Vinte e dois empreendedores de Antonina participaram de ações voltadas à preparação dos negócios para o atendimento ao público e para o desenvolvimento de produtos turísticos com foco em atrativos naturais e culturais. As atividades foram desenvolvidas entre os meses de setembro e dezembro de 2022 e fazem parte da estratégia do Destino Turístico Inteligente (DTI), programa piloto realizado em 15 cidades paranaenses que levou à formatação e ao mapeamento de 77 opções para turistas em todo o estado presentes no Catálogo de Experiências Turísticas do Paraná.

A metodologia aplicada pelo Sebrae/PR contou com a realização de workshops, encontros, visitas técnicas, oficinas e mentorias de temas variados. Entre eles, estão: empreendedorismo, comunicação, marketing, gestão, história e turismo regional, estudo de mercado e formatação dos produtos turísticos.

Em Antonina, o trabalho desenvolvido levou à testagem de quatro novos produtos, sendo que dois foram validados e incluídos no catálogo. A experiência gastronômica “Antonina afetiva” atende entre quatro e 15 pessoas e contempla o preparo de drink temático orientado pela chef, seguido de jantar especial com pratos de origem caiçara e finaliza com pernoite que inclui café da manhã.

A Pousada das Laranjeiras, onde é realizado o Antonina afetiva, surgiu como um espaço para a reunião entre amigos e familiares. Foto: divulgação.

Com foco na cultura e história local, o “Barro das Conchas” é outra opção que promove o encontro entre a natureza e a arte. Com capacidade de atender entre quatro e dez pessoas, os participantes são convidados a moldar o barro com as mãos. O processo resgata o saber-fazer, do imaginário dos povos construtores de sambaquis, em um passeio exclusivo de Catamarã pelo Litoral, a interação com o passado no percurso até a minioficina de cerâmica com o artista Marcel Fernandes.

“Por meio do conhecimento e da aplicação de conceitos, incentivamos os empreendedores a ter maior capacidade de atendimento, principalmente durante momentos de alta demanda. Durante o nosso trabalho, conseguimos trabalhar com foco nos pilares de governança, tecnologia e desenvolvimento sustentável”, ressalta o consultor do Sebrae/PR, Bruno Gonçalves Valentim de Souza.

Os novos produtos turísticos e o desenvolvimento dos empreendedores são opções para o período de festas, como o tradicional Carnaval na cidade. Após três anos sem o evento por conta da pandemia da Covid-19, a expectativa é de um público ainda maior. Em 2020, dados oficiais da Polícia Militar indicam que o público total nos cinco dias de Carnaval foi, entre moradores e turistas, de 87 mil pessoas.

“Com as parcerias que estamos promovendo, acredito que os nossos empreendedores estão ainda mais aptos para receber aos visitantes e isso gera uma movimentação em diferentes setores na cidade, principalmente impulsionando o desenvolvimento do turismo. Sem dúvida, ele é e continuará sendo um vetor importantíssimo para o aumento da qualidade de vida da nossa comunidade”, explica o prefeito de Antonina, José Paulo Vieira Azim.

De acordo com o Inventário Turístico Expandido, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, Antonina possui 34 atrativos culturais e naturais. Entre eles, estão locais como o centro histórico e a estação ferroviária; produtos típicos como o barreado e a bala de banana; e até mesmo o Carnaval.

Na região, a ação reuniu parceiros como o Sebrae/PR, Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico de Antonina, Secretaria de Turismo de Morretes, Agência do Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur Litoral), Instituto A Mudança que Queremos (Iamuque) e o Conselho Municipal de Turismo de Antonina (Comtur Antonina) e Morretes (Comtur Morretes).

Capacitação e alta procura

Um dos produtos turísticos criado durante o programa piloto foi a “Antonina afetiva”, resultado da parceria entre a Pousada das Laranjeiras e a chef Karla Manfredini.

“O Sebrae é um grande apoio e os cursos são bem produtivos, com novas experiências e dicas como, por exemplo, preparar brindes personalizados para os nossos visitantes. Quanto melhor a gente recebe, mais o turista volta e indica para outras pessoas. Nós, como empreendedores, precisamos buscar esses conhecimentos. E, além disso, a gente se aproxima de pessoas do mesmo ramo e amplia o networking”, comenta Elisabete de Fátima Carraro, da Pousada das Laranjeiras, localizada em Antonina.

Ela conta que o espaço surgiu para ser um ponto de encontro entre amigos, famílias, casais e apaixonados por turismo. Com capacidade para atender até 48 pessoas, a pousada possui quatro funcionários fixos e conta com outros dois ou três temporários durante os períodos de festa.

Chef Karla Manfredini ao lado de produtos típicos da região. Foto: divulgação.

“O Carnaval é o melhor momento de Antonina. Assim como em outros espaços, a nossa pousada costuma lotar. É uma corrente, todos ganham. Desde padaria, açougue, pousadas e bares. A cidade tem uma grande movimentação de pessoas e todos os setores são impactados por esse fluxo intenso”, completa a empreendedora.

Além de ser a chef responsável pelo produto turístico, Karla Manfredini também é proprietária da Casa do Mangue, em Antonina, e relembra que buscou o turismo de experiência há oito anos. Desde 2022, o Sebrae/PR esteve ao lado na sua busca por conhecimento, o que permitiu a criação de ideias diferentes e de vislumbrar um novo horizonte de oportunidades.

“O período antes do Carnaval por aqui é intenso, é preciso de grande preparação e organização para atender a todos da melhor forma, inclusive, este ano, esperamos algo muito especial e vamos ver como será a recepção do nosso novo produto turístico. A pandemia nos ensinou a importância de vivermos os momentos, todos são únicos, e nós esperamos que a retomada da nossa tradicional festa seja algo lindo e marcante”, celebra Karla.

Com 40 anos de experiência na área, Karla explica ainda que o cardápio possui mais de 30 receitas, entre salgados e doces. Além disso, a chef também está no processo de criação de receitas que utilizem a Bala de Banana de Antonina, produto que se tornou Indicação Geográfica em 2020.

“Na nossa casa, hospedamos e cozinhamos com os nossos hóspedes. Pode ser um jantar onde elaboramos o cardápio e realizamos em conjunto, para quem quer aprender. Pode ser também uma refeição contemplativa, onde eles veem o preparo e vamos interagindo durante o processo. O foco principal é a gastronomia, a hospedagem é uma consequência. Aqui, nós cozinhamos, contamos histórias, trocamos experiências e memórias, além da hospedagem”, finaliza a chef.

Fonte: SEBRAE
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