De acordo com o Startups Report Brasil 2022-2023, estudo realizado pelo Observatório, da plataforma Sebrae Startups, o ecossistema de inovação e startups está aquecido no Nordeste. O relatório, divulgado de forma inédita durante o Startup Summit 2023, mostrou que o Sudeste lidera com 3.509 startups, seguido da região Sul, que aparece com 2.209. No entanto, no Nordeste o número também é expressivo, são 1.250 startups impactadas pelo Sebrae. Para a região Norte, o número é de 424 e, no Centro-Oeste do país, são 385 startups atendidas pela entidade.
Os números evidenciam um aquecimento da região Nordeste, que apresenta uma boa representatividade frente aos já consolidados polos do Sul e Sudeste. Já o Norte e o Centro-Oeste possuem oportunidade de crescimento. Ainda de acordo com o relatório, 72,69% dos negócios de startups atendidas pelo Sebrae no Brasil são de empresas que vendem para outros negócios, sendo 58,53% B2B e 14,16% B2B2C. Apenas 25,16% atuam diretamente com consumidor final, no modelo B2C – no entanto, há uma tendência de crescimento deste modelo.
Os segmentos mais atendidos são os de Tecnologia da Informação (TI), com 23,34%, Saúde (15,14%) e Agronegócio (12,31%). Como principais modelos de receita, destacam-se Vendas Diretas (38,17%) e Software as a Service (SaaS), com 27,35%. Ainda, 69,5% das startups são microempresas em estágio de Tração (38,74%) e Validação (25,14%).
Por fim, o relatório revela que 71,13% dos sócios são do gênero masculino e apenas 23,44% feminino, o que demonstra a importância de seguir ampliando as políticas de incentivo da participação das mulheres no ecossistema de startups. O Mapeamento da Abstartups de 2021 apontou um número ainda menor, de 17% de sócias empreendedoras, o que mostra uma proporção levemente maior nas startups atendidas pelo Sebrae.
Lançamento durante o Startup Summit 2023
Os participantes do Startup Summit puderam acompanhar, no segundo dia de evento, tanto on-line quanto presencialmente, o lançamento do Observatório Sebrae Startups, primeira plataforma brasileira que agrega dados sobre o ecossistema de startups. Somente no ano de 2022, a entidade atendeu mais de 7.700 startups e impactou mais de 14 mil profissionais em todo o país.
A iniciativa do Sebrae Startups busca ser fonte de informações confiáveis do mercado nacional de startups. Através do Observatório, empreendedores, investidores, aceleradoras, poder público e todo o ecossistema de inovação poderão acompanhar as principais tendências e oportunidades do mundo das startups. A plataforma vem para democratizar o acesso a dados que facilitem a tomada de decisões diante do mercado nacional e reverberar a capilaridade do Sebrae dentro do ecossistema de startups.
“Com base nos dados compilados, o Sebrae Startups se compromete a fortalecer ainda mais o suporte às startups e empreendedores brasileiros, oferecendo programas, capacitações e conexões estratégicas para que esses negócios inovadores prosperem e alcancem patamares cada vez mais elevados”, afirma Luc Pinheiro, diretor-técnico do Sebrae de Santa Catarina.
Além de centralizar e integrar as ações do Polo Sebrae de Startups e oferecer o acesso a dados de perfil de startups a nível nacional, o Observatório Nacional do Sebrae Startups possibilitará o cruzamento de dados de startups com dados socioeconômicos por estado e região e a divulgação de estudos periódicos sobre o mercado de startups no Brasil. Na plataforma será possível acompanhar as principais oportunidades, notícias e informações relevantes sobre legislação para startups e estudos periódicos exclusivos sobre o mercado de startups no Brasil.
Principais destaques do relatório:
- Em 2022, o Sebrae atendeu 7.777 startups em atividade no Brasil.
- 70% dessas startups são classificadas como microempresas.
- 14 mil profissionais estão posicionados no mercado como sócios, fundadores ou CEOs dessas empresas atendidas pelo Sebrae.
- 58% das empresas trabalham com o modelo de negócio B2B, ou seja, as startups vendem seus produtos para outras empresas.
As startups estão presentes e pensando em soluções inovadoras em diversos setores da sociedade. No país, elas atendem principalmente aos segmentos de Tecnologia da Informação, Educação, Agronegócio e Saúde/Bem-estar.
Sobre o Sebrae Startups
A plataforma Sebrae Startups agrega iniciativas de capacitação, conexão e fortalecimento de empresas em early stage para fomentar o empreendedorismo inovador em todo o Brasil. O novo projeto engloba a capilaridade e a força da marca Sebrae para criar a maior rede de startups da América Latina. O objetivo é desenvolver o setor tecnológico em todas as regiões do país.
Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui