Imagem: freepik / divulgação novo rg - gov.br / editado por Jornal Contábil

A CIN (Carteira de Identidade Nacional), novo documento de identidade, também chamado de novo RG, teve seu lançamento no ano passado. De lá para cá aconteceram alguns processos de atualização do documento. Sem contar que nem todos os estados começaram a emitir a nova Carteira de Identidade em 2022.

A partir do mês que vem, o novo RG passará a ser obrigatório em todo o país. No entanto, muitos brasileiros ainda estão confusos com as mudanças que vão acontecer. Eles ainda não conseguiram entender quando deverão trocar o modelo de RG atual pelo novo e quando essa troca será obrigatória.

Leia Também: Veja como Reclamar afeta a sua Saúde Mental

Entenda melhor o novo RG

A CIN (Carteira de Identidade Nacional) é o novo documento de identificação do cidadão. A CIN foi lançada em 2022 e começará a ser emitida por todos os estados a partir deste ano.

Neste caso, o novo modelo vai substituir o documento atual de identificação. O novo RG terá a numeração do CPF (que passará a ser o único número de identificação dos brasileiros), ou seja, a numeração do RG deixará de existir, sendo o CPF o único número de identificação.

Atualmente, quando você tira a primeira via em um estado e em seguida solicita uma segunda via em outro estado, fica com dois números diferentes de RG.

Até o momento, é possível o cidadão ter até 27 números de RG diferentes, o que é um grande retrocesso para a segurança da informação de todas as pessoas.

Mas essa prática vai acabar, já que o Cadastro de Pessoa Física (CPF) será o único número de identificação do brasileiro em todo o território nacional.

  • Sendo assim, o novo RG virá com uma única numeração (que será a do seu CPF);
  • Também virá com um QR Code para validação online e offline;
  • Versão em física e versão digital acessada pela plataforma gov.br;
  • Inclusão do código MRZ utilizado em passaportes.

Quando será preciso trocar o documento atual pelo novo RG?

A partir de 2023, todo brasileiro com a idade de até 60 anos deverá realizar a troca do documento, porém, essa troca não será obrigatória a partir de março deste ano, isso porque, o atual RG tem validade até o ano de 2032. Para pessoas acima dos 60 anos, o atual RG terá validade por tempo indeterminado.

Não há necessidade de correr para trocar o documento, pois, com o prazo estipulado todo cidadão conseguirá emitir o novo documento com calma.

Leia Também: Consumidores podem se arrepender de compras feitas na internet

Mudança obrigatória em março

Pelo menos cinco estados, Rio Grande do Sul, Acre, Goiás, Paraná e Minas Gerais, já adotaram o novo modelo. A meta do Ministério da Justiça é emitir 1,4 milhão de novos documentos, o que vai melhorar o fluxo de segurança pública e de viagens internacionais para o Mercosul.

A partir de 6 de março deste ano, os outros estados que ainda não se adaptaram às mudanças, deverão realizar a atualização dos seus sistemas para começar a emitir o novo RG.

Mesmo tendo validade até 2032, o cidadão que desejar já poderá após 6 de março pedir o novo RG.

O post Novo RG passará por mudanças a partir de março apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui