Imagem por @rafapress / @alliesinteractive / @freepik / freepik / editado por Jornal Contábil

O Auxílio Brasil é o programa social do governo, criado para assumir o lugar do Bolsa Família, destinado às famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza que, na sua formação, tenham gestantes, mães que estão amamentando, crianças, adolescentes e jovens com até 21 anos completos. 

Atualmente o auxílio passou por varias mudanças, como por exemplo o aumento de R$ 200 no valor do benefício, ou seja, o benefício passou a ter o valor de R$ 600.

Outra mudança foi o adiantamento nos pagamentos do benefício, antes eles eram feitos nas duas últimas semanas do mês, já em agosto os pagamentos se iniciaram no dia 09.

Agora, uma novidade que anda gerando muitas dúvidas nos beneficiários é o novo cartão do Auxílio Brasil. Se você quer saber mais sobre o assunto, continue conosco.

Novo cartão do Auxílio Brasil 

A versão modernizada tem chip na função débito, que permite aos usuários realizar compras, acompanhar e movimentar a conta, controlar despesas, além de permitir pagamentos e saques totais ou parciais do benefício.

Ao receber o cartão o usuário recebe o cartão, a senha para uso pode ser cadastrada em unidades lotéricas, agências da Caixa e pelo aplicativo Caixa Tem.

Para desbloquear, o usuário precisar ligar para o atendimento Caixa Auxílio Brasil no telefone 111. O desbloqueio total, é feito também nas casas lotéricas ou agências da Caixa, onde o titular do benefício finalizará o processo e poderá usar o documento.

O cartão já está sendo distribuído?

Sim! Os participantes do programa terão acesso ao novo cartão gradativamente. De acordo com o governo federal, a princípio, estão recebendo o cartão aproximadamente 6,6 milhões de beneficiários na modalidade poupança digital.

Quem ainda não recebeu não precisa se preocupar, pois logo, logo ele chegará até sua casa, pois não há necessidade de solicitá-lo. A entrega do novo cartão do Auxílio Brasil é feita pelos Correios, com base nos endereços que constam cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único).

Uma opção para quem ainda está aguardando o novo cartão é continuar usando o Caixa Tem para fazer suas transações sem precisar sair de casa. Usando o app, o cidadão consegue pagar contas, boletos e fazer transferências bancárias via pix. Lembrando que os beneficiários que possui o cartão do antigo Bolsa Família, pode usá-lo.

Como rastrear o envio do cartão?

Para rastrear o envio do cartão do Auxílio Brasil você poderá buscar informações em uma agência da Caixa ou Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) na sua cidade.

Mas também é possível obter informações sobre a entrega do novo cartão ligando para a central de atendimento da Caixa, pelo telefone 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-1040104 (demais regiões).

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui