Para que o cidadão possa usufruir do seu veículo sem qualquer dor de cabeça, é necessário que o mesmo realize o pagamento do Licenciamento e do IPVA.
Com o pagamento do Licenciamento, o motorista conseguirá emitir o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), podendo então trafegar por todas as vias do país.
Porém, existe uma questão muito importante com relação ao motorista ter ou não em mãos o Certificado de Registro e Licenciamento do veículo, conforme o Código de Trânsito Brasileiro estabelece.
- Leia também: Projeto de lei pode tornar a emissão da CNH gratuita
Motorista precisa ter o CRLV em mãos?
Até 2016, o Código de Trânsito Brasileiro estabelecia que o porte do CRLV era obrigatório, porém, com a entrada da Lei nº 13.281, ficou determinado que o documento em questão é dispensável.
Porém, existe um grande pulo do gato nesta questão, pois, o porte do CRLV será dispensado, desde que, no momento da fiscalização, os fiscais consigam acessar ao sistema para consultar a situação do Certificado.
Logo, mesmo que seja um item dispensável, é muito importante que os motoristas tenham em mãos o CRLV para evitar possíveis problemas, principalmente caso a fiscalização não consiga acesso ao sistema.
Vale lembrar que a infração gerará uma autuação no valor de R$ 88,38.
Leia também: 15 infrações que podem suspender a sua carteira de motorista
Qual a importância do CRLV?
Se por ventura, o motorista seja parado em alguma fiscalização, será através do CRLV que a fiscalização conseguirá comprovar que o veículo tem a autorização necessária para circular pelas ruas, avenidas e rodovias de todo país.
Vale lembrar que para conseguir emitir o CRLV será preciso que o condutor pague em dia a taxa de licenciamento, o IPVA e as possíveis infrações que estejam pendentes de pagamento.
Após todas as pendências serem quitadas, é possível emitir o CRLV digital, mediante o pagamento de taxa variável, nos seguintes Estados
Após pagamento de todos os débitos do veículo, será possível gerar o CRLV digital, mediante pagamento da taxa variável para os seguintes Estado:
- Goias;
- Maranhão;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Minas Gerais;
- Pará;
- Paraná;
- Piauí;
- Rio Grande do Norte;
- Rio de Janeiro;
- São Paulo;
- Tocantins.
Os demais estados brasileiros não listados, a emissão do CRLV deve ser feita pelo site do Detran estadual ou ainda pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito que pode ser baixada nos celulares Android e iOS.
O post Nova lei permite dirigir sem CRLV, porém é possível ser multado apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui