Você sabe o que é contrato Social? E o MEI precisa de um? Essas são perguntas importantíssimas, principalmente se você é ou quer se tronar um MEI.
E muitos empreendedores, mesmo os mais antigos tem duvidas com relação ao contrato social, para que ele serve e se é ou não necessário.
Mas agora você está no lugar certo! Vamos responder essas e outras perguntas sobre Contrato Social e sua relação com o MEI.
O que é Contrato Social?
Antes de mais nada devemos esclarecer o que é o Contrato Social, que nada mais é que uma certidão de nascimento. isso mesmo! Da mesma forma que nós sua empresa também precisa de uma certidão de nascimento.
Isso por que é no Contrato Social que contém todos os dados do seu negócio, como: quem são os sócios, qual o endereço da sede, quais os deveres de cada sócio com o empreendimento e qual o ramo de atuação, entre várias outras coisas!
Importante não é mesmo!?
Quais são os tipos de contrato social?
os principais tipos de contrato social são de empresas como:
- Sociedade de Responsabilidade Limitada (LTDA): voltado para empresas com uma determinada quantidade de sócios, onde cada um tem sua atribuição.
- Empresário Individual (EI): Também chamado de Requerimento de Empresário, e nada mais é do que um formulário estabelecido pelo Governo Federal, para ser utilizado como um substituto do Contrato Social nas empresas que forem abertas na modalidade de Empresário Individual.
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli): Serve aos mesmos propósitos dos já citados Contrato Social e Requerimento de Empresário.
- Microempreendedor Individual (MEI): Não possui. Como assim?
O MEI não possui Contrato Social?
O microempreendedor individual (MEI) não possui contrato social. Por isso o documento com as informações da empresa MEI é o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI).
O CCMEI é o documento que substitui o contrato social, ele comprova que seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) é válido e que está registrado na Junta Comercial.
Como emitir o CCMEI?
A emissão do CCMEI é simples e feita de forma online e gratuita, no site do Portal do Empreendedor, logo após o término da formalização do MEI.
Ao finalizar a abertura do seu MEI, o sistema vai disponibilizar o número do CNPJ, a inscrição na Junta Comercial do Estado e o Alvará Provisório de funcionamento com validade de 180 dias.
E todas essas informações estarão reunidas no CCMEI.
Após a emissão do Certificado da Condição de Microempreendedor Individual é recomendado fazer o download do arquivo, em pdf, e imprimi-lo.
Mas caso você não se atentou a isso e não realizou a impressão, você poderá imprimir a 2ª via do CCMEI a qualquer momento:
- Primeiramente é necessário acessar o Portal do Empreendedor;
- Clique em “Serviços”;
- Na sequência, clique em “Comprovante do MEI” que fica na opção “Emitir seu Comprovante de MEI”;
- Digite o número do seu CPF, a data de Nascimento e os Caracteres de Segurança;
- Agora será possível clicar em “Fazer Download do Certificado e baixar o CCMEI em PDF”;
- Para finalizar, clique em Certificado – CCMEI e faça a impressão.
Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$50 a R$300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui