Fonte: Google

Ao início deste mês o saque-aniversário do FGTS foi liberado para mais um grupo, sendo agora possível para aqueles que nasceram em novembro e optaram pela modalidade. 

Quem ainda não conhece, o saque aniversário, nada mais é que uma maneira de acessar o dinheiro depositado no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A modalidade permite o resgate parcial do valor presente na conta, a partir do mês de aniversário do cidadão, como o nome já sugere. 

Ademais, o adepto da modalidade possui até 3 meses para realizar o saque, a contar do mês de aniversário. Ou seja, quem nasceu em novembro, terá até o último dia útil de janeiro do próximo ano para retirar o dinheiro. 

Mas afinal de contas, se já posso sacar no começo do mês, por que esperar até o dia 10? Esta é uma questão pertinente, pois, o dinheiro pode ser de uma necessidade mais imediata para o trabalhador. 

No entanto, é preciso estar ciente que segundo a legislação, em todos os meses, as contas vinculadas ao fundo passam por uma correção monetária, para ser mais exato todo dia 10. Em razão disso, aguardar até a referida data de cada mês, pode garantir um aumento no valor disponível para o saque. 

Valor que pode ser retirado no saque-aniversário

Como já dito anteriormente no artigo, o saque-aniversário, permite apenas a retirada de uma parte do valor presente na vinculada ao FGTS. Em outras palavras, não é possível sacar o saldo total do fundo. 

Neste sentido, é liberado apenas uma porcentagem que varia conforme o saldo do FGTS. Além da implicação de uma taxa adicional, a partir de determinado valor. Confira:  

Como aderir ao saque-aniversário?

O saque-aniversário é opcional, logo é preciso aderir à modalidade. Isto pode ser realizado através dos seguintes canais: 

  • Aplicativo do FGTS (disponível para Android e IOS);
  • Internet Banking da Caixa (modalidade exclusiva para correntistas do banco);
  • Site da Caixa
  • Agências do banco. 

Vale ressaltar que ao aderir ao saque-aniversário, o cidadão perde direito ao saque-rescisão, pago na demissão sem justa causa. Só será possível retornar para a modalidade mais tradicional depois de 24 meses completos a contar da adesão. 

O post Novo saque do FGTS. Aguardar até o dia 10 para sacar vale mais a pena apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui