Nesta data em que celebramos o Dia do Contador, propomos uma reflexão sobre o novo papel do profissional contábil diante do surgimento das tecnologias habilitadoras: AI, IoT, Blockchain, realidade virtual, computação em nuvem e muitas outras.
É amplamente reconhecido hoje em dia que a tecnologia tem sido uma das maiores forças transformadoras do mundo. Na última década, temos testemunhado a chegada e o avanço das chamadas “tecnologias habilitadoras”, aquelas que trazem consigo a capacidade de uma mudança radical na cultura, no comportamento, na criação de produtos e serviços, e no modo de vida da sociedade.
Inserida nesse contexto, a contabilidade tem passado por grandes transformações disruptivas nos últimos anos, demonstrando como essas tecnologias habilitadoras podem redesenhar e introduzir um novo paradigma, consequentemente, demandando uma mudança de mentalidade. Inteligência artificial, sistemas ciberfísicos, integração de sistemas e computação em nuvem têm gradualmente delineado uma nova era para a profissão contábil, exigindo do contador flexibilidade, habilidades para além das técnicas e operacionais, e a necessidade de um olhar não apenas sobre a atividade em si, mas também sobre o que acontece no mundo.
De acordo com Elinton Marçal, diretor fundador da SCI Sistemas, o grande desafio do contador hoje é compreender as muitas ferramentas disponíveis no mercado e saber como aproveitá-las em seu benefício. “Percebemos que muitas empresas contábeis aplicam tecnologias para resolver problemas de processos ou mantêm sistemas obsoletos, ou ainda não compreendem todo o potencial de cada uma delas.” Segundo ele, dada a constante evolução da tecnologia, é fundamental manter-se atualizado para garantir um desempenho consistente e seguro. “Esse desafio do contador inclui a compreensão de todas essas tecnologias, a habilidade de escolher aquelas que realmente agregarão valor ao seu negócio contábil, como produtividade, escalabilidade ou segurança, sem esquecer a importância do treinamento.”
Essa evolução da contabilidade diante das transformações tecnológicas também é destacada por Fabiano Azevedo, empresário contábil e embaixador da Omie, que enfatiza a mudança de paradigma do contador na nova era tecnológica: “Falar sobre o contador nessa nova era da tecnologia é muito relevante, pois ele deixa de ser um mero cumpridor de conformidades e passa a ser um profissional estratégico e consultivo, gerando valor para seus clientes e auxiliando no desbloqueio do crescimento das empresas por meio de sua visão empreendedora.”
A tecnologia, segundo Azevedo, permite que os empresários tenham tempo para se dedicar a questões pessoais e estratégicas, utilizando ferramentas contábeis como OneFlow e G-Click, oferecendo serviços de BPO financeiro, consultorias específicas e diversas outras estratégias de monetização. Ele destaca ainda a capacidade do contador de analisar seus clientes e identificar quais estão trazendo lucratividade para o escritório.
O essencial permanece
No entanto, é fundamental destacar que, mesmo com todas essas transformações tecnológicas, o papel central do contador no mundo empresarial permanece intacto. Como ressalta Daniel Coêlho, presidente da Fenacon: “O profissional de contabilidade possui habilidades técnicas altamente diferenciadas, mesmo em plena era de avanços tecnológicos e automação de processos. Em um cenário onde a modernização é constante, o papel do contador continua sendo essencial para analisar todas as informações geradas pela empresa”, afirma o líder setorial.
Em um ambiente empresarial cada vez mais complexo e dinâmico, a gestão eficaz de uma empresa requer uma análise perspicaz de seus números e dados. “Somente o contador é capaz de proporcionar uma visão gerencial que permite aos empreendedores tomar decisões fundamentais para a gestão”, destaca Coêlho. Ele enfatiza que essas informações são cruciais para o desenvolvimento e crescimento da empresa e são valiosas para a sociedade em geral, fornecendo insights sobre a evolução dos números e seu significado.
Em suma, as transformações tecnológicas têm revolucionado a profissão contábil e redefinido o papel do contador no cenário empresarial. As tecnologias habilitadoras têm gerado mudanças profundas na cultura, no comportamento e na forma como os serviços contábeis são oferecidos, exigindo que o contador abrace essas tecnologias para se tornar um profissional estratégico e consultivo, capaz de agregar valor aos seus clientes e auxiliar no crescimento das empresas. Isso envolve não apenas o domínio das ferramentas disponíveis, mas também a capacidade de escolher aquelas que realmente trarão benefícios, bem como investir em treinamento para se manter atualizado.
Dia do Contador
O Dia do Contador é comemorado todos os anos em 22 de setembro no Brasil. A data marca a criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no país. O Decreto de Lei nº 7.988, de 22 de setembro de 1945, assinado pelo Presidente Getúlio Vargas, regulamentou e oficializou a criação do primeiro curso de ensino superior em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.
Daniel Coêlho, presidente da Fenacon, parabeniza todos os contadores pelo Dia do Contador e expressa seus votos de sucesso para o futuro: “A Fenacon deseja a todos um futuro repleto de sucesso e continuamos a apoiar firmemente essa profissão vital para o nosso país.”
Elinton Marçal, diretor fundador da SCI Contábeis, também felicita os contadores: “Parabéns a todos os contadores. A SCI Contábeis deve tudo a vocês nessas mais de três décadas de vida. Temos orgulho de sermos parceiros estratégicos do setor e auxiliá-los na importante missão de promover o desenvolvimento das empresas e o progresso do Brasil.”
O post Nova Era Contábil: como as tecnologias habilitadoras têm redefinido o Papel do Contador apareceu primeiro em ContNews.
Fonte: Portal Contnews
Escritório de contabilidade em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui