Por Poliana Nunes, com informações da Fundação IFRS
Comunicação CFC

A Fundação IFRS divulgou dois novos vídeos para explicar os objetivos do modelo de Contabilidade de Mitigação de Riscos proposto pelo International Accounting Standards Board (Iasb) e destacar os potenciais benefícios para empresas e investidores. Cada material tem até dois minutos de duração e conta com a participação do presidente do Iasb, Andreas Barckow, e da vice-presidente da organização, Linda Mezon-Hutter.

Os conteúdos integram o material de divulgação do modelo contábil, que visa ampliar a transparência sobre os efeitos da gestão do risco de taxa de juros no desempenho financeiro e os fluxos de caixa futuros em um ambiente econômico dinâmico.

No primeiro vídeo, Andreas Barckow explica por que o modelo proposto de Contabilidade de Mitigação de Riscos é relevante para empresas que gerenciam o risco de taxa de juros em uma base líquida. Ele também convida para colaborar com a carta comentário sobre a minuta de exposição publicada sobre o tema.

Já o segundo vídeo explica como o modelo proposto de contabilidade de mitigação de riscos poderia fortalecer o alinhamento entre contabilidade e gestão de riscos para melhorar a utilidade das informações para os investidores.

A consulta do Iasb sobre o modelo de Contabilidade de Mitigação de Riscos está aberta para comentários até 31 de julho de 2026 e inclui o trabalho de campo.

Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui