Segundo o IBGE, 14,6 milhões de cidadãos estão desempregados, o número de inadimplentes tem crescido exponencialmente no país.
Se você ainda não sabe o que é estar negativado e como isso acontece, continue a leitura e entenda agora mesmo o que esses termos do cotidiano querem dizer de fato.
O que significa estar negativado com os órgãos de proteção ao crédito
O nome de alguma pessoa é inscrito no Serasa ou no SPC quando uma dívida deixou de ser paga e a data de vencimento já foi ultrapassada.
Atrasar uma conta não implica necessariamente na inscrição do nome em um órgão de proteção ao crédito, isso costuma ocorrer quando o vencimento já passou a muito tempo.
No Brasil mais de 60 milhões de pessoas estão negativas, infelizmente esse tipo de coisa dificulta e muito a vida do brasileiro.
Quais são as consequências do nome negativado?
A negativação do nome implica que o consumidor não cumpre com suas pendências fiscais, dessa forma fica difícil conseguir usufruir de serviços financeiros como empréstimos, financiamentos e até mesmo o cartão de crédito pode acabar sendo limitado.
A pessoa com o nome negativado não pode emitir talões de cheque, nem alugar algum imóvel, é quase impossível recorrer ao crediário principalmente quando ocorre a consulta do CPF.
O que são os órgãos de proteção ao crédito?
O SPC, Serasa e o SCPC são algumas das empresas que atuam no Brasil na proteção do crédito, os serviços que elas prestam são bem similares, mas não querem dizer que são a mesma coisa.
O Serasa, por exemplo, é composto por um banco de dados com o nome de pessoas com dívidas em aberto com instituições e entidades financeiras.
Muitas dessas pessoas deixaram de efetuar o pagamento de cartões de crédito, empréstimos e cheque especial.
Já o SPC e o SCPC tem como composição dos seus bancos de dados, os nomes de indivíduos que estão devendo lojas credenciadas.
Quando alguém deixa de arcar com o pagamento de algum serviço ou bem disponibilizado por essas lojas credenciadas, acaba tendo o nome cadastrado em seus bancos de dados.
Consulte seu CPF e salde suas dívidas
Descobrir se seu nome está negativado é bem fácil, basta fazer uma pesquisa pela internet, utilize o número do seu CPF para verificar nos sites das entidades protetoras de crédito.
No caso onde foi consultado e existem dívidas em aberto, é preciso pagar as pendências para ter o nome retirado do banco de dados.
Atualmente, o Serasa vem promovendo o feirão Serasa Limpa Nome, o evento acontece em parceria de várias instituições que concedem descontos únicos para que as dívidas sejam quitadas.
O feirão vai até o dia 5 de setembro, mas ocorrem várias edições durante o ano. Basta ficar de olho no site do Serasa para aproveitar e renegociar as dívidas.
Redator(a): Iana Filizola
O post Nome negativado: entenda o que isso quer dizer e como resolver essa questão apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui