Ainda em dezembro de 2021, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu por reformular a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As alterações aprovadas através da resolução 886, entram em vigor em 1º de junho de 2022.
Vale ressaltar que não há necessidade de correr para realizar a troca do documento, dado que a versão antiga da CNH ainda será válida para apresentação. Nesta linha, o novo modelo será estabelecido gradualmente à medida que os condutores forem emitindo ou renovando a carteira de motorista.
Ademais, em meio a renovação ou emissão da CNH, o motorista poderá optar pela versão física, digital, ou ambas. Isto será de total critério do titular do documento. Enfim, continue sua leitura e fique por dentro de todas as alterações que serão aplicadas na carteira de habilitação.
Nova CNH: veja as mudanças
A partir de junho de 2022, a CNH será disponibilizada em um formato conforme descreve os tópicos abaixo. Alguns aspectos foram alterados e outros mantidos. Confira:
- Novo visual do documento impresso, como cores verdes e amarelas;
- Indicação da categoria a qual o motorista é habilitado à dirigir, com a imagem do veículo do lado;
- A assinatura do titular se encontrará logo abaixo da foto;
- Informação indicando se o motorista utiliza o veículo para trabalho;
- Campo específico indicando possíveis restrições médicas;
- Indicadores para documentos temporários (letra “P”) ou definidos (letra “D”);
- Itens que somente serão visto por luz ultravioleta;
- Mantimento do uso do Qr code, adotado ainda em 2017;
- O posicionamento da foto também será mantido.
Prazos de renovação da CNH
Por fim, vale lembrar que em 2022, os prazos da CNH foram alterados, de modo que ficaram mais flexíveis. Veja o que mudou:
Antes das mudanças
Após as mudanças
Importante! Os novos prazos só passam a valer mediante a renovação da CNH no Detran, ou seja, a validade presente no documento permanece a mesma.
O post Nova CNH: veja o que muda no documento a partir de junho apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui