Pensar em nomes para escritório de contabilidade não é uma tarefa exclusiva de quem está abrindo uma nova empresa contábil. Uma mudança, por exemplo, pode integrar um projeto de reestruturação da marca. Também pode ser resultado de uma fusão ou incorporação. Seja qual for o motivo, este momento costuma representar um importante desafio.

Nomes para escritório de contabilidade: como definir

Usar o próprio nome do contador, o sobrenome da família, reafirmar uma qualidade, focar no diferencial, ser criativo e original. Como podemos ver, há muitas variáveis que podem ser consideradas quando se fala em nomes para escritório de contabilidade.

Embora essa escolha carregue um peso importante no sucesso da empresa contábil, não há uma receita única que se aplique a todas elas. Mas para tornar esse desafio menos complicado, temos algumas dicas para você.

Foque no que deseja transmitir

O nome da empresa ajuda a transmitir ao público os seus valores. Com essa certeza em mente, reflita sobre a percepção que você gostaria que as pessoas tivessem no momento que têm contato com o seu nome.

Usar estrangeirismos, por exemplo, pode transmitir glamour, mas não deixar claro que se trata de uma empresa contábil. O mesmo acontece ao usar o próprio nome ou sobrenome, o que reforça uma marca pessoal, mas só contribui se ela já for forte o suficiente no mercado.


  • Nomes para escritório de contabilidade: os desafios da escolha e da renovação

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var htmlDiv = document.getElementById(“rs-plugin-settings-inline-css”); var htmlDivCss=””;
if(htmlDiv) {
htmlDiv.innerHTML = htmlDiv.innerHTML + htmlDivCss;
}else{
var htmlDiv = document.createElement(“div”);
htmlDiv.innerHTML = “” + htmlDivCss + “”;
document.getElementsByTagName(“head”)[0].appendChild(htmlDiv.childNodes[0]);
}

var htmlDiv = document.getElementById(“rs-plugin-settings-inline-css”); var htmlDivCss=””;
if(htmlDiv) {
htmlDiv.innerHTML = htmlDiv.innerHTML + htmlDivCss;
}else{
var htmlDiv = document.createElement(“div”);
htmlDiv.innerHTML = “” + htmlDivCss + “”;
document.getElementsByTagName(“head”)[0].appendChild(htmlDiv.childNodes[0]);
}

/******************************************
– PREPARE PLACEHOLDER FOR SLIDER –
******************************************/

var setREVStartSize=function(){
try{var e=new Object,i=jQuery(window).width(),t=9999,r=0,n=0,l=0,f=0,s=0,h=0;
e.c = jQuery(‘#rev_slider_2_5’);
e.responsiveLevels = [1240,1024,778,480];
e.gridwidth = [720,720,720,480];
e.gridheight = [240,240,240,400];

e.sliderLayout = “auto”;
if(e.responsiveLevels&&(jQuery.each(e.responsiveLevels,function(e,f){f>i&&(t=r=f,l=e),i>f&&f>r&&(r=f,n=e)}),t>r&&(l=n)),f=e.gridheight[l]||e.gridheight[0]||e.gridheight,s=e.gridwidth[l]||e.gridwidth[0]||e.gridwidth,h=i/s,h=h>1?1:h,f=Math.round(h*f),”fullscreen”==e.sliderLayout){var u=(e.c.width(),jQuery(window).height());if(void 0!=e.fullScreenOffsetContainer){var c=e.fullScreenOffsetContainer.split(“,”);if (c) jQuery.each(c,function(e,i){u=jQuery(i).length>0?u-jQuery(i).outerHeight(!0):u}),e.fullScreenOffset.split(“%”).length>1&&void 0!=e.fullScreenOffset&&e.fullScreenOffset.length>0?u-=jQuery(window).height()*parseInt(e.fullScreenOffset,0)/100:void 0!=e.fullScreenOffset&&e.fullScreenOffset.length>0&&(u-=parseInt(e.fullScreenOffset,0))}f=u}else void 0!=e.minHeight&&f<e.minHeight&&(f=e.minHeight);e.c.closest(".rev_slider_wrapper").css({height:f})

}catch(d){console.log("Failure at Presize of Slider:"+d)}
};

setREVStartSize();

var tpj=jQuery;

var revapi2;
tpj(document).ready(function() {
if(tpj("#rev_slider_2_5").revolution == undefined){
revslider_showDoubleJqueryError("#rev_slider_2_5");
}else{
revapi2 = tpj("#rev_slider_2_5").show().revolution({
sliderType:"standard",
jsFileLocation:"//www.jornalcontabil.com.br/wp-content/plugins/revslider/public/assets/js/",
sliderLayout:"auto",
dottedOverlay:"none",
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swipe_direction: "horizontal",
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}
,
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tmp:'',
left: {
h_align:"left",
v_align:"center",
h_offset:30,
v_offset:0
},
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h_align:"right",
v_align:"center",
h_offset:30,
v_offset:0
}
}
,
bullets: {
enable:true,
hide_onmobile:true,
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style:"hephaistos",
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h_offset:0,
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space:5,
tmp:''
}
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type:"mouse",
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}
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}
}); /*ready*/

var htmlDivCss = unescape(“.hesperiden.tparrows%20%7B%0A%09cursor%3Apointer%3B%0A%09background%3Argba%280%2C0%2C0%2C0.5%29%3B%0A%09width%3A40px%3B%0A%09height%3A40px%3B%0A%09position%3Aabsolute%3B%0A%09display%3Ablock%3B%0A%09z-index%3A100%3B%0A%20%20%20%20border-radius%3A%2050%25%3B%0A%7D%0A.hesperiden.tparrows%3Ahover%20%7B%0A%09background%3Argba%280%2C%200%2C%200%2C%201%29%3B%0A%7D%0A.hesperiden.tparrows%3Abefore%20%7B%0A%09font-family%3A%20%22revicons%22%3B%0A%09font-size%3A20px%3B%0A%09color%3Argb%28255%2C%20255%2C%20255%29%3B%0A%09display%3Ablock%3B%0A%09line-height%3A%2040px%3B%0A%09text-align%3A%20center%3B%0A%7D%0A.hesperiden.tparrows.tp-leftarrow%3Abefore%20%7B%0A%09content%3A%20%22%5Ce82c%22%3B%0A%20%20%20%20margin-left%3A-3px%3B%0A%7D%0A.hesperiden.tparrows.tp-rightarrow%3Abefore%20%7B%0A%09content%3A%20%22%5Ce82d%22%3B%0A%20%20%20%20margin-right%3A-3px%3B%0A%7D%0A.hephaistos%20.tp-bullet%20%7B%0A%09width%3A12px%3B%0A%09height%3A12px%3B%0A%09position%3Aabsolute%3B%0A%09background%3Argba%28153%2C%20153%2C%20153%2C%201%29%3B%0A%09border%3A3px%20solid%20rgba%28255%2C255%2C255%2C0.9%29%3B%0A%09border-radius%3A50%25%3B%0A%09cursor%3A%20pointer%3B%0A%09box-sizing%3Acontent-box%3B%0A%20%20%20%20box-shadow%3A%200px%200px%202px%201px%20rgba%28130%2C130%2C130%2C%200.3%29%3B%0A%7D%0A.hephaistos%20.tp-bullet%3Ahover%2C%0A.hephaistos%20.tp-bullet.selected%20%7B%0A%09background%3Argba%28255%2C%20255%2C%20255%2C%201%29%3B%0A%20%20%20%20border-color%3Argba%280%2C%200%2C%200%2C%201%29%3B%0A%7D%0A”);
var htmlDiv = document.getElementById(‘rs-plugin-settings-inline-css’);
if(htmlDiv) {
htmlDiv.innerHTML = htmlDiv.innerHTML + htmlDivCss;
}
else{
var htmlDiv = document.createElement(‘div’);
htmlDiv.innerHTML = ” + htmlDivCss + ”;
document.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(htmlDiv.childNodes[0]);
}

 

Se você deseja um nome para enaltecer um diferencial competitivo, essa pode ser uma estratégia interessante. Mas ela exige ainda mais atenção na escolha das palavras.

Por exemplo, caso o destaque da sua empresa contábil seja o valor que entrega ao cliente, o vocábulo “valor” tem grande chance de ser interpretado pelo público geral como “preço”. E, nesse caso, há interesses distintos. Se o cliente quer um preço baixo, pode não compreender a ideia de valor alto.

Estabeleça um processo criativo

A proposta de foco no que deseja transmitir, sobre a qual acabamos de falar, deve integrar um processo criativo. O objetivo é elevar a eficiência da escolha entre os possíveis nomes para escritório de contabilidade. Ou seja, alcançar a melhor definição no menor tempo possível.

Seja sozinho, em um primeiro momento, ou em grupo, estabeleça um momento para se concentrar exclusivamente na escolha do nome. Para tanto, é imprescindível evitar qualquer tipo de distração que possa atrapalhar o objetivo central.

Garanta um período de tempo sem interrupções, de preferência em um ambiente agradável e livre de qualquer barulho capaz de trazer prejuízos ao processo. Este será um momento no qual o único compromisso será gerar ideias, estudá-las e filtrá-las.

Se puder fazer isso com mais pessoas diretamente envolvidas no projeto, como colaboradorese outros contadores, melhor. Do contrário, vale reunir outras pessoas do seu convívio social, como familiares e amigos. E isso nos leva à próxima dica: fazer um brainstorming.

Se possível, faça um brainstorming

Brainstorming é uma reunião conhecida como tempestade de ideias. É um momento no qual um grupo se dispõe a apresentar e analisar ideias. É uma estratégia que pode ser considerada como imprescindível dentro do processo criativo.

Para promover esse encontro, siga a dica de definir um momento específico para isso. Tenha pelo menos dois ou três participantes além de você. Limite a oito pessoas para garantir aorganização das ideias. Tenha alguém com a função específica de tomar nota do que está sendo debatido.

É importante atuar como mediador, garantindo que o foco não se perca. Seja o primeiro a falar, para deixar claro o que deseja que o nome do escritório transmita. Depois, estimule todos a opinar, a apresentar suas ideias e avaliar as demais.

Você deve ainda determinar um momento para encerrar o encontro. Antes disso, porém, precisa estabelecer uma espécie de classificação para as melhores ideias. Se for possível definir uma vencedora já nesse encontro, ótimo. Caso contrário, não desanime. Tome uma água, dê um tempo e volte a refletir sozinho sobre as sugestões de nomes para escritório de contabilidade.

Colete opiniões

Com ou sem brainstorming, caso se sinta mais seguro para “bater o martelo”, ouça novamente a opinião das pessoas nas quais mais confia. Pode ser um líder no escritório, um mentor, sua esposa e filhos. A sua decisão está tomada, mas, muitas vezes, falta esse empurrãozinho para dar o próximo passo.

O peso da contabilidade digital nessa escolha

Você sabe como a sua estratégia de contabilidade digital influencia no nome do escritório? Não, não estamos falando do uso de palavras como “online” ou “virtual” na nomenclatura. Mas é importante pensar em sua posição na internet, sem dúvidas.

Já falamos aqui no blog sobre a importância do SEO para empresas contábeis. São técnicas que ajudam seu escritório a ser encontrado no Google. Essa é uma excelente porta de entrada para que o público conheça seus serviços.

Mas o que nomes de escritório de contabilidade têm a ver com isso?

Há duas questões principais a considerar. A primeira é que é muito importante que o domínio(e a URL, o endereço do seu site ou blog) esteja relacionado ao nome do escritório. Se usar um nome muito comum, essa tarefa se torna difícil, pois são grandes as chances de o domínio já estar registrado.

A segunda diz respeito às buscas no Google em si. Os usuários fazem pesquisas nele a partir de palavras-chaves. São os termos que eles digitam ali. Então, é importante considerar que há palavras e expressões com um maior número de buscas do que outras.

Se você encontrar um bom nome para empresa contábil que tenha um número interessante de buscas, é boa a possibilidade de o Google entregar ao usuário o seu site ou blog como resposta.

Em tempos nos quais a contabilidade assume cada vez mais o seu papel digital, quando a presença na internet deixa de ser um luxo para virar uma exigência, é importante pensar nisso. Você tem aí mais um fator a considerar na sua escolha.

Dedique-se à construção do seu nome

Seja para inaugurar a sua empresa contábil ou para estabelecer um novo posicionamento do escritório, um bom nome faz toda a diferença. Seu nome é sua marca. É a primeira ação de marketing do negócio.

Dedicar-se à sua construção exerce influência, inclusive, em seus resultados. Agora, você tem boas informações para que esse impacto seja positivo. Coloque em prática o que aprendeu hoje e mostre ao mercado a sua verdadeira identidade.

 – ContaAzul

Via ContaAzul patrocinador do Jornal Contábil

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Fonte: jc