No início do ano o governo federal trouxe mudanças importantes para o documento de identidade, popularmente conhecido como RG.
Apesar de ser uma mudança que já entrou em vigor, diversos Estados do país estão em processo de transição e adequação para a emissão da nova versão do RG que agora se chama Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Porém, cinco Estados já estão emitindo o novo RG, onde a previsão é de que ao menos nove Estados possam emitir o novo documento ainda neste ano.
Estados começam a emitir o novo RG
O primeiro Estado do país a começar a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional foi o Rio Grande do Sul, que iniciou a impressão do novo documento no dia 26 de julho.
Já nesta última quinta-feira (4), outros quatro Estados começaram a emitir o novo documento de identidade, sendo eles:
- Acre;
- Goiás;
- Minas Gerais;
- Paraná.
Vale lembrar que ao menos outros três Estados estão previstos para a emitir o novo RG ainda este ano, sendo eles, o Distrito Federal, Pernambuco e Santa Catarina.
O que muda no novo RG?
A numeração atual do seu documento de identidade chegará ao fim, isso porque, a nova numeração do documento será composta pelos 11 dígitos do CPF.
O novo documento será único e servirá para todas as unidades da Federação. Além de usar o CPF como número de registro, o documento também trará um QR Code para validação online e offline, assim como o código MRZ, o mesmo utilizado em passaportes.
Para tirar o seu documento será importante que você compareça a uma unidade de identificação como Expresso Cidadão e Poupatempo, para identificar se o documento já está sendo emitido, lembre-se que para a emissão do novo RG basta ter em mãos a Certidão de Nascimento ou Casamento.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui