Vinte e dois empreendedores de Antonina participaram de ações voltadas à preparação dos negócios para o atendimento ao público e para o desenvolvimento de produtos turísticos com foco em atrativos naturais e culturais. As atividades foram desenvolvidas entre os meses de setembro e dezembro de 2022 e fazem parte da estratégia do Destino Turístico Inteligente (DTI), programa piloto realizado em 15 cidades paranaenses que levou à formatação e ao mapeamento de 77 opções para turistas em todo o estado presentes no Catálogo de Experiências Turísticas do Paraná.

A metodologia aplicada pelo Sebrae/PR contou com a realização de workshops, encontros, visitas técnicas, oficinas e mentorias de temas variados. Entre eles, estão: empreendedorismo, comunicação, marketing, gestão, história e turismo regional, estudo de mercado e formatação dos produtos turísticos.

Em Antonina, o trabalho desenvolvido levou à testagem de quatro novos produtos, sendo que dois foram validados e incluídos no catálogo. A experiência gastronômica “Antonina afetiva” atende entre quatro e 15 pessoas e contempla o preparo de drink temático orientado pela chef, seguido de jantar especial com pratos de origem caiçara e finaliza com pernoite que inclui café da manhã.

Novos produtos turísticos de Antonina focam na experiência dos visitantes
A Pousada das Laranjeiras, onde é realizado o Antonina afetiva, surgiu como um espaço para a reunião entre amigos e familiares. Foto: divulgação.

Com foco na cultura e história local, o “Barro das Conchas” é outra opção que promove o encontro entre a natureza e a arte. Com capacidade de atender entre quatro e dez pessoas, os participantes são convidados a moldar o barro com as mãos. O processo resgata o saber-fazer, do imaginário dos povos construtores de sambaquis, em um passeio exclusivo de Catamarã pelo Litoral, a interação com o passado no percurso até a minioficina de cerâmica com o artista Marcel Fernandes.

“Por meio do conhecimento e da aplicação de conceitos, incentivamos os empreendedores a ter maior capacidade de atendimento, principalmente durante momentos de alta demanda. Durante o nosso trabalho, conseguimos trabalhar com foco nos pilares de governança, tecnologia e desenvolvimento sustentável”, ressalta o consultor do Sebrae/PR, Bruno Gonçalves Valentim de Souza.

Os novos produtos turísticos e o desenvolvimento dos empreendedores são opções para o período de festas, como o tradicional Carnaval na cidade. Após três anos sem o evento por conta da pandemia da Covid-19, a expectativa é de um público ainda maior. Em 2020, dados oficiais da Polícia Militar indicam que o público total nos cinco dias de Carnaval foi, entre moradores e turistas, de 87 mil pessoas.

“Com as parcerias que estamos promovendo, acredito que os nossos empreendedores estão ainda mais aptos para receber aos visitantes e isso gera uma movimentação em diferentes setores na cidade, principalmente impulsionando o desenvolvimento do turismo. Sem dúvida, ele é e continuará sendo um vetor importantíssimo para o aumento da qualidade de vida da nossa comunidade”, explica o prefeito de Antonina, José Paulo Vieira Azim.

De acordo com o Inventário Turístico Expandido, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, Antonina possui 34 atrativos culturais e naturais. Entre eles, estão locais como o centro histórico e a estação ferroviária; produtos típicos como o barreado e a bala de banana; e até mesmo o Carnaval.

Na região, a ação reuniu parceiros como o Sebrae/PR, Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico de Antonina, Secretaria de Turismo de Morretes, Agência do Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur Litoral), Instituto A Mudança que Queremos (Iamuque) e o Conselho Municipal de Turismo de Antonina (Comtur Antonina) e Morretes (Comtur Morretes).

Capacitação e alta procura

Um dos produtos turísticos criado durante o programa piloto foi a “Antonina afetiva”, resultado da parceria entre a Pousada das Laranjeiras e a chef Karla Manfredini.

“O Sebrae é um grande apoio e os cursos são bem produtivos, com novas experiências e dicas como, por exemplo, preparar brindes personalizados para os nossos visitantes. Quanto melhor a gente recebe, mais o turista volta e indica para outras pessoas. Nós, como empreendedores, precisamos buscar esses conhecimentos. E, além disso, a gente se aproxima de pessoas do mesmo ramo e amplia o networking”, comenta Elisabete de Fátima Carraro, da Pousada das Laranjeiras, localizada em Antonina.

Ela conta que o espaço surgiu para ser um ponto de encontro entre amigos, famílias, casais e apaixonados por turismo. Com capacidade para atender até 48 pessoas, a pousada possui quatro funcionários fixos e conta com outros dois ou três temporários durante os períodos de festa.

Novos produtos turísticos de Antonina focam na experiência dos visitantes
Chef Karla Manfredini ao lado de produtos típicos da região. Foto: divulgação.

“O Carnaval é o melhor momento de Antonina. Assim como em outros espaços, a nossa pousada costuma lotar. É uma corrente, todos ganham. Desde padaria, açougue, pousadas e bares. A cidade tem uma grande movimentação de pessoas e todos os setores são impactados por esse fluxo intenso”, completa a empreendedora.

Além de ser a chef responsável pelo produto turístico, Karla Manfredini também é proprietária da Casa do Mangue, em Antonina, e relembra que buscou o turismo de experiência há oito anos. Desde 2022, o Sebrae/PR esteve ao lado na sua busca por conhecimento, o que permitiu a criação de ideias diferentes e de vislumbrar um novo horizonte de oportunidades.

“O período antes do Carnaval por aqui é intenso, é preciso de grande preparação e organização para atender a todos da melhor forma, inclusive, este ano, esperamos algo muito especial e vamos ver como será a recepção do nosso novo produto turístico. A pandemia nos ensinou a importância de vivermos os momentos, todos são únicos, e nós esperamos que a retomada da nossa tradicional festa seja algo lindo e marcante”, celebra Karla.

Com 40 anos de experiência na área, Karla explica ainda que o cardápio possui mais de 30 receitas, entre salgados e doces. Além disso, a chef também está no processo de criação de receitas que utilizem a Bala de Banana de Antonina, produto que se tornou Indicação Geográfica em 2020.

“Na nossa casa, hospedamos e cozinhamos com os nossos hóspedes. Pode ser um jantar onde elaboramos o cardápio e realizamos em conjunto, para quem quer aprender. Pode ser também uma refeição contemplativa, onde eles veem o preparo e vamos interagindo durante o processo. O foco principal é a gastronomia, a hospedagem é uma consequência. Aqui, nós cozinhamos, contamos histórias, trocamos experiências e memórias, além da hospedagem”, finaliza a chef.

Fonte: SEBRAE
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