Se a primeira onda de cloud computing trouxe ao mercado a migração de data centers on premise para nuvem, o CTO da SOU.cloud e especialista na área, Rodrigo Castro, explica que o momento agora é de modernização.
“Estamos vivendo uma segunda onda de cloud computing no País. O foco não é mais na migração, muito embora tenhamos uma parcela significativa do mercado ainda dependente de data centers tradicionais – mais de 70% conforme o estudo Enterprise Cloud Index (ECI). Mas, na área de tecnologia, temos que sempre olhar em frente. Esses negócios terão de correr atrás do tempo perdido. O mercado agora está voltado para questões mais complexas, como inovação, em especial baseada em inteligência artificial, e segurança nos ambientes em nuvem”, analisa Castro.
Este último tema levanta preocupação no Brasil. Ainda segundo o ECI, a cibersegurança é o fator de decisão predominante no mundo, aparecendo como prioridade para 13% dos entrevistados. Apenas 8% dos participantes brasileiros mencionaram o tema.
“Isso mostra a falta de maturidade de muitas empresas nacionais, infelizmente. Diante do aumento de ataques cibernéticos, é preciso agir preventivamente. A nuvem é uma infraestrutura segura, mas ainda assim precisa ser trabalhada para reforçar ainda mais essas barreiras e proteger as organizações. Parece óbvio dizer isso, mas o comportamento de mercado mostra que ainda é preciso frisar a segurança como área primordial da gestão em TI e da governança dos negócios”.
Por outro lado, a sustentabilidade aparece em alta como uma das principais preocupações dos gestores no Brasil. De acordo com dados do ECI, 92% dos entrevistados apontam que o tema é mais importante hoje do que há um ano. O propulsor dessa estatística é a agenda ESG em 63% dos casos levantados pelo estudo.
“Mais do que um discurso bonito, este deve ser um norteador para as ações das empresas. Não se pode ignorar os impactos ambientais, sociais e de governança dos negócios. Mais ainda, o próprio mercado – sejam outras empresas, sejam os consumidores finais – cobra um alinhamento entre discurso e prática, que esteja adequado à agenda ESG. Este é um caminho sem volta”, afirma Junges.
por Comunica Mais Assessoria
O post NUVEM: a segunda onda de cloud computing no País apareceu primeiro em ContNews.