O Brasil está adotando um novo padrão para o documento de identidade, popularmente conhecido como RG.
O novo Documento de Identidade Nacional, apelidado de RG Digital devido à versão totalmente digitalizada do documento, já está em vigor em todo país.
No entanto, os órgãos de identificação dos Estados possuem até março de 2023 para se adequarem às mudanças de emissão do novo documento.
Estados que vão emitir o novo RG este ano.
Como os Estados ainda estão em processo de adequação para a emissão do novo modelo do documento de identidade, apenas alguns Estados vão conseguir emitir o novo documento este ano.
Dessa maneira teremos os seguintes Estados vão emitir o novo RG ainda em 2022:
- Acre;
- Distrito Federal;
- Goiás
- Minas Gerais
- Paraná;
- Pernambuco;
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina.
Vale lembrar que apesar desses oito Estados saírem na frente, ainda é necessário confirmar se o Estado já está emitindo o novo documento.
Isso porque, no Estado de Minas Gerais, por exemplo, os mineiros poderão ter acesso ao novo RG digital a partir de agosto.
Já os demais Estados devem se adequar às mudanças e oferecer o novo modelo da carteira de identidade apenas em 2023.
Como emitir o novo documento?
Para saber se o seu Estado, dentre os oito citados já estão emitindo o novo RG, será necessário se dirigir a uma unidade de cadastramento como Poupa Tempo e Expresso Cidadão.
Ao se dirigir a uma das unidades, você deverá questionar se o novo RG digital já está sendo emitido pelo seu Estado.
Caso já seja possível emitir o novo RG basta apresentar a certidão de nascimento ou casamento para ser possível gerar o novo documento de identidade.
Por fim, vale lembrar que o atual modelo de RG terá validade por 10 anos, sendo assim, o novo padrão do documento de identidade começará a ser exigido apenas em 2032.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui