Por Ingrid Castilho
Comunicação do CFC

”Ser contábil: humano, digital e ético, esse é o lema que vai nortear os assuntos que discutiremos no 21º CBC, e nós convidamos a todos a participarem. Nós esperamos, em especial, a classe contábil capixaba nesse encontro.” Foi dessa forma que o vice-presidente administrativo do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Sérgio Faraco, convidou, em nome do CFC, os mais 10,5 mil profissionais da contabilidade do Espírito Santo para o 21° Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC). O evento que acontecerá entre os dias 15 a 18 novembro em Balneário de Camboriú (Santa Catarina) terá como foco as inovações tecnológicas e o futuro da profissão contábil.

O convite aconteceu durante a cerimônia de posse da diretoria do Conselho Regional do Espírito Santo (CRCES), realizada nesta quarta-feira (12), em que Faraco participou representando o presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda.

O vice-presidente destacou que são esperadas cerca de oito mil pessoas para o Congresso que já tem mais de 250 atividades técnicas planejadas. Além disso, há confirmados para o evento 300 palestrantes para o evento, 15 fóruns, além de uma feira de negócios. Ações de sustentabilidade e bem-estar também fazem parte da programação. “No primeiro dia de evento, nós iremos fazer uma caminhada pela orla marítima do Balneário. A expectativa é que de cerca de três mil pessoas participem”, comentou.

O convite não ficou apenas para os presentes na solenidade. Em entrevista à TV Capixaba, afiliada da rede Band do Estado, Faraco reforçou o chamado, além de também ter falado sobre a importância e função do CFC. Ele destacou aos capixabas que as inscrições para o Exame de Suficiência estão abertas, assim como o prazo para submissão de artigos técnicos e científicos que serão apresentados no 21º CBC.

“O principal papel do CFC e dos Conselhos Regionais é o registro, a fiscalização e a educação continuada. A partir da lei N.º 12.449, nós começamos a fazer o Exame de Suficiência que, inclusive, está com inscrições abertas. Então aqueles que estão iniciando na carreira contábil podem se inscrever”, disse Faraco.

Posse da Diretoria do CRCES

Para registrar o início da gestão 2020/2021, o CRCES comemorou na noite desta quarta-feira (12), a posse da nova diretoria da instituição. A solenidade aconteceu em Vitória e contou com a participação de 450 pessoas.

Faraco desejou uma boa gestão à nova presidente do CRCES, Carla Cristina Tasso. Ele relembrou que acompanhou quase todas as posses dos últimos presidentes do Estado e que se sentia honrado por estar ali novamente. Por fim, em referência a chegada do novo biênio disse: “Otimismo para 2020. Será um ano muito melhor que 2019”.

Presidente

A contadora Carla Cristina Tasso é uma das precursoras do movimento da Mulher Contábil no Estado, e na última gestão atuava como vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCES. Durante a solenidade, ela apresentou o Plano de Gestão 2020/2021. “Nós temos como meta uma gestão que pretende trazer uma maior aproximação entre ao profissional contábil e a sociedade. Ela será pautada em palavras como disrupção, conhecimento, valorização, transparência, humildade e orgulho de ser contador e de servir à nossa classe”, disse Carla.

Ao fim, ela agradeceu a todos os convidados que participaram da cerimônia de posse, em especial, as mulheres da classe contábil, expressando sua alegria em assumir o novo cargo.

Atos de Intenção
A solenidade também foi palco da assinatura de dois protocolos de intenções entre o CRCES, a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Espírito Santo (ADERES) e o Governo do Estado.

O primeiro documento diz respeito a uma parceria para que o CRC, com apoio da ADERES, realize projetos de capacitação aos pequenos empresários capixabas. Já o segundo trata-se de um ofício para institucionalizar o Fórum da REDESIM (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) no estado.

Os protocolos foram assinados pela vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes; pelo diretor técnico da ADERES, Hugo Tofoli; e pela presidente Carla Tasso. Assinaram como testemunhas, o vice-presidente Sérgio Faraco e o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Sérgio Approbato.

Em seu discurso, Jacqueline Moraes falou sobre a importância dos protocolos e parabenizou a nova presidente. “Essa ação é muito importante, pois nós precisamos fortalecer e enriquecer os pequenos empresários capixabas,  de forma a ampliar o conhecimento deles”, finalizou.

 

 

 

Fonte: Contábeis
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui