especialistas!
Original de Facilite
O post Nômade digital: Três principais áreas, o que é e quais os benefícios desse modelo de trabalho! apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui