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O Novo ensino médio, vem sendo um assunto bastante comentado nos últimos dias, pois ele começa a valer neste ano.  Porém o que muitos não sabem é que ele foi aprovado há alguns anos em fevereiro de 2017 através da Medida Provisória nº 748/2016. 

A nova estrutura tem como objetivo principal garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes.

Um dos argumentos apresentados por quem defende a MP 746/2016 é a comparação com sistemas de ensino implantados em outros países como dos Estados Unidos, alguns países da Europa e Austrália.

O que vai mudar

  • Criação de Itinerários formativos
  • Aumento da carga horária
  • Ensino em tempo integral
  • Organização em módulos
  • Sistema de créditos
  • Atuação dos profissionais com notório saber
  • Formação Técnica

Entenda melhor sobre cada tópico abaixo.

Criação de Itinerários formativos

O itinerário formativo será escolhido por cada aluno logo no início do ensino médio. Onde as redes de ensino terão autonomia para definir quais os itinerários formativos irão ofertar.

A escola deverá criar os espaços e tempos de diálogo com os estudantes, mostrando suas possibilidades de escolha, avaliando seus interesses e, consequentemente, orientando-os nessas escolhas. As opções são:

  • Matemáticas e suas Tecnologias
  • Linguagens e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e
  • Formação Técnica/Profissional

Vale lembrar que as disciplinas de Matemática, Português, Educação Física, Artes, Filosofia e Sociologia serão obrigatórias na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Aumento da carga horária e Ensino em tempo integral

A carga horária da BNCC deve ter até 1800, a carga horária restante deverá ser destinada aos itinerários formativos, espaço de escolha dos estudantes.

Antes a carga horaria do ensino médio era de 800 horas anuais. Esse aumento ocorreu por que agora as algumas escolas iram ofertar ensino em tempo integral. Os alunos terão a sete horas diárias de aula, esse tempo será dividido entre as matérias obrigatórias e cursos complementares.

A BNCC contém o texto “O compromisso com a educação integral”, que prevê três pilares para estruturar tal modelo de educação:

  • Desenvolvimento pleno: A escola não deve se limitar a promover o acúmulo de informações, mas desenvolver nos seus alunos a habilidade de aprender a aprender.
  • Integração curricular: Os conteúdos escolares devem ser ensinados de modo que relações entre eles sejam estabelecidas
  • Visão de estudante: A educação deve ser voltada para acolhimento e reconhecimento da singularidade de cada criança, adolescente ou jovem adulto

Organização em módulos e Sistema de créditos

Agora o Ensino Médio poderá ser organizado em módulos onde o conteúdo é dividido em partes, de forma estratégica, e os créditos poderão ser usados para o aproveitamento de disciplinas no ensino superior.

O ensino por módulos propõe um processo autônomo de aprendizagem, com mínima intervenção do professor e que é realizado em grande parte fora da sala de aula. Aumentando a autonomia dos alunos e mostrando que eles são capazes.

O aproveitamento de disciplinas será semelhante ao das universidades, caso necessite trocar de escola, o aluno pode eliminar o que já estudou e continuar a cursar os conteúdos faltantes.

Atuação dos profissionais com notório saber

De acordo com o Ministério da educação, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Art. 61, IV) permite a atuação dos profissionais com notório saber exclusivamente para atender a formação técnica e profissional e estes profissionais deverão ser reconhecidos pelos respectivos sistemas de ensino, para ministrar conteúdos de áreas afins à sua formação ou experiência profissional, atestados por titulação específica ou prática de ensino em unidades educacionais da rede pública ou privada ou das corporações privadas em que tenham atuado.

Por exemplo: Um engenheiro poderá dar aula no curso de Edificações

Formação Técnica

A formação técnica profissional será uma grande oportunidade para todos os estudantes brasileiros. Com essa mudança no ensino médio os jovens poderão optar por uma formação profissional e técnica no âmbito da jornada regular do ensino médio.

Assim que o estudante terminar seus estudos, ao dos três anos, o sistema de ensino deve dar ao aluno um certificado dos cursos técnicos ou os cursos profissionalizantes de sua escolha.

O post Novo ensino médio: Quando entrará em vigor? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
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