Dia do Empresário é celebrado nesta quinta-feira, 12 de janeiro
Lidar com um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, inúmeras alterações legislativas, assessorar as micros e pequenas empresas brasileiras, além de cuidar da gestão do seu próprio negócio são só alguns dos desafios do empresário contábil, que celebra o seu dia hoje, 12 de janeiro.
Com a pandemia de Covid-19, sua atuação tornou-se ainda mais fundamental, com o seu auxílio à sobrevivência e manutenção de muitos empreendimentos no Brasil, cenário que tem permitido a reinvenção da atividade.
Mas os desafios não param. A constante evolução da inteligência fiscal, as novas tecnologias, as novas demandas das organizações, como as práticas ESG, e a mudança de comportamento do consumidor têm exigido um papel mais consultivo e estratégico do empresário contábil, o que tem trazido mais valorização e reconhecimento da sociedade à profissão.
Atualização do mercado
A atividade contábil é uma das mais impactadas pelas constantes mudanças tributárias, tecnológicas, trabalhistas e sociais. Por isso, é fundamental que o empresário do setor seja multidisciplinar e esteja sempre atualizado com as novidades do mercado. Para Eric Pomin, CEO do Grupo Solutta, esse aspecto possui uma relevância gigantesca quando se fala em resultados e inovação. “Romper com aspectos conservadores da profissão já pode ser considerado um avanço, uma vez que por si só saímos dessa suposta zona de conforto que o mercado normalmente enxerga”.
Por muitos anos, a imagem do empresário contábil esteve atrelada à burocracia, contudo, hoje, isso tem mudado graças ao papel consultivo que tem assumido, viabilizado em grande parte pela tecnologia. Para Pomin, a inovação ocupa lugar de destaque hoje no segmento. “Manter as obrigações da contábeis é preciso, mas nós precisamos trazer as inovações, os melhores recursos possíveis e a tecnologia para o nosso lado também. É impossível fazer negócio hoje sem considerar as nuances tecnológicas presentes no dia a dia. E como fazer essa lição de casa? Lendo, buscando informações de diversas fontes, conversando com outros empresários, vendo as práticas que estão dando certo. Isso tudo nos deixa com uma bagagem verdadeiramente imersiva em criar soluções e condições melhores a todos que participam desse segmento”.
Valor diferenciado e estratégico
Hoje, já não basta manter a Contabilidade em dia, é fundamental adotar tecnologias e novos processos para o escritório de contabilidade estar mais próximo do cliente, interagindo de maneira estratégica e buscando sempre agregar valor ao negócio. Para o empresário contábil Fabiano Azevedo, parceiro da Omie, o principal desafio é estar totalmente conectado com a maior competitividade e exigência do mercado. “No momento em que o empresário tem – como é o caso da maioria – uma contabilidade digital com serviços consultivos, ele precisará gerar um esforço maior para que o mercado reconheça que o que ele oferece tem um valor diferenciado e estratégico. Para isso, é importante que a organização tenha alta produtividade para que seu operacional se envolva em estratégias e soluções para o cliente, fazendo análises de regimes de tributação, de precificação, consultorias, etc., que vão destravar os negócios desse público, gerando entregas mais rentáveis e de alto valor”.
Segundo Fabiano, para aumentar a produtividade do escritório, é preciso inserir tecnologia e saber lidar com a equipe para que exista uma mudança de mindset. “É importante que todo o time entenda que essas ferramentas são fundamentais para aumentar as entregas e a área operacional saia do trabalho manufaturado”, diz o empresário, ao destacar que uma mentalidade estratégica e pensante, mais presente no negócio do cliente, é importante para a geração de valor e a entrega além do prometido e, portanto, o encantamento do cliente.
Empresário dos empresários
Parceiro do empresário contábil há mais de 30 anos, o diretor fundador da SCI Sistemas Contábeis, Elinton Marçal, destaca o desafio duplo do empresário contábil. “É o empresário dos empresários. Além de cuidar da saúde financeira e da estratégia de negócios de seus clientes, ele ainda precisa cuidar da gestão do seu próprio negócio, com todos os desafios inerentes ao ambiente de negócios”, diz.
Ao afirmar que o sucesso das empresas de contabilidade é a motivação da atuação da empresa, Elinton, ressalta que é muito gratificante desenvolver tecnologias para auxiliar o crescimento e a prosperidade dos empresários do segmento. “Somos parceiros há mais de três décadas e buscamos sempre fortalecer o sucesso desses profissionais e de seus negócios por meio de alta tecnologia no desenvolvimento de sistemas contábeis, que facilitam a tomada de decisão, os processos e a gestão das organizações”.
Pandemia
Para Daniel Coêlho, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – Fenacon, a pandemia acabou por ressignificar o papel do empresário de contabilidade. “Estamos em uma retomada da economia, depois de dois anos de pandemia e recentemente a mudança do Governo que tivemos, poderão vir várias mudanças de legislação, seja nas áreas tributária ou trabalhista, e isso precisará que o empresário fique atento às atualizações para que possa exercer seu papel que é ajudar ao seu cliente no dia a dia do seu negócio”, diz ele, ao enfatizar o papel importante do empresário do setor na tomada de decisão de todos os negócios existentes no país.
“Neste dia 12 de Janeiro, comemoramos o Dia do Empresário Contábil, o qual a Fenacon, que representa todos os empresários da contabilidade deste pais, chegando a quase 80 mil CNPjs existentes, parabenizamos e desejamos muita sorte e destacamos que estamos aqui apoiando e representando todos os seus interesses”.
12 de janeiro
Em âmbito nacional, a data foi criada em 2011 a partir de um projeto do deputado federal Arnaldo Faria de Sá.
O Projeto de Lei 12.387 objetivou reconhecer e homenagear a importância desse agente social, que se dedica a prestar serviços contábeis com ética, respeito e transparência, auxiliando empresas públicas e privadas e do terceiro setor no seu desenvolvimento, o equilíbrio fiscal e a geração de riquezas.
O post <strong>Novos desafios pedem reposicionamento consultivo do empresário contábil</strong> apareceu primeiro em ContNews.
Fonte: Portal Contnews
Escritório de contabilidade em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui